SóProvas


ID
683101
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Paciente do sexo feminino, professora, 35 anos de idade, relatando dor insidiosa na região dorsal do polegar, procurou atendimento médico, sendo diagnosticada Doença de Quervain. Essa patologia é uma das formas de manifestação clínica de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que corresponde à inflamação da bainha dos tendões

Alternativas
Comentários
  • "A"
    Síndrome de De Quervain
     (enfermidade de De Quervain, torcedura da Lavandeira, tendinite estenosante de De Quervain) é uma forma detendinite crônica identificada e descrita em 1895 por Fritz de Quervain.

    A tendinite estenosante de De Quervain é a constrição dolorosa da baínha comum dos tendões dos músculos abdutor longo e extensor curto do polegar, no chamado primeiro compartimento dorsal. O processo inflamatório da baínha causa a diminuição do seu espaço, comprimindo os tendões.

    O quadro clínico apresenta dor de caráter insidioso podendo apresentar-se agudamente, na região dorsal do polegar e no processo estilóide do rádio, com a cronicidade do quadro, o paciente refere dificuldade para segurar objetos (como uma xícara) que exigem a posição "em garra" do polegar. Queixas de dor ocorrem ao torcer a roupa, abrir a porta com chave, abrir tampa de lata etc.

  • Teste de Filkenstein- é uma manobra que se realiza com o polegar dobrado na palma da mão e se faz um desvio ulnar do punho (dobrar para o lado do dedo mínimo). Pacientes com a Tenossinovite de Quervain apresentam um grande desconforto no punho ao se realizar tal manobra.