SóProvas


ID
682789
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No artigo “Retrato molecular do Brasil” (Ciência Hoje, 2001), Sérgio Penna, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, revelou que a contribuição dos europeus na composição genética do povo brasileiro fez-se basicamente por meio de indivíduos do sexo masculino, enquanto a contribuição genética de povos indígenas e africanos deu-se por meio das mulheres. Tais conclusões são possíveis com base em estudos moleculares, respectivamente, do DNA do cromossomo

Alternativas
Comentários
  • Com os estudos do DNA realizados pelo pesquisador Sérgio Penna foi possível mapear a herança genética do povo brasileiro. Através de análises do DNA do cromossomo Y (presente apenas em indivíduos do sexo masculino) foi possível identificar a herança paterna do povo brasileiro, que teve sua maior contribuição vinda dos europeus. Por outro lado, estudos do DNA mitocondrial revelam as heranças exclusivamente maternas, uma vez que durante a fecundação, as mitocôndrias presentes no espermatozoide não penetram no óvulo. Nesse sentido, povos indígenas e africanos tiveram maior expressividade na constituição do mapa genético brasileiro.



    Letra D correta.


  • Não pode ser o Cromossomo X, pois esse pertence aos dos seres (masculinos e femininos)

  • GABARITO D.

    O DNA do Cromossomo Y é transmitido pelo pai, enquanto o DNA Mitocondrial é sempre transmitido pela mãe do indíviduo. "O DNA mitocondrial ou mtDNA é um composto orgânico presente nas mitocôndrias, e passado maioritariamente de mãe para filho na grande maioria dos organismos multicelulares. Isto ocorre porque durante a fecundação as mitocôndrias do espermatozoide são degradadas, restando somente as mitocôndrias do óvulo" [Wikipedia].

  • A resposta não poderia ser o cromossomo X, já que esse pode ser do pai também.