SóProvas


ID
695287
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A política de governo eletrônico de uma organização pública orientada pelo modelo gerencial deve priorizar a

Alternativas
Comentários
  • O gabarito inicial é a letra “B”. Vejo possibilidade de recurso. A letra “E” com certeza é um princípio do governo eletrônico, mas eles devem ter colocado a letra “B” porque, ao pedir aquilo que se relaciona com o modelo gerencial, entenderam que esta estaria mais voltada para os resultados. Porém, a administração gerencial também defende a participação da sociedade nas decisões. Segundo o Plano Diretor:

    Deste modo o Estado reduz seu papel de executor ou prestador direto de serviços, mantendo-se entretanto no papel de regulador e provedor ou promotor destes, principalmente dos serviços sociais como educação e saúde, que são essenciais para o desenvolvimento, na medida em que envolvem investimento em capital humano; para a democracia, na medida em que promovem cidadãos; e para uma distribuição de renda mais justa, que o mercado é incapaz de garantir, dada a oferta muito superior à demanda de mão-de-obra não-especializada. Como promotor desses serviços o Estado continuará a subsidiá-los, buscando, ao mesmo tempo, o controle social direto e a participação da sociedade.

    Caio Marini coloca o seguinte princípio da administração gerencial:

    d) Controle social, o que quer dizer desenhar mecanismos de prestação social de contas e avaliação de desempenho próximos da ação. Se o objetivo é o resgate da cidadania e a reorientação para resultados, este controle não pode se limitar apenas à dimensão interna, com base em quem presta o serviço.Tem que ser na perspectiva de quem usa ou se beneficia da prestação dos serviços públicos.

    Portanto, teríamos duas respostas corretas.

    FONTE: http://www.admpublica.com.br/

  • Resposta correta é B:

    vejamos a pergunta: "A política de governo eletrônico...."

    resposta: governo eletrônico "criação de sistemas de bancos de dados intersetoriais " e política de governo"obtenção de melhores resultados das políticas transversais"
  • Que lixo de questão! Marquei letra E

  • Essa prova de adm. pública de auditor fiscal está impossível para quem estudou... 

    :(

  • Modelo gerencial significa pensar em resultados. Se fosse governabilidade poderia se falar na letra E, que significa maior participação dos cidadãos no processo decisório.

  • Detesto resolver questões de Administração onde a banca deixa o candidato na dúvida sobre qual alternativa estaria mais correta. Isso devia acabar. Mais certa ou menos certa não torna uma ou outra "incorreta" para assinalar. Palhaçada para com aqueles que se dedicam a uma matéria dessas. Marquei a letra B mais pela palavra "resultados" que por outra coisa, mas passei um bom tempo pensando sobre qual marcar... isso no dia da prova é péssimo! Letra E é possível o entendimento generalizado de participação nas decisões, o que é muito difícil ocorrer no nível estratégico, por exemplo. Neste caso optaria pela letra B mesmo...

  • Uma questão, onde a FCC entende como incorreta a letra E é a de código Q43249

  • Essa prova teve classificado? Questões esquisitas.  

  • A questão confunde muito, pois as alternativas A,C e D não possuem relação com a gerencial. A alternativa A expressa claramente umas das quatro linhas de ação do GE: linha voltada à cooperação. Acredito que a E está errada devido à participação direta do cidadão no processo decisório quando se fala no modelo gerencial.

  • Acho que o erro na letra E é dizer "processo decisório".O que se pretende com o Programa de Governo Eletrônico brasileiro é:

    - a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; - promover a interação com empresas e indústrias; 
    - e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente.

    http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br

    Os cidadãos podem fiscalizar e obter informações (pois no Gerencialismo o controle é a posteriori).


    Mas decidir só nas eleições :)

  • quanto mas estudo, menas çei

  • Um dos objetivos do Governo Eletrônico citado por Augustinho Paludo é melhorar a eficácia e os resultados da gestão pública.
  • Letra b.

    Inicialmente fiquei na dúvida entre "b" e "e".  Mas, observando direito, o governo eletrônico NÃO tem o condão de propiciar a participação do cidadão em processos decisórios. E sim, é utilizado como ferramenta de transparência, visando maior controle social.

    Ou seja, ferramenta importante para o accoutability governamental. Logo, o que deixou a letra "e" incorreta foi a parte:  "... maior participação dos cidadãos no processo decisório."

    Bons estudos !!!

  • A. ERRADA - Conceito de sistema de gerenciamento de banco de dados. B. GABARITO. C. ERRADA - Conceito de sistema de gestão de custos. D. ERRADA - Conceito de gestão de recursos humanos. E. ERRADA - Conceito de m-government.
  • Acredito que o erro da letra E está em "visando a maior participação dos cidadãos no PROCESSO DECISÓRIO", pois o modelo gerencial tem como característica a busca pelo aumento do CONTROLE social. Por entender que o processo decisório acontece prévia e concomitantemente às práticas das funções administrativas e que o controle social se dá a posteriori, por meio da fiscalização dos resultados e da prestação de contas, acho que a letra E está errada mesmo. 

     

  • FCC é uma banca covarde, sacaneiam com o estudante...

  • Governo Eletrônico (e-Gov) é uma ferramenta moderna que se apoia no uso de tecnologias para a prestação de serviços públicos, inovando no modo como a administração pública alcança seus objetivos para o cumprimento do papel estatal.

     

    Com a evolução da administração e da tecnologia, o governo eletrônico passou a exercer um papel essencial no apoio às necessidades gerenciais da administração pública.

     

    A dúvida residiria entre as alternativas “B” e “E”, já que as outras não possuem relação com o tema. O e-Gov, de fato, relaciona-se com a participação social, que não se confunde com participação no processo decisório. Sob a perspectiva do processo decisório, temos que essa se restringe apenas aos órgãos da administração. Vejamos as perspectivas do Governo Eletrônico evidenciadas por Lenk e Traunmullerv (2001): 

     

    1. A Perspectiva do Cidadão - visando oferecer serviços de utilidade pública ao cidadão contribuinte;

     

    2. A Perspectiva de Processos - visando repensar o modus-operandi dos processos produtivos ora existentes no Governo, em suas várias esferas, tais como, por exemplo, os processos de licitação para compras (e-procurement);

     

    3. A Perspectiva da Cooperação - visando integrar os vários órgãos governamentais, e estes com outras organizações privadas e não-governamentais, de modo que o processo decisório possa ser agilizado, sem perda de qualidade, assim como evitando-se fragmentação, redundâncias etc. hoje existentes nas relações entre esses vários atores;

     

    4. A Perspectiva da Gestão do Conhecimento - visando permitir ao Governo, em suas várias esferas, criar, gerenciar e disponibilizar em repositórios adequados, o conhecimento tanto gerado quanto acumulado por seus vários órgãos.

     

    Assim, cabe mais uma vez ressaltar: a “participação ou controle social” é termo que se vincula à expressão “Governo Eletrônico”, o que não ocorre com a expressão “participação social no processo decisório”, algo um pouco distante de discussão, quanto mais realidade.

     

    Gabarito: Letra B

  • Só enquanto lia os cometários, já tinha esquecido se eu havia marcado a letra "b" ou "e"