SóProvas


ID
693640
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português

TEXTO 01 para as questões de 01 a 04.

                                                    COMERCIANTE EM CRISE
- Bom-dia, sr. Honório. Como está o dia hoje?
- As coisas podiam estar bem melhores, não fosse essa maldita inflação. - A loja está vazia?
- Não é isso, sr. Zeferino? Vazia, sempre vazia. Os clientes correram. As carteiras ficaram magras, as despesas, cortadas, um aperto geral.
- Mas, e o senhor vai desistir? Depois de tanto tempo no comércio...
- E eu sou homem de desistir? Nunca, mas vou me aperriar um bocado... Já avisei lá em casa, vamos apertar os cintos que “a coisa tá preta”.
- Mas tudo passa, sr. Honório. É como diz aquele ditado: Quem espera, sempre alcança. Virá o tempo da bonança, pode acreditar. Sr. Zeferino ajeitou a calça que já queria arriar de tanta magreza naquele corpo, penteou o bigode de poucos fios pretos e acenou, com um sorriso aberto, cheio de esperança, para o colega comerciante.
Disponível no site: www.cantinhodocomercio.com.br. Acesso em: 14 de fevereiro de 2012. 

Analise o fragmento abaixo:

A loja está vazia?
- Não é isso, sr. Zeferino? Vazia, sempre vazia. Os clientes correram. As carteiras ficaram magras, as despesas, cortadas, um aperto geral.
- Mas, e o senhor vai desistir? Depois de tanto tempo no comércio... 

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O sujeito composto POSPOSTO ao verbo.

    O verbo deve ficar no PLURAL, concordando com o conjunto, OU concorda com o núcleo que estiver mais próximo.

    Corrigindo as alternativas.

    A - As prateleiras e os armários estão vazios (OBS.: O sujeito composto POSPOSTO ao verbo. O verbo deve ficar no PLURAL, concordando com o conjunto, OU concorda com o núcleo que estiver mais próximo. Só seria permitindo o uso de vazias caso o núcleo mais próximo fosse as prateleiras);

    B - O freguês corre;

    C - Os bolsos e as bolsas ficaram magros (OBS.: quando o adjetivo POSPOSTO se refere a dois ou mais substântivos, concorda com o último ou vai facultativamente para o plural, no masculino, se pelo menos um deles for masculino; ou no plural no feminino se TODOS eles forem femininos);

    D - CORRETA;

    E - Depois de tantos minutos e horas (OBS.: aplica-se a regra da alternativa "c").
  • n sei pq a alternativa (c) encontra-se errada, ja que o adjevivo posposto magras concorda com o substantivo mais próximo que no caso respectivamente  seria bolsas.
  • Alguém pode explicar porque a alternativa C está errada? Tomando como base a explicação do colega Eduardo, ela estaria correta. Ou não?
  • Explicando o Item C:

    "c) Substituindo-se o termo “carteiras” por “bolsos” e “bolsas”, estaria correto: Os bolsos e as bolsas ficaram magras." (ERRADO)

    Bom, quando for adjetivo com função sintática de predicativo do sujeito (como é o caso de "magras" nesse item) e estar posposto a 2 ou mais substantivos de gêneros diferentes, a concordância deverá ser no masculino plural.
    O correto deveria ser "Os bolsos e as bolsas ficaram magros."
    Quando a função sintática do adjetivo for Adjunto Adnominal, quando posposto a 2 ou mais substantivos, de gêneros diferentes, aí sim, poderia tanto concordar com o mais próx ou no masculino plural.
  • Acho que esse é um dos casos de responder a questão menos ERRADA!!!

    E no caso a letra "D" é correta que a "C"!!!!

  • Caso para reponder a MAIS certa ou a menos errada!!!