SóProvas


ID
675523
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Nos SGBD’s existem alguns tipos de integridade, dos quais o mais elementar funciona ao nível da coluna do banco de dados. O valor do campo deve obedecer ao tipo de dados e às restrições de valores admitidos para essa coluna. É o tipo conhecido por integridade de

Alternativas
Comentários
  • Integridade de Domínio

    A integridade de domínio nada mais é do que a integridade do campo como o tipo de dados correto, se permite null ou not null, default´s, check´s constraints, estes mecanismos foram criados para dar integridade aos campos. Os tipos de dados também são caracterizados como integridade de domínio, se o tipo de dado estiver incorreto, ou com mais posições que o necessário, pode haver ali um risco que quebre a integridade. O check aqui é em nível de campo apenas por exemplo: Tenho um campo Meses e quero que entre valores de 1 até 12 somente.

  • conheço estes tipos de Integridade:
     
    -Integridade de Domínio: é a integridade de Tipo de Dados. Se o campo é Number, só deve aceitar valores do tipo Number.
     
    -Integridade de Vazio: Permite a inserção de valores vazios
     
    -Integridade de Chave: Não permite que um campo Chave Primária tenha valores repetidos.
     
    -Integridade Referencial: Não permite que seja exluidas linhas que tenham referência em outra tabela.
  • Segundo Navathe, as restrições de integridade nos bancos de dados geralmente podem ser divididas em três categorias principais:
    (1) Restrições implícitas (Restrições baseadas no modelo): São as restrições inerentes no modelo de dados. (Por exemplo, uma relação não pode ter tuplas duplicadas)
    (2) Restrições semânticas (Restrições baseadas na aplicação): São as regras de negócio.
    (3) Restrições explícitas (Restrições baseadas em esquema): Nessa categoria se incluem a restrições de domínio, restrições de chave, restrições sobre NULLs, restrições de integridade de entidade e restrições de integridade referencial.
    (a) Restrições de domínio: O valor de um campo deve obedecer a definição de valores admitidos para a coluna (o domínio da coluna)
    (b) Restrições de chave: Define que as chaves primárias e alternativas deve ser únicas.
    (c) Restrições sobre NULLs: Especifica se valores NULL são permitidos ou não.
    (d) Restrições de integridade de entidade: Afirma que nenhum valor de chave primária pode ser NULL.
    (e) Restrições de integridade referencial: Afirma que uma tupla em uma relação que referencia outra relação precisa se referir a uma tupla existente nessa relação. Em outras palavras, uma chave estrangeira de uma relação tem que coincidir com uma chave primária da sua tabela "pai" a que a chave estrangeira se refere. Ou seja, não só deve existir o atributo (campo), como também, o valor referenciado
    Navathe ainda cita duas classificações alternativas: Restrições de estado e Restrições de Transição. A primeira definem as restrições ás quais um estado válido do banco de dados precisa satisfazer (Ex. “O salário de um funcionário deve ser positivo”). A segunda, é definida para lidar com mudanças de estado no banco de dados (Exemplo: “O salário de um funcionário só pode aumentar”)
    (Fonte: Sistemas de Banco de Dados, 6ed, Navathe, Cap 3)
    A questão fala sobre a restrição de integridade que verifica os valores permitidos de um campo, ou seja, de Domínio. Gabarito letra D.
  • Integridade de entidade:  A integridade de entidade define uma linha como entidade exclusiva de determinada tabela.

    Integridade de domínio: A integridade de domínio é a validade de entradas para uma coluna específica. É possível aplicar a integridade de domínio para restringir o tipo usando tipos de dados; restringir o formato usando restrições e regras CHECK ou restringir o intervalo de valores possíveis usando as restrições FOREIGN KEY, restrições CHECK, definições DEFAULT, definições NOT NULL e regras.

    Integridade referencial: integridade referencial preserva as relações definidas entre tabelas quando linhas são digitadas ou excluídas.

    Integridade definida pelo usuário: A integridade definida pelo usuário permite definir regras comerciais que não se encaixam em outras categorias de integridade.

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms184276(v=sql.105).aspx