SóProvas


ID
696592
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Entre as muitas preocupações que o redator tem para a construção do texto radiofônico, existem duas que resultam em distorções sonoras indesejáveis. Não se concebe, por exemplo, que a notícia radiofônica contenha frases com “ela tinha” ou “Romeu perdeu”. Essas construções indesejáveis correspondem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Correta B
    Cacofonia, cacófato ou cacófaton: é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação do final de uma palavra com o início da seguinte, que ao ser pronunciadas podem dar um sentido ridículo, como: por cada; boca dela; vou-me já; ela tinha; como as concebo; essa fada; aquele guri lá e amigos unidos.
    Rima: é a constante da repetição da última vogal tônica. Exemplo: Romeu perdeu
    Aliteração: é uma figura de linguagem que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas. A aliteração é largamente utilizada em poesias mas também pode ser empregada em prosas, especialmente em frases curtas.
    Bom estudo ;)
  • Gabarito: letra "b". 

    Cacofonia

    A cacofonia aparece quando juntamos duas palavras e o final de uma mais o começo da outra formam uma terceira palavra que não queríamos criar (por exemplo: ela tinha (nos faz imaginar uma "latinha"), boca dela ("cadela") entre outros casos. O mais grave com relação a esse erro é que ele não só distrai o ouvinte como também desconcentra totalmente o locutor. 

    Rima

    A não ser que sejam criadas e usadas propositalmente como em programas de humor, paródias, entre outros, procure evitá-las. Essas distorções configuram graves erros nos textos radiofônicos porque acabam desviando completamente a atenção do ouvinte daquilo que está sendo transmitido. As rimas surgem quando na produção do texto são repetidas palavras com o mesmo prefixo (sílabas iniciais) ou o mesmo sufixo (sílabas finais), ou ainda quando há repetição de palavras (...) Por exemplo: “...os produtos mencionados foram comprados, roubados, trocados ou adulterados”. A única maneira de perceber a rima é através da leitura do texto redigido em voz alta. Caso perceba a incorreção, a solução consiste em substituir alguma das palavras por um sinônimo.  

    http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/educom/Documentos/Midiateca/Conteudo/Formato%20Texto/roteiros.pdf