SóProvas


ID
690568
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os líquens, podemos afirmar:

I. São associações simbiônticas entre algas pluricelulares e fungos.

II. Reproduzem-se por sorédios.

III. Por sua sensibilidade à poluição atmosférica, sua presença ou ausência sugere em que nível se encontra a poluição no ambiente.

IV. Devido a sua alta sensibilidade, não se instalam em ambientes inóspitos, tais como rochas, troncos, muros e postes.

É(São) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Os líquens são associações simbiônticas entre fungos, em sua maioria, ascomicetos e algas unicelulares (clorofíceas e cianobactérias) – item I incorreto. Em relação à reprodução, os líquens não possuem estruturas para reprodução sexuada. Portanto, podem se reproduzir assexuadamente por sorédios (propágulos que contêm células da alga e hifas do fungo), por isídios (projeções do talo) ou por fragmentação do talo – item II correto. Os liquens são considerados bioindicadores da qualidade do ar. Como são muito sensíveis à poluição atmosférica, não é comum encontrá-los em grandes centros urbanos por exemplo – item III correto. Outra importância dos fungos está ligada à colonização de ambientes inóspitos. Esses organismos são os primeiros a colonizarem rochas, contribuindo para a formação do solo ao produzir ácidos que degradam a pedra – item IV incorreto.

    Letra C correta.


  • A associação de mutualismo é feita com algas unicelulares.

  • Líquens são associações mutualísticas entre fungos e algas. Nessas associações, os fungos são chamados de micobiontes, e as algas, foto biontes. Os líquens são associações mutualísticas entre algumas espécies de fungos (geralmente ascomicetos) e algas (principalmente algas verdes e cianobactérias).

    FONTE: biologianet