SóProvas


ID
695365
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A estratificação da amostra pode ser útil quando

Alternativas
Comentários
  • Estratificação
    1.  A eficiência da auditoria pode ser  melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares. O objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem.
    2.  Na execução dos testes de detalhes, a população é geralmente estratificada por valor monetário. Isso permite que o trabalho maior de auditoria possa ser direcionado para os itens de valor maior, uma vez que esses itens podem conter maior potencial de distorção em termos de superavaliação. Da mesma forma, a população pode ser estratificada de acordo com uma característica específica  que indica maior risco de distorção como, por exemplo, no teste da provisão para créditos de liquidação duvidosa na avaliação do contas a receber, os saldos podem ser estratificados por idade.
    3.  Os resultados dos procedimentos de auditoria aplicados a uma amostra de itens dentro de um estrato só podem ser projetados para os itens que compõem esse estrato. Para concluir sobre toda a população, o auditor precisa considerar o risco de distorção relevante em relação a quaisquer outros  estratos que componham toda a população. 
    Por exemplo, 20% dos itens em uma população podem compor 90% do saldo de uma conta. O auditor pode decidir examinar uma amostra desses itens. O auditor avalia os resultados dessa amostra e chega a uma conclusão sobre 90% do saldo de uma conta separadamente dos 10% remanescentes (nos quais outra amostra ou outros meios de reunir evidências de auditoria serão usados ou que possam ser considerados não 
    relevantes).
    4.  Se uma classe de operações ou o saldo de uma conta tiver sido dividido em estratos, a distorção é projetada para cada estrato separadamente. As distorções projetadas para cada estrato são, então, combinadas na consideração do possível efeito das distorções no total das classes de operações ou do saldo da conta.
    NBC TA 530
     
  • De acordo com a NBC TA 530, temos que:"Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes".Além disso, temos no item 1 do apêndice 1 da NBC TA 530:"A eficiência da auditoria pode ser melhorada se o auditor estratificar a população dividindo-a em subpopulações distintas que tenham características similares. O objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem."Sendo assim, podemos concluir que a utilização do processo de estratificação não tem relação com o tamanho da amostra, ou com o seu erro esperado (o que torna as alternativas C, D e E). Na verdade, este processo permite a redução do tamanho da amostra sem aumentar o risco de amostragem, que é risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria. Isso é possível graças a redução da variabilidade dos itens de cada estrato.O erro esperado (distorção esperada) tem relação direta com o tamanho da amostra, ou seja, "quanto maior for o valor da distorção que o auditor espera encontrar na população, maior deve ser o tamanho da amostra para se fazer uma estimativa razoável do valor real de distorção na população", como afirma o apêndice 3 da NBC TA 530. Saliento novamente que essa distorção esperada não influência o auditor na decisão de utilizar ou não a estratificação.Portanto, fica mais do que claro que a utilização (ou seja, verificar quando "pode ser útil") da estratificação depende da variabilidade (ou seja, se os itens são heterogêneos) já que o seu objetivo é "reduzir a variabilidade dos itens," o que torna a alternativa B errada e permite concluir com tranquilidade que a alternativa A está correta e é o gabarito da questão.
  • Resposta mais certa A.

    Resposta correta: Todas, exceto talvez a C a depender daquilo que é considerado "pequeno".

     

  • Estratificação

    - dividir uma população em subpopulações com características semelhantes entre si (ex do enunciado: grande amplitude de valores --> 1-100, 101-200, 201-300, etc.)

     

  • Gabarito: A

    Quando a população é bastante heterogênea, ou seja, há uma grande amplitude nos valores dos itens a serem selecionados, é conveniente realizar o processo de estratificação.

    Vale lembrar que o objetivo de estratificar é justamente criar grupos mais homogêneos que a população inteira.

    Prof. Thiago Cardoso - Gran Cursos Online

  • Letra A: segundo a NBC TA 530 estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características semelhantes (geralmente valor monetário).

    Mas adiante, a NBC indica que o objetivo da estratificação é o de reduzir a variabilidade dos itens de cada estrato e, portanto, permitir que o tamanho da amostra seja reduzido sem aumentar o risco de amostragem. A alternativa “A” indica que há grande amplitude de valores, o que indica que estratificar essa amostra por classes de valores poderia ser útil para tornar a amostragem mais eficiente.

    Letra B: se os dados são lineares, não seria necessário estratificar para melhorar a eficiência. Se são lineares, estariam todos no mesmo estrato; não faz sentido estratificar.

    Letra C: Se há poucos itens, talvez não faça sentido nem realizar amostragem, tampouco amostragem com estratificação.

    Letra D: não existe regra sobre a quantidade a partir da qual é indicada a amostragem. Isso é questão de julgamento do auditor.

    Letra E: da mesma forma que a letra D, não há regras pré-definidas nesse sentido.

    Resposta A