SóProvas


ID
695323
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o equilíbrio no mercado monetário, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA E

    Pelo motivo portifólio, no fato em que não está redendo o suficiente (menor taxa de juros), leva o indivíduo a preferir (demandar) a liquidez da moeda.
  • Alguém poderia comentar as outras alternativas...

    obrigada!

    Bons estudos!
  • Alternativa E
    a)A demanda por moeda é função crescente da proporção do papel moeda mantido em poder do público.  Incorreta. A demanda por moeda é função crescente da renda, e decrescente dos juros. Ou seja, geralmente, dizemos que a demanda por moeda depende destas duas variáveis: renda e juros. Não depende, portanto, da proporção do papel moeda mantido em poder do público.

    b) Oferta e demanda de moeda somente se igualam quando o multiplicador da base monetária corresponde ao inverso da taxa de reservas compulsórias dos bancos comerciais. Incorreta. Assertiva absurda (é até difícil de comentar! ).

    c) A oferta monetária tem relação negativa com a taxa de juros, visto que quanto menor a taxa de juros, mais títulos públicos são ofertados pelo Tesouro Nacional e mais meios de pagamentos se encontram à disposição do público. Incorreta. A assertiva está errada em seu início, pois é a demanda monetária (não é a oferta) que possui relação inversa com a taxa de juros.
     
    d) O mercado monetário se encontra em equilíbrio sempre que a totalidade da base monetária se encontra em poder do público e destinada a suprir suas necessidades de transação. Incorreta. A base monetária é igual a:
    BM = PMPP + Reservas bancárias
    Desta forma, uma parte da base monetária se encontra em poder do sistema bancário e não totalmente em poder do público como afirma a assertiva.

    e) Quanto menor a taxa de juros, maior a demanda por moeda, visto que a taxa de juros representa um custo de oportunidade de manter o dinheiro fora do mercado financeiro. Correta. A demanda por moeda possui relação inversa com a taxa de juros, devido ao motivo especulação, ressaltado por Keynes.

    No mais, quanto menor a taxa de juros, maior será a oferta de títulos públicos (pois será interessante para o governo emitir títulos, se os juros que ele tiver que pagar estiverem baratos). No entanto, quanto maior a oferta de títulos, menor tenderá a ser a quantidade de meios de pagamento, já que a venda de títulos públicos reduz a quantidade de M1 na economia.
    Comentários prof. Heber Carvalho - EVP
  • L(r,y) = Ms 

    A demanda por moeda (L) é função inversa da taxa de juros (r) e direta da renda (y), que define a oferta de moeda. 

    Principio da preferência por liquidez: a taxa de juros é o custo de oportunidade de se ter liquidez.

  • a) É isso! Explicação perfeita para a relação entre demanda por moeda e juros. A relação é inversa porque quanto maior for a taxa de juros, maior será o prêmio pago a quem abre mão de liquidez (moeda) para obter títulos que pagam esses juros.

    b) Isso não faz sentido. O papel moeda em poder do público já seria a própria moeda demandada.

    c) Errado! Oferta e demanda por moeda se igualam qualquer que seja o multiplicador. A diferença se dará na taxa de juros que equilibra oferta e demanda.

    d) Que “salada” fez a banca aqui! Mas nada a ver. A oferta de moeda é exógena, ou seja, é determinada pelo Banco Central.

    e) Se a totalidade da base monetária está em poder do público, significa que os bancos não possuem qualquer reserva, o que é impensável, claro. Além disso, sabemos que o equilíbrio do mercado monetário se dá simplesmente com a igualdade entre oferta e demanda por moeda.

    Resposta: E