SóProvas


ID
696502
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dos diferentes modelos para o ciclo de vida de desenvolvimento de um software é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O modelo em cascata (ciclo de vida clássico), sugere uma abordagem sistematica e sequencial para o desenvolvimento de softwares. Prevê cinco fases: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Implantação.
  • Item por item:
    a)      Falso! O modelo espiral envolve conceitos como iterações e incrementos e faz parte dos modelos evolucionários, que passaram a existir apenas depois dos modelos seqüenciais e incrementais.
    b)      Verdadeiro! No modelo em cascata uma fase depende da outra para começar e quando uma fase termina, não é possível retornar para ela. O modelo é simples pois foi o primeiro a ser criado, não havendo muitos estudos sobre esse assunto naquela época, e faz parte dos modelos seqüenciais.
    c)      Falso! Não existe um software sem requisitos, mesmo que eles já sejam conhecidos, seu gerenciamento deverá ser feito.
    d)      Falso! Fases como Testes e Implantação ocorrem após a implementação.
    e)      Falso! Foi o primeiro modelo a ser desenvolvido, conforme esta descrito na resolução do item b).
  • O modelo cascata é considerado o "avô" de todos os ciclos de vida e esse modelo é estritamente sequencial. (Livro Raul Wazlawick)
  • "b) o modelo em cascata é o menos flexível e mais simples." Creio que essa questão está um tanto redundante, pois, dizer que uma coisa é menos flexível e logo em seguida dizer que é a mais simples, caracteriza um confronto de sentidos.

  • Mas, Michel, é redundância ou confronto de sentidos? A sua declaração que eu entendi como incoerente.

     

    De qualquer forma, não vejo nem como redundância nem como confronto de sentidos dizer que algo é, ao mesmo tempo, menos flexível e mais simples. Na minha opinião, essas características podem ser complementares, sem comprometer a informação ou o sentido do texto.

     

    O modelo em Cascata é o menos flexível porque a etapa seguinte só é iniciada após o término da anterior. E é o mais simples porque não há iterações, prototipação etc. E, apesar de ser um risco muito grande, há apenas uma entrega, ao final do projeto.

  • mas a "fase" especificação de requisitos não pode estar ausente em um modelo? tem que ser uma FASE específica? não pode estar inserida em outras? eu coloquei a c) por isso

  • Leandro, não pode. Não há como fazer um software sem saber o que o cliente quer, "especificação".