SóProvas


ID
680398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Prochaska e DiClemente identificaram cinco estágios de mudança
comportamental entre pacientes em tratamento para abuso de
substâncias e propuseram o modelo transteórico de mudança.
O reconhecimento dos estágios permite ao psicólogo adequar a
intervenção às respostas do paciente e otimizar o tratamento
proposto motivando seu paciente de acordo com o estágio em que
se encontra. O modelo tem sido utilizado para compreender e
descrever mudanças no uso de álcool, tabaco, cocaína e no
controle do peso. Julgue os itens a seguir, referentes ao conceito
e à aplicação dos estágios previstos nesse modelo.

Na fase de ação, a mudança está acontecendo. O processo terapêutico deve incluir objetivos alcançáveis, reforçadores positivos e treino da autocompetência, do manejo do estresse e de habilidades para recusa.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 

    Segundo Prochaska e Di Clemente, são os estágios de mudança:

    Pré-contemplação

    Neste estágio, a pessoa ainda não vê necessidade de mudar seu comportamento e suas atitudes. Há muita resistência, pois ela acredita que não existe uma motivação real para a mudança.

    Uma vez que esta etapa é caracterizada pela negação da existência de qualquer problema, evita-se o confronto e são utilizadas estratégias para sensibilizar e conscientizar a pessoa sobre o problema enfrentado e as possíveis soluções para ele.

    Contemplação

    Nesta fase, o indivíduo começa a perceber seu problema, mas ainda não se mobiliza para tomar uma atitude de mudança. Ele procura motivos e justificativas para se defender e negar sua dificuldade e, embora comece a considerar possíveis mudanças, as dúvidas, inseguranças e incertezas o faz desistir.

    Planejamento ou preparação

    O indivíduo já tem uma visão mais clara e precisa sobre seu problema e começa a pensar em possíveis ações que podem ajudá-lo a se recuperar e superar suas limitações.

    Ação

    Na fase da ação, o indivíduo começa a colocar em prática seus esforços de mudança. Trata-se de um estágio que necessita de muita perseverança, comprometimento e disciplina para que as ações de mudança sejam efetivamente cumpridas.

    Manutenção

    Este é o estágio mais complexo e desafiador de todo o processo. Isso porque é a manutenção que permite verificar se as atitudes tomadas no estágio anterior realmente levaram à mudança.

    Além disso, a fase de manutenção exige o máximo esforço do indivíduo para que não ocorra nenhum tipo de recaída e ele continue firme em busca da mudança e dos resultados almejados.

    http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-sao-os-estagios-motivacionais-de-prochaska-e-diclemente/