SóProvas


ID
67948
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No âmbito da administração pública, o empreendedorismo pressupõe a incorporação dos seguintes comportamentos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • creio q deve ter uma postura PROATIVA!
  • Complementando:a) os cidadãos a partir de diversos instrumentos têm tido a possibilidade de participar mais como por exemplo nos conselhos de saúde, orçamentos participativos, etcb) o foco é nos resultados, isto é, nas saídas, por isso são importantes as entradas e o seu controle mas o foco maior tem que ser nos resultados que se está alcançando por que dái se encaminha retomada de rumosc) a incorporanção de instrumentos da administração privada traz às organizações públicas a competição, assim como em relação às privadas basta ver quanto ao BB - BAnco do Brasil;e) o foco da Administração pública não é esse.
  • D)  O empreendedorismo pressupõe adoção de uma postura proativa.  O empreendedorismo somente acontece se houver pessoas – líderes-empreendedores; baseia-se, entre muitos outros princípios tais como na proatividade e jamais na postura reativa.

    Ser proativo significa pensar e agir antecipadamente - basicamente, significa prever. É um excelente método para evitar mais trabalho no caminho, mas também pode ser extremamente importante para evitar catástrofes, planejando bem quanto ao futuro e quanto a desenvolver métodos no trabalho, no estudo e em casa que fazem a vida mais fácil não só para você, mas para os outros também. Muitos de nós vemos pessoas proativas como instigadores de atitude e idéias criativas na sociedade.

    Ser reativo é quando você espera alguma coisa acontecer para reagir. Comportamento passivo. 

     
  • Quando, na pergunta, ele usa o termo empreededorismo, ele refere-se ao modelo gerencial como um todo? e nunca apenas ao consumerismo?

    Tive essa dúvida quando li, e pensei que a alternativa A poderia estar correta (errada no caso). Se empreendedorismo fosse o consumerismo, não veríamos participação dos cidadãos para tomada de decisão até o PSO, não seria isso?
  • Em relação a letra E - O governo empreendedor é aquele que procura gerar receitas ao invés de despesas, criando novas fontes de recursos (taxas por serviços específicos, multas a infratores, etc) e economizam recursos orçamentários para utilizá-los de maneira mais eficiente no ano seguinte.
  • d) a adoção de uma postura proativa, seria um princípio importante ao empreendedorismo público. D errada

  • questoes da esaf as vezes exigem mais raciocinio logico do que conhecimento...ele diz na alternativa correta que a postura passa a ser reativa e depois fala em planejamento...uma coisa contradiz a outra, uma vez que, o planejamento pede uma postura proativa...não era necessário saber o conceito de empreendedorismo

  • Eu concordo com a letra D como gabarito, como disse a colega Vanessa, a própria afirmativa era contraditória.

    Mas em relação a letra C fiquei com dúvida no que diz respeito a afirmação de que o empreendedorismo no âmbito da administração pública pressupõem a incorporação de mecanismos de competição entre organizações públicas e privadas. Alguém conhece alguma bibliografia que de apoio a esta afirmação?

    A CF/88 determina no artigo 173 que: "Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo..."

    Sabemos que não é bem o que ocorre e que existem EPs e principalmente SEMs explorando atividades não tão necessárias aos imperativos de segurança nacional ou a relevante interesse coletivo. Mas dai a dizer que o empreendedorismo na Administração pública deve ter como pressuposto a incorporação de mecanismos de competição entre organizações públicas e privadas, achei um pouco exagerado. Existe algo que não é muito alardeado em administração que é o fato de que toda empresa deveria buscar o monopólio na sua área de atuação. Raramente isso é alcançado mas deveria ser o objetivo final (desde que feito legitimamente claro!): ser tão bom naquilo que faz que as outras empresas do ramo simplesmente não conseguiriam mais competir. No momento que se diz que as organizações públicas deveriam ter como pressuposto a competição com as privadas, estaria se estabelecendo o mesmo objetivo para as EPs e SEMs mesmo nas áreas onde o estado não tem atuação exclusiva: eliminar a concorrência e conseguir o monopólio.

    Talvez eu esteja seguindo indo em uma linha totalmente errada de raciocínio, por isso se alguém conhecer literatura que apoie essa afirmação eu agradeço.

    bons estudos!

  • A administração pública vai virar empresa de investimento financeiro? É óbvio que o empreendedorismo não pressupõe a incorporação de desse comportamento no âmbito da administração pública e esta questão tem duas respostas válidas. Ou seja, esta questão tinha de ser ANULADA!!

  • d) adoção de uma postura proativa, em detrimento da reativa, e elaboração de planejamento estratégico, de modo a antever problemas potenciais.

     

    Umas das características do Governo Empreendedor é ser preventivo. É o que nos diz José Matias Pereira em Governança no setor público.