A exclusão social pode ser
percebida quando o autor fala de mendigos, camelôs e que os de cima sobem e os
de baixo descem. Tudo isso mostra que a cidade é um local de bastante
desigualdade, onde há concentração de renda, de um lado, e pobreza, de outro lado.
A alternativa (A) está correta.
A pequena mobilidade social é
justificada na canção pelas mesmas partes apresentadas no comentário da letra
(A): patrões e trabalhadores quase nunca mudam de posição, a polícia oprime os
camelôs e os ricos tornam-se mais ricos, enquanto os pobres ficam mais pobres.
A alternativa (B) está correta.
O autor da música não exalta o
modo de vida urbano; pelo contrário, ele critica a desigualdade social, a
opressão, a concentração de renda existente no meio urbano. A alternativa (C)
está incorreta.
Sendo que o contingente
populacional urbano inserido no mercado de trabalho informal é representado
pelos camelôs na música, os quais exercem uma forma de subemprego, pois não têm
qualquer direito trabalhista, e são frequentemente oprimidos pela polícia. A
alternativa (D) está correta.