SóProvas


ID
696175
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A noção de propriedade privada foi essencial para a formação da família, pois a partir do sistema patriarcal, os homens e as mulheres teriam papéis definidos na sociedade. Esses papéis remetem-se a centralidade do poder no homem

Alternativas
Comentários
  • Não caberia para essa questão tanto a resposta A, quanto  B?

    Alguém poderia me explicar o pq do gabarito ser A!
  • Carlos _ Eduardo também fiquei com essa dúvida, mas depois de pensar sobre a questão cheguei a conclusão pura e simples que se trata de um caso de machismo rsrsrsrsrsrs.  A questão enfatiza o sistema PATRIARCAL, centralizada na pessoa do homem. O homem por si só já deseja uma mulher fiel e casta. 

  • Questão ridicula. 

  • Castidade refere-se a abstinência de relações sexuais; é a qualidade de ser casto1 , perante normas sociais, religiosas ou pessoais. Nas religiões abraâmicas, a castidade é uma das regras para manter-se ao lado de Deus. Nas religiões e crenças orientais, como o budismo, a castidade é vista como o caminho para atingir a libertação ouiluminação dos sofrimentos e decepções humanas.

    que questão ridícula, como que uma porcaria de questão dessa é cobrada em um concurso, uma mulher casada deve ser casta? nunca ter relações sexuais com seu marido? questão tendenciosa demais

  • pois eh...fiquei na duvida, pq nao poderia ser a alternativa B tbm

  • FCC polemizando... rsrsrs, concordo com todos os colegas.

     

    Raquel Dias, o raciocínio é mais ou menos  por aí.

     

    É, sobretudo com Friedrich Engels, em sua obra “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado” de 1884, que a centralidade da família patriarcal figura no homem, “chefe da sociedade conjugal”, titular legal da família, administrador dos bens do casal e mesmo os particulares de sua esposa, o direito de fixar ou mudar a família de domicílio. O homem era o mediador entre o público (as relações na sociedade, a política, o trabalho, os negócios, etc.) e o privado (a (s) mulher (es), os filhos, a casa e etc.).

    Quanto à mulher legítima, exige-se dela que tolere tudo isso e, por sua vez, guarde uma castidade e uma fidelidade conjugal rigorosas. A “castidade” era o meio pelo qual a mulher assegurava-se, como libertação, pelo direito ao matrimônio, temporário ou definitivo, com um só homem.

     

    Graças a Deus que não nasci nesta época, senão seria revolucionária... rsrsrsr

     

    RESPOSTA LETRA "A"

  • Também achei a questão mal elaborada. Bem, vou falar aqui de forma mais geral sobre o que pensei sobre a questão, não tenho uma fonte especifica e também fiquei entre duas respostas, como a maioria dos colegas.Tanto Gilberto Freire como Sérgio Buarque de Holanda colocam como características da família patriarcal a grande parentela, sistema hierárquico, autoridade paterna prevalecente, monogamia e indissolubilidade do casamento. O patriarca é o responsável por cuidar dos negócios, defender a honra da família, exercendo autoridade sobre seus parentes e todos dependentes que estivessem sob sua influência. Como no sistema patriarcal desenvolveu-se o costume da primogenitura, em que o filho mais velho herdava todas as terras do pai, toma grande importância a monogamia.Lembro de ter lido há algum tempinho atrás (rs) Mássimo Canevacci, "A dialética da Família", onde fala da família monogâmica. Era fundamental a garantia de que o filho fosse do patriarca, por isso a mulher deveria ser casta antes do casamento e fiel após o casamento, garantindo a hereditariedade no direito à propriedade privada . O casamento, a monogamia nasce a partir da concentração de riqueza e poder do patriarca e do desejo de transmitir essas mesmas riquezas através da herança ao seus filhos,ou seja, a propriedade privada. Por essa lógica, a libertação sexual da mulher acabaria com a propriedade privada (rs)... Mas, como disse Engels, é necessário suprimir ocapitalismo...já estamos dando alguns passos, mulherada está na luta!!!!! rs

  • Eu achei o Homem como chefe da familia mais completa do que apenas responsavel financeiro e o papel da mulher como a fidelidade e castidade exeplifica bem oque a sociedade patriarcalista queria impor as mulheres. Cuidar das crianças não julguei tão pejorativo quanto Fidelidade e Castidade isso sim era ideia patriarcalista total , enquanto os homens vão nos puteiros a mulher teria que ficar em casa fazendo trico... Enfim ideias retrogradas e infelizes mas que muitas vezes ainda imperam na sociedade atual. Vide " A Bela Recatada e do Lar" , "Os Bolsonaros" da vida e por ai vai. Infelizmente o Patriarcalismo ainda esta presente na nossa sociedade e dificilmente deixara de existir na sociedade Capialista.

    Bem foi isso que penssei. Bem Rapidão é claro. kkkk

    Força e Fé para nós. Que Jah nos Ilumine e a até a vitória sempre.