SóProvas


ID
671278
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, a quantidade de serviços ativos está diretamente relacionada ao nível de exposição do servidor. Quanto mais serviços, mais portas para serem pesquisadas e abusadas, e maiores as chances de algum serviço conter alguma vulnerabilidade que possa ser explorada em uma invasão do sistema. O comando presente em diversas distribuições Linux e que permite finalizar serviços desnecessários é o

Alternativas
Comentários
  • a) cron. serviso de agendamento do linux
    b) srvstop. este comando se não me engano e do WebSphere.
    c) chmod. é um comando Unix/Linux usado para alterar permissões de arquivos (ou ficheiros) e diretórios (directórios ou pastas).
    d) chkconfig. Maiores detalhes em http://web.mit.edu/rhel-doc/3/rhel-sag-pt_br-3/s1-services-chkconfig.html (CORRETA)
    e) ifconfig.  O comando ifconfig é utilizado para atribuir um endereço a uma interface de rede ou configurar parâmetros de interface de rede.
  • o comando chkconfig é utilizado por padrão (somente) nas distribuições baseadas em redhat. as baseadas em debian utilizam o update-rc.d.

    http://www.cyberciti.biz/faq/howto-runlevel-configuration-tool-to-start-service/
  • O comentario do colega acima esta errado , o comando chkconfig pode ser usado em distribuicoes baseadas no Debian, basta instalar o mesmo.
  • agora surgiu uma duvida: desde quando o chkconfig para um serviço???? ate onde sei é um comando para gerenciamento de inicializaçao automatica dos serviços durante o boot. mas parar um serviço em execuçao acredito que não tenha essa funçao! 

    alguem discorda? caso tenha a unçao de parar  por favor coloque a sintaxe abaixo que gostaria de testar. obrigado e bom estudos
  • Pedro,

    Aparentemente todos os outros serviços devem ser parados pelo comando Service <deamon> stop, e iniciados utilizando Start.

    Mas a modificação do arquivo pelo chkconfig, afeta automaticamente os processos gerenciados pelo xinetd. por isso acredito que a alternativa está correta.
  • Caros, a resposta correta é a D mesmo. Podem utilizar o comando abaixo para destivar serviços no Linux. O comando abaixo desativa o serviço nos níveis 3, 4 e 5:

    				chkconfig --level 345  off

    Bons estudos!
  • -- chkconfig ---> Configurar runlevel (nível de inicialização do sistema) 

    • Algumas funções:

    o Adicionar novos serviços: chkconfig --add

    o Remover serviços: chkconfig --del

    o Listar as informações atuais dos serviços: chkconfig --list

    o Habilitar/Desabilitar um serviço: chkconfig on/off

    o Especificar o runlevel em que o serviço será configurado: chkconfig on --level 24s serviços.

  • Questão flagrantemente errada...
    chkconfig provides a simple command-line tool for maintaining the /etc/rc[0-6].d directory hierarchy by relieving system administrators of the task of directly manipulating the numerous symbolic links in those directories.

    chkconfig has five distinct functions: adding new services for management, removing services from management, listing the current startup information for services, changing the startup information for services, and checking the startup state of a particular service.

    Em nenhum momento o manual do comando chkconfig  fala em parar serviços em execução, para isso se usa o "service nome_do_servico stop" ou então em outras distribuições (como Fedora, CentOS) algo assim "systemctl stop firewalld". 

    Os caras nunca viram um terminal na vida e tentam elaborar questões baseados somente em manual. huahuauauh

    Fonte: http://linux.die.net/man/8/chkconfig