SóProvas


ID
678121
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: As questões de 23 a 30 devem ser respondidas com base em
informações contidas nas obras indicadas para leitura prévia.

“O vestido de Aurélia encheu a carruagem e submergiu o marido; o que lhe aparecia do semblante e do busto ficava inteiramente ofuscado [...]. Ninguém o via...”
ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: DCL, 2005. p. 96. (Grandes Nomes da Literatura)

Considerando-se o personagem referido – Fernando, o marido de Aurélia –, é CORRETO afirmar que a passagem transcrita contém a imagem

Alternativas
Comentários
  • Senhora, uma das obras mais significativas de José de Alencar, conta a história de Aurélia e Fernando, com foco na vida fútil e vazia, baseada no dinheiro, da sociedade carioca do século XIX. Aurélia, após herdar uma grandiosa fortuna, paga o dote de Fernando Seixas, homem que no passado desmancha o noivado com ela por ter conseguido noivado com outra mulher de melhor dote. Para se vingar, Aurélia “compra” o marido e o transforma em mero objeto e “fantoche” da própria vontade. O fragmento do texto mostra que Seixas se reduz a mero coadjuvante da vida de Aurélia. Observe a parte em que o vestido dela, um objeto, se sobressai mais do que ele, a ponto de “submergi-lo”, anulando, então, a sua individualidade.


    Alternativa A.