SóProvas


ID
67873
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa de prestação de serviços NBA Informática S.A. tem seus processos integrados sistemicamente. A folha de salários é integrada à contabilidade mensalmente. No mês de julho de 2009, não foi feita a parametrização no sistema, para contabilização de uma nova verba de horas extras a pagar, de 100% de acréscimo. A folha de pagamentos apresentava remuneração de R$ 20.000,00 nessa verba. Dessa forma, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela ESAF.
  • A questão foi anulada porque haveria uma superavaliação do ativo (haveria mais $ em caixa do que deveria, já que a despesa foi contabilizada para menos). Da mesma forma, o resultado estaria superavaliado, pois não constaria a despesa de 100% de acréscimo nas horas extras. Assim, não há alternativa correta.
  • O correto seria: o passivo está subavaliado, o ativo e o resultado estão superavaliados.
  • No caso em tela, não foi feita a seguinte contabilização:

    D - Conta de resultado (ARE): 20.000
    C - Horas extras a pagar (Passivo Circulante) : 20.000

    Então não creditaram a conta de passivo circulante (que tem natureza de saldo credor). Se fosse feito isto, ela ficaria com 20.000 a mais com este novo lançamento. Desta forma, ela está com um saldo menor do que deveria, ou seja, o passivo ficou subavaliado.

    Ora, deixou-se de debitar uma conta de resultado e desta forma ela ficou com um saldo maior do que deveria. Conclui-se que esta está superavaliada.

    Gabarito preliminar: C, mas os recursos resultaram na sua anulação, pois na assertiva consta incorretamente como resultado subavaliado.

  • questão interessante da ESAF, mas que foi anulada por não ter uma resposta correta. De qualquer forma, é interessante resolvê-la. Vejamos.

                   A questão informa que não foi realizado um lançamento das horas extras referente ao período, devido à parametrização no sistema.

                   Logo, a conta Horas extras a pagar (conta do passivo, credora) está subavaliada.

                   Consequentemente, a conta Despesas com horas extras (conta de resultado, devedora), também está subavaliada.

                   Portanto, o resultado do período está superavaliado, já que horas extras (despesa que reduziria o resultado) não foram contabilizadas.

     

    Gabarito: ANULADA