SóProvas


ID
693958
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Acredito que os interessados se mostram aptos à função para a qual estão se candidatando quando agem com ponderação diante de cada desafio, ou seja, reflete-se sobre o caso proposto e procura-se avaliar de forma imparcial os possíveis aspectos divergentes que nele estejam em jogo. Esse bom-senso lhes permitirá antecipar consequências futuras. Quando expressam sua opinião, que o faça com decoro e cuidado, para garantir sua real intenção. 


Considerados os dois últimos períodos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Impropriedade da letra d): (...) que o faça com decoro e cuidado  (correto: "que o façam com decoro e cuidado", já que o sujeito dessa oração remete a "interessados", logo no início do texto)
  • Olá pessoal!!
    Questão dificinha, né?! 
    Resposta: letra "C" de Cachorro!
    a) ambas as frases não necessitam de aperfeiçoamento, pois apresentam-se claras e corretas. Errado! Quando expressam sua opinião, que a façam, seria o correto!
    b) o emprego de Esse é equivocado, pois o pronome não pode retomar palavra (bom-senso) que não tenha sido mencionada explicitamente antes. Não, não está! O pronome "esse" não tem função só de retomar. O pronome "esse" pode indicar: posição no tempo e posição no espaço.
    c) com o intuito de observar maior clareza, seria cabível a substituição de antecipar consequências futuras por "prever desdobramentos das ações a serem realizadas". Perfeito. Não que esteja errada a primeira redação; é só a FCC frescando. A chamada reescritura de texto.
    d) o segmento que o faça com decoro e cuidado contém uma impropriedade, que seria sanada com a substituição de "o" por "a". Vide explicação do erro da assertiva "A" de Avião!
    e) para evitar repetição e propiciar maior clareza, seria cabível a substituição do segmento para garantir sua real intenção por "para garantir a própria intenção". Não necessariamente uma real intenção é uma própria.
    Abração a todos e bons estudos!!


    http://concurseiro24horas.com.br/curso/50/simulado-com-questoes-de-portugues-para-tribunais.html 
  • Apenas complementando na letra "B":
    Trata-se da função deitica.
    A função dêitica é aquela que faz a referência exofórica, sendo responsável por localizar algo no tempo ou no espaço.
  • d) o segmento que o faça com decoro e cuidado contém uma impropriedade, que seria sanada com a substituição de "o" por "a".
     
    Não é possível, pois a pronominalização de orações (no caso a oração "Quando expressam opinião") deve ser feita com pronome oblíquo átono masculino. Logo, não há impropriedade.
  • Sem dúvida que para passar em concurso não se deve brigar com a banca, mas dizer que o gabarito é letra C é um exagero!

    O enunciado da questão pede o que é CORRETO afirmar, e, com toda humildade, dizer que confere maior CLAREZA ao texto ser reescrito "prever desdobramentos das ações a serem realizadas" é demais, não que fiquei ininteligível, mas, sem sombra de dúvidas, NÃO confere maior clareza ao texto, pelo contrário, torna-o mais prolixo.

    #desabafodequemerrou

    rsrs
  • Vamos analisar cada uma das alternativas: (A) Errada: No período, “Quando expressam sua opinião, que o faça com decoro e cuidado, para garantir sua real intenção”, o verbo “fazer” deveria aparecer na 3ª pessoa do plural, para concordar com o contexto estabelecido pelo verbo que o antecede, qual seja, “expressam”; (B) Errada: “Esse bom-senso” retoma a ideia anteriormente explicada em “Acredito que os interessados se mostram aptos à função para a qual estão se candidatando quando agem com ponderação diante de cada desafio”, não havendo erro no uso do pronome “esse”; (C) Correta: Operada a substituição proposta, o período seria assim reescrito: “Esse bom-senso lhes permitirá prever desdobramentos das ações a serem realizadas”; (D) Errada: A incorreção, conforme explicado na alternativa A, decorre do uso do verbo “faça” na 3ª pessoa do singular, quando deveria aparecer na 3ª pessoa do plural; (E) Errada: A expressão altera o sentido do período. No caso, “para garantir a própria inteção” seria a intenção dele, do candidato. Já em “para garantir sua real intenção”, se refere a sua verdadeira intenção.
  • Por favor colegas, me ajudem. A frase não deveria ser reescrita: "Esse bom-senso lhes permitirão antecipar consequências futuras"? Obrigada e bons estudos!