-
Nunca ouvi falar desta técnica...deve ser algum desdobramento do famigerado e coloquial "colocar panos quentes" para apaziguar as brigas...
-
Penso que este gabarito está ERRADO. A resposta correta deve ser AFASTAMENTO.
-
Gabarito B. Clique na figura abaixo para ampliar.
-
O abrandamento objetiva diminuir a importância do conflito, fazendo-o parecer algo que não mereça muito tempo ou atenção, e portanto não podendo causar problemas entre as pessoas.
Se você convence as pessoas que o motivo do conflito não é grande coisa, ela retiram sua atenção do problema e o trabalho prossegue.
-
LETRA B - ABRANDAMENTO
sabemos que um conflito gera uma mudança, e quando ela ocorre, é necessário adaptar-se para garantir a sobrevivência da organização.
Abrandamento:
É o processo de diminuir as diferenças existentes entre indivíduos ou grupos, dando ênfase aos interesses comuns ou seja, suprimem-se as diferenças e acentuam-se semelhanças.
-
Realmente a banca sacaneou com esta palavra abrandamento, quem é o autor que definiu esta palavra?
Nem chiavenato cita isso, é um desrespeito
att
Adm. Julio Juncioni
-
Abrandamento: visa a resolver os pontos de menor divergência e deixar os problemas maiores para depois;
-
No dicionário abrandamento é suavizar, termo usado por chiavenato: Suavização ou Acomodação: a palavra chave é manter a harmonia na questão.
-
O nome correto deveria ser ACOMODAÇÃO ,
-
O que "lascou" foram esses sinônimos ai que o examinador colocou....
Conheço 5 técnicas:
COMPETIÇÃO (Um ganha, outro perde. Para situações em que a decisão deve ser tomada rapidamente), COLABORAÇÃO (As duas partes ganham, unem esforços para resolver o problema), EVITAÇÃO (que deve ser sinônimo de AFASTAMENTO, ninguém ganha ou perde. Evita, "afasta" o problema, para situações triviais, banais), COMPROMISSO (Esforço do resultado é apenas médio), ACOMODAÇÃO (que deve ser sinônimo de ABRANDAMENTO), quando o importante é manter a harmonia, um perde para outro ganhar...
Perseverança nos estudos!!!
-
O que me fez responder AFASTAMENTO foi o seguinte trecho grifado: rejeição de sua importância para a organização ou até mesmo de sua existência.
Para mim, a única estratégia que chega a negar a existência do conflito é a EVITAÇÃO, que mais se parece com AFASTAMENTO do que ABRANDAMENTO.
-
É muito comum a banca colocar sinonimos dos conceitos para confundir os candidatos.
Já vi prova que essa técnica de gestão de conflitos veio com o nome de 'Panos quentes'.
Resposta Letra B
-
Seria AFASTAMENTO se o problema sequer fosse tratado! Contudo, o enunciado diz que houve "tratamento superficial do problema". Então, correto é abrandamento.
-
Abrandamento pode ser entendido como sinônimo de ACOMODAÇÃO, que é a resolução de problemas de menor importância (superficiais).
-
Questão bizarra!
Vi muita gente aqui falando que ACOMODAÇÃO seria sinônimo de ABRANDAMENTO. Mas vejam só esse trecho do livro de Rodrigo Rennó:
"Evitação - É a fuga do conflito! A pessoa, portanto, nem é assertiva nem colaborativa. Esse estilo é muito comum quando o assunto é pouco importante, quando não há possibilidade de ganhar ou quando o custo da derrota é muito alto. Dessa forma, as pessoas fingem que o conflito nem existe e escondem seus sentimentos!"
"Acomodação - Reflete alto grau de cooperação, sem assertividade. É a busca pela harmonia!"
Ora, pelos dois conceitos expostos pelo professor Rodrigo Rennó, deduz-se que a banca misturou ambos! Falou em "busca de harmonia" e "quando o assunto é pouco importante".
Logo, o tal ABRANDAMENTO pode ser, para a FCC, tanto evitação quanto acomodação. =(
-
Para lidar com os conflitos, os gestores podem se utilizar de várias estratégias de ação,
Spagnol et al. (2010) destaca algumas delas:
- Estratégia de Abrandamento. Enfatiza os interesses comuns, com o objetivo de
minimizar as diferenças entre os membros conflitantes.
- Estratégia de Confrontação. Forma de resolver o problema por meio de uma abordagem frontal entre as partes envolvidas.
- Estratégia de Competição. É utilizada quando uma das partes busca o que deseja as
custas dos demais.
- Estratégia de Compromisso. Método que tenta estabelecer um acordo, por meio de um terceiro que conduz a negociação.
