SóProvas


ID
695335
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as seguintes afirmações:

I. A Curva de Phillips expressa uma relação positiva de longo prazo entre inflação e desemprego, a qual decorre da falta de inovação tecnológica nas economias subdesenvolvidas.

II. A rigidez de salários nominais é uma das hipóteses adotadas na construção do modelo de oferta agregada de curto prazo cuja inclinação é positiva.

III. Se considerarmos uma economia com curva de oferta agregada perfeitamente elástica em relação ao nível de preços, uma elevação dos gastos do governo não alterará o nível geral de preços.

IV. Se a oferta agregada de uma economia tem elasticidade positiva e finita em relação ao nível de preços, as políticas fiscal e monetária são ineficientes para elevar o produto de curto prazo da economia caso haja desemprego involuntário de mão de obra.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Comentário do Prof. Heber Carvalho:
    " I. Incorreta. A curva de Phillips mostra uma relação negativa entre inflação e desemprego (e ponto final).
    II. Correta. A rigidez de preços e salários é condição necessária para supormos a inclinação positiva da curva de oferta agregada. Na hipótese de preços e salários flexíveis, temos uma curva de oferta agregada vertical.
    III. Correta. Uma curva de oferta agregada perfeitamente elástica aos preços significa uma curva horizontal. Se o governo aumenta os gastos públicos, devemos deslocar a curva de demanda agregada para a direita e para cima. Como a curva OA é horizontal, haverá aumento da renda, mas não haverá alteração dos preços.
    IV. Incorreta. Se a oferta agregada é elástica, isto significa que a curva será positivamente inclinada (ou seja, nada de mais!). Políticas fiscais e monetárias são eficientes para elevar o produto e reduzir o desemprego involuntário. O caso em que tais políticas são ineficientes é aquele em que a curva de oferta agregada é completamente inelástica (ou zero) em relação ao nível de preços."