Para Duranti (1994), essa característica é concebida como a “naturalidade” dos “registros documentais”. Diz ela:
"A terceira característica dos registros documentais é a naturalidade. Essa naturalidade diz respeito à maneira como os documentos se acumulam no curso das transações de acordo com as necessidades da matéria em pauta: eles não são ‘coletados artificialmente como os objetos de um museu(...), mas acumulados naturalmente nos escritório em função dos objetivos práticos da administração’
O fato de os documentos não serem concebidos fora dos requisitos da atividade prática, isto é, de se acumularem de maneira contínua e progressiva, como sedimentos de estratificações geológicas, os dota de um elemento de coesão espontânea, ainda que estruturada". (p.52)
Segundo a autora, a naturalidade na acumulação de documentos de arquivo se deve ao fato de mesmos não serem produzidos de maneira aleatória, ou segundo a vontade das pessoas. livres de qualquer norma ou padronização.
Ao contrário, como os documentos de arquivo são uma consequência inevitável da realização de ações administrativas, os mesmo seguem padrões e normas definidos para sua produção, utilização, guarda, armazenamento, etc. Como essas atividades são realizadas de maneira frequente e planejada, os documentos produzidos serão produzidos já com elementos conhecidos, como a quantidade, o formato, o prazo de guarda, etc, o que nos permite identificar uma lógica natural da formação do conjunto documental.
Ex: se há a atividade de avaliação do servidor na instituição, esta atividade é regulamentada, com normas e padrões a serem observados na sua execução. Sendo assim, é possível identificar quais documentos serão produzidos (ex: ficha de avaliação, ficha de autoavaliação, relatórios específicos, etc.), a quantidade a ser produzida (quantidade de servidores na instituição, quantidade de avaliações no período, tipos de avaliação, etc.), entre outras informações. Isto permite observar uma evolução nas atividades da instituição por meio da análise deste conjunto de documentos, que foi reunido de maneira natural, a cada vez que uma avaliação era realizada.
Gabarito: Letra "E".