-
De todos os apagões que os especialistas vaticinam para o Brasil nos próximos anos, nenhum se compara em gravidade ao apagão humano que estamos começando a viver.
Funcionários já aposentados estão sendo chamados de volta às empresas, trabalhadores que deixaram o Brasil para tentar a vida nos Estados Unidos, na Europa ou no Japão estão voltando em massa para fugir da hostilidade crescente de seus atuais hospedeiros em relação aos imigrantes e aproveitar o bom momento econômico do país. Essa situação - que até pode ser vista com óculos favoráveis por significar um aumento de oportunidades locais para gente que antes não encontrava emprego, mascara uma realidade dramática: não estamos sendo capazes de suprir a economia (e a sociedade) de indivíduos minimamente preparados para cumprir as tarefas produtivas que devem ser executadas, ou para desempenhar outros papéis sociais. E o nome desse apagão é simples: falta de investimentos e de sensibilidade política para a Educação de qualidade em todos os níveis.
FONTE: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/8665/apagao-humano
-
A questão versa sobre o entendimento de um termo da atualidade, principalmente nos aspectos econômicos e de gestão de pessoas denominado "apagão humano".
Almeida (2004, p. 16) afirma que
"O mercado de trabalho, a exemplo de outros países, passou por mudanças significativas, muitas delas relacionadas às políticas econômicas e sociais empreendidas pelo governo. O fim do emprego em massa, com a eliminação de postos de trabalho, o encolhimento do mercado formal e a expansão do mercado informal, a precarização do trabalho e o desemprego estrutural são algumas das características marcantes do mercado atual."
O apagão humano refere-se ao desemprego estrutural, isto é, quando o número de desempregados é superior ao número de empregados ou colaboradores que o mercado deseja contratar e esse desequilíbrio não é um fator temporário, principalmente pela baixa qualificação dos profissionais no mercado de trabalho.
A escassez de profissionais qualificados e a dificuldade de preencher vagas que possibilitem às empresas aproveitar o período de crescimento foram designadas pelos pesquisadores e analistas de mercado como apagão humano.
Logo, a resposta correta é a letra A.
Fonte:
- ALMEIDA, Walnice. Captação e seleção de talentos: repensando a teoria e a prática. São Paulo: Atlas, 2004.
- Consulplan - http://www.consulplanmg.com/upload/concursosarq/consulplan_3%20-%20DECISÃO%20DE%20RECURSOS%20-%20TSE%20-%20TIPO%203%20AMAREL7385.pdf
-
Não entendi como esse apagão é considerado humano e não intelectual, ambas as contribuições dos colegas aqui respondem da mesma forma: falta mão de obra qualificada, ou seja, não é questão de falta de pessoas para contratar, mas sim de pessoas qualificadas, o que constitui um problema de formação e, portanto, intelectual e não humano.
-
Apagão intelectual é o termo adequado para a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas.
FONTE: http://blogdowendellleo.blogspot.com.br/2012/02/tse-2012-tecnico-administrativo.html
-
tb n entendi por que motivo seria apagao humano....ao meu ver seria apagao intelectual, pois capital humano temos de sobra, o que falta sao pessoas qualificadas para o atual mercado de trabalho globalizado....enfim va entender...kkk
-
O "apagão intelectual” refere-se à troca de pessoas
qualificadas e experientes por profissionais mais jovens em
função de redução de custos que é evidente quando se avalia a
evolução salarial no Brasil ao longo da última década.
O ―apagão de talentos” ou “apagão humano” refere-se à
baixa ou nenhuma qualificação dos jovens que chegam ao
mercado de trabalho que é uma das características apresentadas
no texto, como uma realidade atual no Brasil.
Já, o "apagão de talentos” ou “apagão humano” refere-se à
baixa ou nenhuma qualificação dos jovens que chegam ao
mercado de trabalho que é uma das características apresentadas
no texto, como uma realidade atual no Brasil. fonte: https://www.grancursos.com.br/novo/upload/GABARITO%20E%20RECURSO%20TECNICO%20ANDREIA%20RIBAS_20120215103901.pdf
-
Você abre o sorriso de ironia quando vê a questão, vai resolver e aí PÁ
se ferrou
-
O ―apagão intelectual” refere-se à troca de pessoas qualificadas e experientes por profissionais mais jovens em função de redução de custos que é evidente quando se avalia a evolução salarial no Brasil ao longo da última década.
________________________________________________________________________________________________________________________
O ―apagão de talentos” ou “apagão humano” refere-se à baixa ou nenhuma qualificação dos jovens que chegam ao mercado de trabalho que é uma das características apresentadas no texto, como uma realidade atual no Brasil. Entretanto, a expressão ―apagão humano”, não é uma expressão usual e apresenta várias conotações, entre elas, na literatura médica como um dos tipos de amnésia: Amnésia global transitória; Amnésia psicogênica; Síndrome de Korsakoff; Apagão humano (amenésia alcoolica), lipotimia (síncopes)
https://www.grancursospresencial.com.br/novo/upload/GABARITO%20E%20RECURSO%20TECNICO%20ANDREIA%20RIBAS_20120215103901.pdf.
-