SóProvas


ID
695770
Banca
FUNIVERSA
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O direito fundamental à nacionalidade é basilar para a definição de cidadão de um Estado. No caso brasileiro, a Constituição Federal elenca dispositivos a respeito do tema. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.

Alternativas
Comentários
  • A título de curiosidade, o item correto "a", se relaciona ao Ronaldo (filho do Ronaldinho fenômeno) nascido na Itália. Inicialmente ele era apátrida, mas uma medida provisória resolveu isso, e ele é Brasileiro. Pois só é Italiano filhos de Italianos (jus sanguinis). Já o Brasil adota os 2 modelos jus soli e jus sanguinis. E atualmente nos casos de jus sanguinis, somente após 18 anos ele pode se manifestar ter nacionalidade Brasileiro ou não. Respeitando os requisitos. (corrija-me se eu estiver errado, pfv.)

  • LETRA A: Estando qualquer um dos pais a serviço da RFB no exterior, o filho será OBRIGATORIAMENTE brasileiro. 

    OBS: Se os pais NÂO estiverem a serviço da RFB no exterior, a nacionalidade poderá ser adquirida a qualquer momento se os pais o registrar em repartição brasileira competente OU se o nascido no estrangeiro APÓS SER MAIOR e APÓS TER RESIDENCIA FIXA NO BRASIL optar por ser brsileiro.

    "Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;"

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

  • Para quem errou, marcando a letra E... 

    O erro está em: "... desde que o agente tenha sido designado pelos órgãos do governo brasileiro." A serviço significa a serviço do governo brasileiro, abrangendo qualquer serviço público prestado não só pelos órgãos, mas também pelas entidades da Administração Direta ou Indireta da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. 

    Fonte: Direito Constitucional - Emerson Bruno e Marcelle Machado Editora Atualizar


  • Questão meio pesada para o cargo de agente de trânsito 

  • Questão foda! Pesada!

  • Se essa pergunta está difícil, imagine a de Delegado.

    Concurso para agente de trânsito do DF. Vencimento: R$ 5.485,24

  • credo, a de Delegado deve ser escrita em japones. impossivel fazer mais dificil

  • De fato a resposta mais objetiva é a opção A.

    Será que alguém consegue me tirar uma dúvida?


    O critério do jus sanguinis também abrange os:


    Art. 12, I, c. "os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;"


    ??????




  • Sobre a alternativa C:


    “Não há incompatibilidade absoluta entre o instituto do asilo político e o da extradição passiva, na exata medida em que o STF não está vinculado ao juízo formulado pelo Poder Executivo na concessão administrativa daquele benefício regido pelo Direito das Gentes. Disso decorre que a condição jurídica de asilado político não suprime, só por si, a possibilidade de o Estado brasileiro conceder, presentes e satisfeitas as condições constitucionais e legais que a autorizam, a extradição que lhe haja sido requerida. O estrangeiro asilado no Brasil só não será passível de extradição quando o fato ensejador do pedido assumir a qualificação de crime político ou de opinião ou as circunstâncias subjacentes à ação do Estado requerente demonstrarem a configuração de inaceitável extradição política disfarçada.” (Ext 524, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 31-10-1989, Plenário, DJ de 8-3-1991.)

  • Anotações de aula - Flávia Bahia:


    Nacionalidade X Cidadania

    A CF/88 faz diferença entre o nacional e o cidadão, nem todo brasileiro é cidadão, porquanto o conceito está associado ao gozo de direitos políticos, mas, em regra, todo cidadão é, antes, nacional. É como se a nacionalidade fosse o antecedente lógico da cidadania. Assim, pode se dizer que a nacionalidade é o vínculo civil e a cidadania o político. O artigo 12, §1º da CF prevê a figura do português equiparado, os portugueses com residência no Brasil, a quem são atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro. Uma vez adquirida essa equiparação, será possível pleitear título de eleitor. 

    Conceitos relacionados:

    a. Apátrida ou Heimatlos – é o sujeito sem nacionalidade. Nessa situação ocorre um conflito negativo de nacionalidade.

    b. Polipátrida – é o indivíduo que possui mais de uma nacionalidade. Nessa situação ocorre um conflito positivo de nacionalidade.

    Nacionalidade Originária, Atribuída ou Primária:

    Jus Soli (CF, art 12, I, a) - considera brasileiro NATO, independentemente da origem dos ascendentes ou de quaisquer outros requisitos, o nascido em território nacional.

    Jus Sanguinis + critério funcional (CF, art. 12, I, b) - considera brasileiro NATO o indivíduo nascido no estrangeiro, mas filho de pai brasileiro ou mãe brasileira a serviço (público) da República Federativa do Brasil (U/E/DF/M).

    Jus Sanguinis + registro (CF, art. 12, I, c) - considera brasileiro NATO o indivíduo nascido no estrangeiro filho de pai brasileiro ou mãe brasileira que seja registrado na repartição brasileira competente.

    Jus Sanguinis + opção + c. residencial (CF, art. 12, I, c) - considera brasileiro NATO o indivíduo nascido no estrangeiro filho de pai brasileiro ou mãe brasileira que NÃO TENHA SIDO REGISTRADO na repartição brasileira competente, mas que venha a RESIDIR NO BRASIL. Em virtude do caráter personalíssimo desta opção, só pode ser manifestada aos 18 anos[i], podendo, contudo, adquirir a nacionalidade provisória enquanto menor.

    Adoção

    (continua)
  • Nacionalidade Adquirida (por ato de vontade), Derivada ou Secundária - É requerida pelo processo de naturalização.

    Expressa:

    Extraordinária – além do requerimento do interessado exige-se 15 anos de residência ininterrupta e ausência de condenação penal (transitada em julgado). O cumprimento destes requisitos faz surgir direito público à naturalização.

    Ordinária:

    Dos Países de Língua Portuguesa – requisitos: residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral. Não é direito público subjetivo, mas ato discricionário de soberania nacional.

    Prevista no art. 112 e 115 do Estatuto do Estrangeiro, que estabelecem condições gerais e específicas.

  • a) Entre outros requisitos, para a caracterização de brasileiro nato, é adotado o critério do jus soli (direito do solo) a uma criança, nascida no Brasil, de pais estrangeiros, não estando estes a serviço de seu país. Já o critério jus sanguinis (direito do sangue) é aplicado ao filho nascido no exterior, de mãe ou pai brasileiro, desde que qualquer um deles esteja a serviço do Brasil.

    "Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;"

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

    >>>A expressão na alternativa  a) "a serviço do Brasil" não tornaria a questão errada ou passível de anulação, sendo que na CF/88 está expressamente "a serviço da República Federativa do Brasil".

    >>>Errei a questão por esse entendimento.

  • A questão não é pesada, só é mal feita. Quando tentam dificultar, só enfeiam a questão.

    Após a recente emenda constitucional que estabeleceu a reforma do Poder Judiciário

    A prova foi em 2012, a EC45 é de 2004. 8 anos é recente para eles kkk

  • a letra D: transferiu-se a competência para homologação de sentença estrangeira e concessão de exequatur em carta rogatória do STF para o STJ. E não o exame da legalidade das extradições. Acho que é isso !

  • Questão Padrão da  "CESPE", RsRs

  • A resposta está incompleta. Hora aceita, hora não aceita, assim fica difícil.