SóProvas


ID
671512
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) propõe um desenvolvimento curricular em quatro níveis de concretização. O primeiro nível de concretização do currículo corresponde aos próprios PCN’s que se constituem em uma referência nacional; o segundo diz respeito às propostas curriculares dos

Alternativas
Comentários
  • Letra d
    2º nivel Estados e municipios
    3º nivel Escolas e projetos
    4º nível Sala de aula
  • Níveis de Concretização 1°) Referência Nacional para o Ensino Fundamental Estabelecem as metas educacionais para quais as ações Políticas do MEC devem convergir. Assim, devem subsidiar os projetos relacionados à análise e compra de materiais didáticos, livros, à formação inicial e continuada de professores.
      2°) Propostas Curriculares dos Estados e Municípios Os PCNs são usados como subsídio para adaptações ou elaborações de currículos realizados pelas Secretarias de Educação.
    3°) Elaboração da proposta curricular de cada escola, contextualizada pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP). É por meio do PPP que os docentes e a equipe pedagógica organizam objetivos, conteúdos e critérios de avaliação para cada ciclo. Esse processo pressupõe a participação da equipe pedagógica, que contemplará a realidade social e cultural em que a escola está inserida.
    4°) Sala de aula É o momento da realização das atividades planejadas de ensino e aprendizagem em sala de aula, segundo o PPP da escola.
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais constitui o primeiro nível de concretização curricular e são uma referência nacional para o Ensino Fundamental, estabelecem uma meta educacional para qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do desporto. Tais ações como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, análises e compras de livros, e outros materiais didáticos e a avaliação nacional. Têm como função subsidiar a elaboração ou revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e elaboração de projetos educativos, assim como, servir de material de reflexão das práticas dos professores. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, além de conter uma exposição sobre os seus fundamentos, contém os diferentes elementos curriculares. Tais como caracterização das Áreas, Objetivos, Organização dos Conteúdos, Critérios de Avaliação e Orientações didáticas. Efetivando uma proposta articuladora dos propósitos mais gerais de formação de cidadania com sua operacionalização no processo de aprendizagem.
    Apesar de apresentar uma estrutura curricular completa, os Parâmetros Curriculares Nacionais são abertos e flexíveis, uma vez que, por sua natureza, eles não se impõem como uma diretriz obrigatória. O que se pretende é que ocorram adaptações, por meio do diálogo entre esses documentos e as práticas já existentes. Propõem orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido nas escolas brasileiras.
    O segundo nível de concretização diz respeito às propostas curriculares dos Estados e Municípios. Os parâmetros Curriculares Nacionais como recurso para adaptações ou elaborações curriculares realizadas pela Secretarias de Educação, em um processo definido pelos responsáveis em cada local.
    O terceiro nível de concretização refere-se à elaboração da proposta curricular de cada instituição escolar, contextualizada na discussão do seu projeto educativo. Os PCNs e as propostas das secretarias devem ser vistos como materiais que subsidiarão na construção de sua proposta educacional mais geral.
    O quarto nível é a concretização curricular é o momento da realização da programação das atividades de ensino e a aprendizagem na sala de aula. É quando o professor, segundo as metas estabelecidas no nível anterior faz sua programação adequando-a aquele grupo específico de alunos.

    Fonte: http://escoladossonhosclaudia.blogspot.com.br/2009/06/natureza-e-funcao-dos-parametros.html