- Estratégia de Colaboração. Os envolvidos põem de lado suas metas originais e
trabalham em conjunto para estabelecer uma meta comum.
-
É cada autor inventando palavras diferentes para um mesmo conceito, eita frescura! E a banca nos ferra!
-
-
o que ferra são os mil sinônimos.
-
Resolvi por esta classficação:
· Estilo de acomodação -> existe alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia, no intuito de resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para a frente, o que pode acabar ignorando a essência real do conflito. (o negócio é ir levando)
Segundo prof. Adriel de Sá, do tecconcursos:
Moscovi (2008) descreve as seguintes estratégias para conduzir os conflitos no ambiente de trabalho:
confrontação – tentativa de resolver problemas por meio de uma abordagem frontal entre as partes envolvidas;
abrandamento – enfatiza os interesses comuns e a harmonia, procurando minimizar ou ignorar as diferenças entre os membros conflitantes;
negociação – cada uma das partes abre mão de alguma coisa, conciliando as diferenças entre as partes envolvidas;
evitar o conflito – o gerente procura constituir equipes com maior afinidade de pontos de vista e objetivos, evita polêmicas, enfim, manipula as condições organizacionais e emocionais;
retirada – quando o gerente demora para responder a uma questão, esquece do problema ou deixa que se resolva por si, evita o conflito ao invés de enfrentá-lo;
peso da autoridade – a última palavra decisória é dada por uma autoridade competente.
GAB LETRA B
-
Acomodação do conflito ou panos quentes: Em vez de procurar uma solução para o problema, a preocupação é manter um ambiente agradável
Fonte: Pmp Sem Segredos - Por Henrique Moura.
Resposta: Letra B.
-
Para lidar com os conflitos, os gestores podem se utilizar de várias estratégias de ação, Spagnol et al. (2010) destaca algumas delas: -
Estratégia de Confrontação. Forma de resolver o problema por meio de uma abordagem frontal entre as partes envolvidas.
- Estratégia de Compromisso. Método que tenta estabelecer um acordo, por meio de um terceiro que conduz a negociação.
- Estratégia de Abrandamento. Enfatiza os interesses comuns, com o objetivo de minimizar as diferenças entre os membros conflitantes.
- Estratégia de Competição. É utilizada quando uma das partes busca o que deseja as custas dos demais.
- Estratégia de Colaboração. Os envolvidos põem de lado suas metas originais e trabalham em conjunto para estabelecer uma meta comum. - Estratégia de Negociação. Cada uma das partes abre mão de alguma coisa, com o intuito de conciliar as diferenças.
- Estratégia de Evitar conflito. O gerente se propõe a constituir equipes homogêneas, com maior afinidade em diversos aspectos, controla as relações interppessoais, separando indivíduos polêmicos, agressivos, ou seja, manipula as condições ambientais, físicas e emocionais.
- Estratégia de Reprimir Conflito. O gerente mantém as diferenças individuais encobertas, não propicia o ambiente em que as diferenças possam ser expressas. Forma-se um clima de repressão, com recompensas para aqueles que seguem as normas vigentes e punição para os que tentam quebrar a harmonia da equipe.
- Estratégia de Aguçar as Divergências. Trata-se do reconhecimento e aceitação, por parte do gerente, das divergências e da criação de um ambiente propício a expressar o conflito abertamente, para ser entendido por toda a equipe.
- Estratégia de Transformar as Diferenças em Resolução de Problemas. Método que visa entender as divergências individuais ou grupais como enriquecedoras, ao invés de estabelecer um clima de competição. A ideia é a de que as situações conflitivas sejam vistas como problemas que podem ser resolvidos de forma criativa e cooperativa.
- Estratégia de Retirada. Técnica que consiste em demorar para responder a uma questão, esquecer-se do problema, deixar que o mesmo se resolva com o tempo e não ter compromisso com as questões problemáticas. Evita-se o conflito, sem enfrentá-lo.
- Estratégia de Mudanças Comportamentais. O objetivo desse método é atingir as causas do conflito, para solucioná-los, definitivamente. A perspectiva é a de que se mude atitudes e comportamentos pessoais.
- Estratégia de Mudanças Organizacionais. Resolução de conflitos através de mudanças estruturais, como a criação de novos cargos, transferência de empregados, descentralização da decisão, delegação de autoridades etc.
- Estratégia de Peso da Autoridade. A palavra final na resolução do conflito é dada por uma autoridade competente.
-
vdd eduardo. é um milhão de autores com 10 milhões de classificações. disciplina insuportável.
"se quer rejeitar sua importância ou até sua existência", isso poderia ser afastamento.