Mesmo dentro de uma mesma religião, podem existir divergências, como no caso dos muçulmanos que se dividem em sunitas e xiitas. Frequentemente, aqueles que são minorias são perseguidos,o que pode levar a conflitos civis e, consequentemente, à fuga da população. Há, também, minorias religiosas de religiões diferentes, como os cristãos no Paquistão, que representam menos de 3% da população e são perseguidos gravemente não só pela população muçulmana, mas pelo próprio Estado, que tem leis de blasfêmia, usadas principalmente para incriminar as minorias religiosas. A alternativa (B) está correta.
Basta observar que o Congresso Brasileiro tem uma bancada evangélica, que faz lobby para aprovar leis que tem fundamentos e preceitos religiosos, para confirmar que a alternativa está correta. Esse tipo de coalizão ocorre em outros países da América. A alternativa (C) está correta.
Geralmente, líderes religiosos que assumem o governo em seus países são intolerantes em relação a outras religiões, de modo que defendem a instituição de uma religião oficial, e não a pluralidade de religiões. Isso ocorre mais frequentemente nos países muçulmanos. A Irmandade Muçulmana é um dos grupos que tenta implantar o Estado religioso nos países onde tem maior apoio. A alternativa (D) está incorreta,