SóProvas


ID
695320
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma economia cuja demanda por investimentos é inelástica à taxa de juros e em que haja desemprego involuntário de mão de obra. Neste caso,

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA A

    Realizando uma POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA (aumento dos gastos ou redução dos tributos) ela irá aumentar a demanda agregada.


    Para os Clássicos eles determinam que geraria um Efeito Crowding-Out.  Porém para Keneysianismo afirma que a Demanda Efetiva é que determina o nível do produto.
  • Quando a demanda por investimentos é inelástica à taxa de juros a política fiscal é eficaz.
  • Quando a curva IS é inelástica à taxa de juros, temos um caso que se assemelha com o Modelo Keynesiano Simples. Neste, somente a política fiscal é eficaz para aumentar a renda. Contudo, a questão não diz que a curva IS é TOTALMENTE inelástica à taxa de juros. Desta forma, a alternativa "mais correta" é a Letra A, contudo, a Letra E também estaria certa, por imprecisão técnica do avaliador. Contudo, ponderando entre as duas, é fácil optar por responder a Letra A.

     

    Resposta: Letra A

  • Note inicialmente que as alternativas D e E não fazem qualquer sentido aqui.

    O que a questão pede, na verdade, é qual política é, de fato, eficiente para elevar o emprego e a renda.

    Pois bem: se temos uma demanda por investimentos inelástica à taxa de juros, temos uma curva IS muito inclinada.

    E quando isso ocorre, a política monetária é pouco eficiente porque, ao reduzir os juros, ela pouco afeta o investimento e, por consequência, a renda.

    Logo, a melhor forma de expandir a renda é via política fiscal.

    Note como, no limite, com um investimento totalmente insensível aos juros, temos uma IS vertical e, portanto, política monetária sem potência para afetar a renda.

    Resposta: A