As proposições abaixo retratam aspectos das políticas territoriais da Amazônia. Analise-as e identifique a resposta correta.
I. No regime militar, nas condições de fronteira política, a Amazônia representava as bases para o exercício do poder, como fronteira demográfica para ser povoada pelo excedente populacional do Nordeste e Centro-Sul, e como fronteira do Capital, para atrair investimentos agropecuários, minerais e industriais.
II. Com a Sudam, as políticas territoriais da Amazônia norteavam- se pela meta geopolítica. O planejamento regional fundamentou- se num conceito distorcido de desenvolvimento que estimula a acumulação do capital e o uso predatório dos recursos naturais, distorcendo também seu conteúdo social.
III. A ocupação territorial contemporânea da Amazônia não corrigiu a exclusão social materializada nas periferias urbanas e os desastres sociais e ambientais anteriores. O novo foco deverá redefinir o sentido de planejamento, priorizando o desenvolvimento social e a valorização dos ecossistemas naturais.
Está(ão) correta(s):