SóProvas


ID
67909
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A empresa Grandes Resultados S.A. possui prejuízos fiscais apurados nos últimos três anos. A empresa estava em fase pré-operacional e agora passou a operar em plena atividade. As projeções para os próximos cinco anos evidenciam lucros. O procedimento técnico básico que aplicado pelo auditor constataria esse evento seria:

Alternativas
Comentários
  • Como o auditor deseja constatar a possibilidade de lucros futuros, ele aplicaria a técnica da INSPEÇÃO para examinar documentos, registros e ativos tangíveis para poder fazer sua própria estimativa de lucros futuros para corroborar ou não as projeções da empresa.Alternativa CNBCT-11 >>> "11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; ee) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas."
  • A palavra chave aqui é "constatar". Se o auditor quer constatar um evento, então ele deve examinar os registros, documentos e demais ativos tangíveis pertinentes ao fato (projeções de lucro); se no entanto ele quisesse comprovar que as projeções realmente evidenciam lucros, então teria que realizar o procedimento de cálculo.
  • Para constatar a projeção deve ser feita a inspeção dos documentos e registros que comprovem que nos próximos 5 anos evidenciam lucros.
  • Inspeção

    A inspeção envolve o exame de registros ou documentos (exame documental), internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo (inspeção física)

    Fonte: Prof. Davi Barreto e Fernando Graef - Pontos dos Concursos

    Bons estudos....
  • Para conseguir constatar que a empresa possui prejuízos fiscais apurados nos últimos três anos, assim como analisar as projeções para os próximos anos realizadas pela empresa, o auditor deverá realizar uma análise dos registros e documentações existentes na empresa. Ao proceder dessa forma, o auditor estará aplicando o procedimento de inspeção (letra “d”), já que a NBC T 11 define esse procedimento como sendo o exame de registros, documentos e de ativos tangíveis.
      Deve-se ressaltar que, em questão anterior, como vimos, a mesma banca, considerou-se inventário físico como sinônimo de inspeção. Entretanto, isso só é válido quando a questão aborda a verificação de ativos tangíveis, que é um dos tipos de exames realizados pelo auditor quando do uso da técnica de inspeção, conforme verificado na definição acima. Dessa forma, a letra “e” está incorreta.
      Por fim, circularização (alternativa “b”) e cálculo (opção “c”), agora chamado de recálculo, já foram definidos em questões anteriores e não correspondem a procedimentos ligados à análise documental realizada pelo auditor. Já a ocorrência de algum registro (letra “a”) não é um procedimento de auditoria, e sim um objetivo do auditor ao aplicar seus testes de auditoria, conforme verificado na questão anterior.
  • Letra D.

     

    Comentário:

     

    Pela própria definição de cada um dos procedimentos que vimos acima, podemos concluir que o único procedimento

    relacionado como alternativa para resposta, que poderia levar o auditor a acreditar na situação relatada seria a inspeção de

    registros e documentos.
    As demais seriam eliminadas por suas definições.

     

    Gabarito: D

     

    Prof. Claudenir Brito