-
(A) - ERRADA porque O IPTU será classificado, observado o regime de competência (Resolução CFC n° 750/1993, art. 9°):
a) como despesa operacional, se o imóvel for utilizado nas áreas administrativas e de vendas;
b) como custo de produção, se o imóvel for utilizado na produção de bens, isto é, o IPTU de uma fábrica;
c) como custo dos serviços prestados, se o imóvel for utilizado para a prestação de serviços.
Se o imóvel estiver sendo utilizado para a prestação de serviços, para a fabricação de um produto e para outras atividades operacionais, será necessário que o valor do IPTU seja registrado proporcionalmente em relação à área do imóvel ocupada para cada setor da empresa.
(B) - ERRADA, pois de acordo com o CPC Nº 08, 5. Os custos de transação incorridos na captação de recursos por intermédio da emissão de títulos patrimoniais devem ser contabilizados, de forma destacada, em conta redutora de patrimônio líquido, deduzidos os eventuais efeitos fiscais, e os prêmios recebidos devem ser reconhecidos em conta de reserva de capital.
Sendo que título patrimonial é qualquer contrato (ou título ou valor mobiliário) que evidencie um interesse residual nos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos. Como exemplo, citam-se ações, bônus de subscrição, etc.
(C) - ERRADA, porque para as empresas que possuem saídas tributadas, o IPI nunca é despesa, custo ou receita, tanto que nem ao menos é considerado como imposto incidente sobre vendas, sendo mero ativo (por compras) e passivo (por vendas), pelo qual o diferencial deverá ser recolhido e caso isto não ocorra, será considerado crime de apropriação indébita.
Como forma alternativa, pode-se registrar a receita pelo valor total cobrado do cliente numa conta com o título de “Faturamento Bruto”, e em seguida debitar o IPI uma conta de resultado, sob o título de “IPI Faturado”. Assim, a qualquer momento pode ser demonstrado contabilmente o valor da receita bruta segundo o conceito fiscal, que corresponde à diferença entre o saldo credor da conta “Faturamento Bruto” e o saldo devedor da conta “IPI Faturado”.
-
a) o Imposto Predial e Territorial Urbano é classificado como Despesas Financeiras.- ERRADO As despesas financeiras representam, como o próprio nome diz, despesas com operações de natureza financeira. A despesa de IPTU é uma despesa de natureza tributária, que deverá de registrado como "despesas operacionais gerais" na DRE. b) os custos de transação da emissão de ações subscritas e integralizadas reduzem o resultado do exercício.- ERRADO Os custos de transição devem ser registrados como "encargos a transcorrer", conta redutora de passivo. Dessa forma, por não ser conta de resultado, não reduz o resultado do exercício. c) o Imposto sobre Produtos Industrializados é classificado como Despesas com Vendas.- ERRADO As despesas de venda são aquelas relacionadas ao setor comercial da empresa. É o caso de salários e comissões de vendedores, gastos com manutenção de veículos destinados ao transporte de mercadorias etc. Despesas com tributos são classificadas como "despesas operacionais gerais" na DRE. d) o valor da receita bruta corresponde à entrada de caixa referente às vendas da empresa no período.- ERRADO De acordo com o Regime de competência uma receita é caracterizada como tal, independentemente do recebimento. Assim, não apenas as entradas em caixa são consideradas receita bruta de venda, mas também as entradas na conta Banco Conta Movimento e a conta Cliente, correspondente aos créditos de vendas à prazo. e) o custo dos produtos vendidos contém o valor da depreciação de máquinas da fábrica alocado à produção vendida no período.- CORRETO A depreciação de máquinas é considerada como custo fixo indireto de uma produção, por isso, é possível que seja registrada na DRE como CPV do período.
-
Comentário sobre a Letra c) O Imposto sobre Produtos Industrializados é classificado como Despesas com Vendas: O IPI não é dedução da receita bruta (muito menos despesa), por ser um imposto calculado por fora (não incluído na receita bruta). No entanto, pode ser dedução do faturamento bruto. Gabarito: ERRADO. Fonte: (Ferreira, 2013, p. 897.)
-
Letra e) O custo dos produtos vendidos contém o valor da depreciação de máquinas da fábrica alocado à produção vendida no período:
A depreciação é um custo fixo indireto de uma produção, sendo apropriado aos produtos mediante rateio.
Seu registro dá-se na DRE como CPV do período.
-
(C) os custos de transação da emissão de ações subscritas e integralizadas reduzem o resultado do exercício.
ERRADA. Segundo o Pronunciamento Contábil − CPC 08:
5. Os custos de transação incorridos na captação de recursos por intermédio da emissão de títulos patrimoniais devem ser contabilizados, de forma destacada, em conta redutora de patrimônio líquido, deduzidos os eventuais efeitos fiscais, e os prêmios recebidos devem ser reconhecidos em conta de reserva de capital.