SóProvas


ID
671281
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O termo insegurança computacional está relacionado, entre outras coisas, a ação de programas que podem comprometer a segurança dos recursos e informações contidas em ambientes computacionais. Sobre esses programas, considere:

I. É um código escrito com a intenção explícita de se autoduplicar. Tenta se alastrar de computador para computador, incorporando-se a um programa hospedeiro. Ele pode danificar hardware, software ou informações.

II. Cria cópias de si mesmo de um computador para outro automaticamente, ou seja, sem a ação do usuário. Primeiro ele controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações. Depois que ele contamina o sistema, ele se desloca sozinho, distribuindo cópias de si mesmo pelas redes. Seu grande perigo é a capacidade de se replicar em grande volume. Não precisa de um programa hospedeiro.

III. É um programa de computador que parece ser útil, mas na verdade causa danos. Alastra-se quando a pessoa é seduzida a abrir um programa por pensar que ele vem de uma fonte legítima.

IV. É um termo genérico usado para softwares que realizam certas atividades como anúncios, coleta de informações pessoais ou alteração das configurações do computador, geralmente sem o devido consentimento.

Os itens I, II, III e IV referem-se, correta e respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deveria ser anulada, pois tanto a opção I quanto a opção II são descrições para worms.

    vírus não tem a intenção "explícita de se autoduplicar". Vírus tem a intenção explícita de causar dano.

    Fora isso a questão pode ser feita por eliminação das mais absurdas.
  • I. É um código escrito com a intenção explícita de se autoduplicar. Tenta se alastrar de computador para computador, incorporando-se a um programa hospedeiro. Ele pode danificar hardware, software ou informações.

    Vírus incorpora-se ao programa hospedeiro.

    II. Cria cópias de si mesmo de um computador para outro automaticamente, ou seja, sem a ação do usuário. Primeiro ele controla recursos no computador que permitem o transporte de arquivos ou informações. Depois que ele contamina o sistema, ele se desloca sozinho, distribuindo cópias de si mesmo pelas redes. Seu grande perigo é a capacidade de se replicar em grande volume. Não precisa de um programa hospedeiro.

    Diferentemente do worm que não precisa do programa hospedeiro, sendo assim a questão está corretíssima. São os pequenos detalhes que definem a questão.
  • Bernardo,  a opção I não se refere a worm, pois ele não se incorpora a um programa hospedeiro. 

  • Vamos para algumas definições:

    Vírus - Programa que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. Depende da execução do programa ou arquivo infectado para se tornar ativo.
    Worms - É um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
    Spyware - Categoria de software que tem o objetivo de monitorar atividades de um sistema e enviar informações coletadas para terceiros.
    Cavalo de tróia - É um programa, normalmente recebido como um "presente" (por exemplo, cartão virtual, album de fotos, jogo e etc.) que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem conhecimento do usuário.
  • Worms - Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
    Bots e Botnets -  De modo similar ao worm, o bot é um programa capaz se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em um computador. Adicionalmente ao worm, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o bot seja controlado remotamente.
    Vírus - Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.
    Cavalos de Tróia - Na informática, um cavalo de tróia (trojan horse) é um programa, normalmente recebido como um "presente" (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário. É necessário que o cavalo de tróia seja executado para que ele se instale em um computador. Geralmente um cavalo de tróia vem anexado a um e-mail ou está disponível em algum site na Internet.
    Keyloggers - Keylogger é um programa capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado de um computador.Normalmente, o keylogger vem como parte de um programa spyware (veja a seção 3.1) ou cavalo de tróia (veja a seção 2.3). Desta forma, é necessário que este programa seja executado para que o keylogger se instale em um computador. Geralmente, tais programas vêm anexados a e-mails ou estão disponíveis em sites na Internet. 
    Fonte: Cartilha do Cert.br - http://cartilha.cert.br/malware/
  • A descrição perfeita e única do cavalo de tróia já mata a questão. As outras descrições servem só pra confirmar que se marcou a alternativa correta.
  • A minha dúvida ficou na definição de Spyware, pois não os Adwares que tem o objetivo de exibir propagandas?

  • spyware PROPAGANDA ???


  • Olha, das últimas leituras que fiz TODAS indicam que a última opção é Adware, eu tinha ido na opção certa, mas o que me fez achar que eu estava confundindo a resposta foi terem colocado como Spyware, se fosse uma prova eu recorreria, de certeza.