SóProvas


ID
680845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da gestão estratégica, julgue os itens seguintes.

A gestão estratégica é fundamental no âmbito da modernização de organizações do setor público. Pensar e planejar em termos estratégicos torna-se extremamente relevante para a administração, que deve, de maneira participativa, definir missão, objetivos gerais e específicos e estratégias, de modo que a organização possa responder positivamente às demandas da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Questão aparentemente desatualizada, não se deve confundir gestão estratégica com planejamento estratégico.

    "Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço." (M. S. Cortella)

    Abraço

  • De acordo com Paludo:

    O processo de definição da missão deve iniciar com a análise e revisão dos propósitos atuais da organização, para identificar se continuam relevantes para o futuro, e se novos fatores poderão alterar essa relevância, considerando os interesses dos stakeholders.

    Em outras palavras, penso eu, isso equivale a definir missão de maneira participativa.

    Voltando a Paludo:

    Planejamento estratégico é diferente de gestão estratégica: o primeiro é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, enquanto que Gestão Estratégica é uma evolução da gestão, encarregada de dar a direção e de gerir, em todas as áreas da empresa, as ações mais importantes para o futuro da organização - a tomada de decisão, a sua implementação e o aprendizado organizacional estratégico.

    Ou seja, gestão estratégica é mais amplo que planejamento estratégico, compreende todo o ciclo: o planejamento, a execução e o controle.

    Diante disso: questão correta.

    Bons estudos, pessoal!!!