SóProvas


ID
698278
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na auditoria governamental, os testes que têm por objetivo certificar uma segurança razoável de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e estão sendo cumpridos corretamente são denominados testes

Alternativas
Comentários
  • A banca utilizou a nomenclatura antiga, de acordo com a revogada NBC T 11. Antes, os testes que tinham por objetivo avaliar os controles internos eram denominados TESTES DE OBSERVÂNCIA. Hoje, com a entrada em vigor da NBC TA 200, esses testes passaram a ser denominados de TESTES DE CONTROLE.
  • Os testes de observância, ou exames de aderência, visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
    Os testes de observância ou exames de aderência podem ser divididos em:
    1 - flagrantes - quando os testes de observância dos procedimentos de controles internos são realizados no momento da ocorrência do fato que se deseja comprovar;
    2 - retrospectivos - quando os testes de observância dos procedimentos de controles internos são realizados após a ocorrência do fato que se deseja comprovar.
    Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade.
    Por intermédio dos testes substantivos, o auditor apura se os saldos das contas indicam adequadamente a situação do patrimônio e suas variações, procurando identificar se há contas com saldos subavaliados ou superavaliados.
    Os testes substantivos são divididos em:
    1 - testes de transações e saldos;
    2 - procedimentos de revisão analítica.

    Fonte: AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - RICARDO J. FERREIRA
  • Testes de Observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
    Gabarito: letra C.


    GabaG 
  • Gabarito (C) IN 01-06/04/01
    Seção II - Auditoria / Procedimentos e técnicas, pág-33, Item 8. a)
    a) testes de observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle
    interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
  • a) Procedimentos substantivos: são os procedimentos de auditoria planejados para detectar distorções relevantes no nível de afirmações.

    b) Revisão analítica consiste na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios.

    c) Teste de controle/estes de observância/exames de aderência: procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

    d)  Testes de detalhes  fornecem evidências nas quais o auditor verifica se os fatos contábeis foram adequadamente registrados.

    e)   Inspeção: Envolve o exame de registros ou documentos  internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    Em relação aos testes executados em uma auditoria (observância e substantivos), as questões são simples. Se a análise

    a ser realizada pelo auditor é para verificar os controles internos do órgão auditado, temos uma aplicação dos testes

    de observância. Se estivéssemos buscando verificar a suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo
    sistema contábil, nesse caso estaríamos aplicando os testes substantivos.

     

     

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito