SóProvas


ID
69646
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Rogers, na perspectiva centrada no paciente, define a personalidade e a identidade como uma gestalt contínua e aponta que nossa personalidade torna-se visível a nós por meio

Alternativas
Comentários
  • Rogers acredita que a interação com o outro capacita um indivíduo a descobrir, encobrir, experienciar ou encontrar seu Self real de forma direta. Nossa personalidade torna-se visível a nós através do relacionamento com os outros.
  • Sobre seu objeto de estudos, Rogers não o parece centrar no cliente nem no terapeuta, mas no entre. Objeto de estudos de uma Abordagem Centrada na Pessoa não é exatamente o sujeito em terapia (ou os sujeitos), mas a relação terapêutica. Daí, porque, toda a querela a respeito do termo técnica na abordagem. Rogers o contestava, dizendo tratarem-se de atitudes, e não técnicas.

    Fonte: http://www.rogeriana.com/meireles/metodo01.htm  
  • O termo terapia centrada no PACIENTE não está correto quando refere-se a teoria de Rogers já que ele enfatiza o uso do termo CLIENTE ao invés de paciente
  • Para Rogers, a ideia da personalidade é uma gestalt organizada e con.istente e sua significação é suscetível às mudanças em virtude das experiências, aprendizagens, condicionamentos. Rogers considera que a interação com o outro favorece que o indivíduo perceba, encubra, experimente ou encontre seu self real de forma direta. A personalidade torna-se visível a si através do relacionamento com os outros e aceitar-se a si mesmo é um pré-requisito para uma aceitação mais fácil e genuína dos outros assim como ser aceito por outros conduz à aceitação de si próprio.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Personalidade

    --> gestalt organizada e contínua

    --> sujeita a mudanças

    --> torna-se visível através do relacionamento com os outros

  • Do nosso relacionamento com os outros.