SóProvas


ID
67927
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No processo de análise da continuidade dos negócios da empresa Extensão S.A., o auditor constatou que a empresa estava com passivo a descoberto. Os diretores financeiro e de produção pediram demissão, estando a empresa com dificuldades para substituí-los. A entidade foi autuada por impostos não recolhidos, sem grandes chances de sucesso em sua defesa. Esses fatos representam respectivamente indicadores:

Alternativas
Comentários
  • 1) a empresa estava com passivo a descoberto – indicador financeiro (vide item11.10.2.4 a.1 da NBC T 11.10)2) diretores financeiro e de produção pediram demissão estando a empresa comdificuldades para substituí-los – indicador de operação (vide item 11.10.2.4 b.1 da NBC T 11.10)3) entidade foi autuada por impostos não recolhidos, sem grandes chances desucesso em sua defesa – outras indicações (vide item 11.10.2.4 c.2 da NBC T11.10)
  • A questão é passível de anulação pelos motivos a seguir expostos:

    A Resolução CFC n°1.037/05 apresenta uma listagem exemplificativa dos pressupostos que devem ser considerados pelo auditor na análise da continuidade da entidade auditada. Tal lista é apresentada abaixo, e os itens usados pela banca para justificar o gabarito preliminar da questão 40 estão em negrito:
    11.10.2.4. As indicações de que a continuidade da entidade em regime operacional está em risco podem vir das Demonstrações Contábeis ou de outras fontes. Exemplos desses tipos de indicações que devem ser consideradas pelo auditor são apresentados abaixo. Essa lista não é exaustiva e nem sempre a existência de um ou mais desses fatores significa que o pressuposto de continuidade operacional seja questionado:

    a) indicações financeiras:
    a.1) passivo a descoberto (Patrimônio Líquido negativo);

    b) indicações operacionais:
    b.1) perda de pessoal-chave na administração, sem que haja substituição;

    c) outras indicações:
    c.2) contingências ou processos legais e administrativos pendentes contra a entidade que resultem em obrigações que não possam ser cumpridas;

    No caso do item c.2, o que se observa é a exigência de “que resultem em obrigações que não possam ser cumpridas". Por isso, o enquadramento do último item da questão ficou prejudicado, justificando sua anulação.

     

  • Passivo a descoberto - Indicação financeira

    Dificuldade de substituir quadro de funionários - Indicação operacional

    Processos legais em decorrência de inadimplemento - Outras indicações

  • Onde está esse pessoal que resolvia questões no Q, em 2009? Minha mente viaja nessa Às vezes. PQP.