Os países mais ricos tendem a ter políticas bastante restritivas de imigração. Dessa forma, as pessoas de países periféricos que querem imigrar para tentar alcançar padrões de vida melhores acabam imigrando ilegalmente. Diante do cenário de aumento de imigrantes ilegais, os países criam leis mais severas, inclusive criminalizando a imigração ilegal. A alternativa (B) está correta.
Não existe plena integração social e econômica dos imigrantes nos países receptores. Pelo contrário, o que acontece frequentemente é a discriminação e a segregação de imigrantes não desejados pelas sociedades dos países centrais principalmente. A alternativa (C) está incorreta.
Os imigrantes tendem a ter mais filhos do que os nacionais de países centrais. Com o aumento de imigrantes e considerando que a taxa de natalidade entre eles é maior, a tendência é o maior crescimento da população das etnias que imigram em comparação com os nacionais do país receptor. Na Europa, há muitos imigrantes africanos e árabes, o que significa que essa população, na maior parte dos casos, cresce proporcionalmente mais do que a população europeia. Esse é outro fator de resistência das populações de países receptores em relação aos imigrantes. A alternativa (D) está correta.