SóProvas


ID
698296
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para reduzir a influência negativa do monopólio estatal sobre a qualidade e presteza dos serviços públicos, as abordagens orientadas pelo paradigma do cliente/cidadão, sugerem, entre outras práticas, a

Alternativas
Comentários
  • Se o enuciado fala em monopólio estatal negativo, então a forma de 'quebrar' tal monopólio seria a privatização. Não entendo o gabarito ser o item C.
  • Eu tb entendi isso, por isso errei a questão
  • A questão fala da "abordagens orientadas pelo paradigma do cliente/cidadão" remontando ao CONSUMERISMO (programa do governo inglês mais importante no sentido de priorizar o consumidor-Citizen’sCharter)

    e tem como estratégias:

    ?Descentralização, com opções caso determinado equipamento social não esteja funcionando a contento.
    ?Incentivo à competição entre as organizações do setor público.
    ?Adoção de um novo modelo contratual para o serviços públicos.
  • Um exemplo seria a premiação de escolas com menos índice de absenteísmo. ou o Hospital com mais crianças vacinadas. Isso é do modelo gerencial imitando o modelo de mercado privado. Gerando uma competição entre os entes públicos de monopólio, tornando os mais competitivos.
  • A estratégia voltada à satisfação dos consumidores foi reforçada pelo governo britânico através da adoção de três medidas que faziam parte de uma estratégia para tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo, superando-se assim o antigo modelo burocrático:

    • Descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, partindo do princípio de quanto mais próximo estiver o serviço público do consumidor, mais fiscalizado pela população ele o será;
    • Competição entre as organizações do setor público;
    • Adoção de um novo modelo contratual para os serviços públicos, com a extensão das relações contratuais no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, o setor privado e o voluntário/não lucrativo, criando uma nova estrutura de pluralismo institucional, contraposta ao antigo modelo de monopólio estatal;

  • Queria saber por que não pode ser DESCONCENTRACÃO, já que este é parecido com "DESCENTRALIZAÇÃO" e ajuda a ir contra o monopólio, quer dizer.. Entendo dessa maneira, mas posso estar equivocado.. Alguém esclarece??..
  • Essa é a questão típica de anulação, pois lembro que o nosso serviço de telefonia era ruim na época que a estatal Telebras (exemplo de monopólio estatal) era a responsável pelo serviço.
    Quando no governo do Fernando Henrique Cardoso começou o processo de desestatização foi que comecou a melhorar o serviço, privatizando determinados serviços, e graças e ele hoje nós temos várias empresas privadas no ramo da telefonia.
    Acredito fielmente que o gabarito correto é a letra D.
  • Quando a spráticas de competição entre as organizações do setor público são implantadas se reduz a influência negativa do monopólio estatal. É simples. Quando há concorrência, há a diminuição (se ñ a total destruição) do monopólio. 
  • nao entendi,pois cliente/consumidor é que  é do consumerism cliente/cidadão é do PSO onde  o foco é mais na cooperaçao entre as agencias
  • Pessoal, para os que acham que a resposta é a Letra D:
    Vamos ler o Art. 175 da CRFB/88 - "Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos."
    Os serviços públicos são, constitucionalmente, de titularidade do Estado. Não pode o Estado afrontar a constituição e transferir a titularidade para a iniciativa privada através da Privatização. O que pode ocorrer é a transferência da execução, que é o que ocorre nos regimes de concessão, em que a titalaridade permanece com o Poder Público.
    Acredito que por isso, a resposta não pode ser a Privatização.


  •  

    Para reduzir a influência negativa do monopólio estatal sobre a qualidade e presteza dos serviços públicos, as abordagens orientadas pelo paradigma do cliente/cidadão, sugerem, entre outras práticas, a 
       a) desconcentração administrativa de atividades de planejamento. => O erro aqui está na desconcentração. Ora, se o problema é o monopólio estatal, a desconcentração não ajuda em nada, porque, nesse caso, a distribuição de competências seria interna (os serviços continuariam no nível central)
     b) imposição de contratos de gestão às empresas públicas. => aqui temos um erro conceitual, pois o contrato de gestão é acordado entre as duas partes. A entidade recebe mais recursos e autonomia gerencial com a contrapartida de cumprir determinados objetivos e metas.   c) competição entre organizações do setor público. => perfeito.  é o ideal do consumerismo (paradigma cliente/cidadão), em que a competição entre as organizações prestadoras de serviço levaria ao aumento da qualidade.  d) privatização de serviços sociais deficitários. => aqui temos outro erro conceitual, pois não há privatização de serviços sociais. O fenômeno que se aplica a essa situação é o da PUBLICIZAÇÃO.
      e) universalização da gestão baseada no mérito. => não resolve  o problema, pois a meritocracia não afeta diretamente a qualidade dos serviços nem a influência negativa do monopólio estatal.   

     

  • Adm Pública na FCC é complicado. Vc pode estudar muito, mas ainda as questões tem certo subjetismo.

    Quando se fala em Monopolio no Serviço Publico não há como ter 'competição entre organizações do setor público'. É um MONOPOLIO = UNICO FORNECEDOR.
    Entendo que para melhorar a qualidade do serviço prestado por Monopólios, o ideal é incentivar a competição através da 'QUEBRA' desse monopolio, porém, a alternativa fala em competição entre organizações do setor publico, caso tenha outro prestador, então não seria caso de MONOPOLIO.

    Marque a letra E, por falta de alternativa, não que concorde com ela.
     

  • GABARITO: C

    A competição entre as organizações públicas é o elemento buscado. Se você acha que é a “universalização da gestão baseada no mérito”, lembre que a burocracia é a mãe da meritocracia, a administração gerencial apenas importa esta visão!
  • Para "acabar" com o monopólio deve-se gerar a competição, ou seja, gerar concorrência. A privatização não acaba com o monopólio, mas simplesmente trasfere a obrigaçao de fazer para uma empresa privada.
  •    O Consumerism uma tendência administrativa que prioriza a efetividade e qualidade dos serviços públicos, considera os cidadãos como clientes e consumidores e incentivam a competição entre as organizações públicas, ao dispensar maior recursos financeiros para a instituição que atinge o padrão de excelência estipulado pelos especialistas. Estabelece um modelo contratual dos serviços públicos descentralizados e de delegação de autoridade. 
  • DISCORDO DO GABARITO. A ALTERNATIVA CORRETA DEVE SER A "D".

  • Competição entre as organizações públicas é um dos princípios do governo empreendedor, portanto, gabarito correto


  • A aplicabilidade do item C é limitada. Gabarito polêmico.


    Em regra, não há como haver competição entre organizações públicas, pois a prestação do serviço é feito de forma monopolistica pelo estado. Existem exceções: o conceito CAPES para universidades e a nota do ENADE que influencia na atratividade das Universidades para atrair bons professores e alunos é uma forma de competição.

  • Um órgão tentando ser melhor que o outro, seus beneficiários só têm a ganhar. Fato!

     

    Gabarito C de Competição.

     

     

    ----

    "A multidão de candidatos é ilusória, o grande desafio é vencer a si mesmo!"

  • Então, apesar de entender o conceito de Consumerism acredito que a questão deveria mesmo ter outro gabarito do que o item C. Isso devido como alguns apontaram não faz sentido a competição quando o fornecedor do serviço é único.

     

    Ex: Fiz uma compra online e vou receber pelos os correios. No site diz de 7 a 10 dias. 15 dias depois o meu pacote chega a minha porta. Então, nesse caso não existe o que fazer já que eu não tenho escolha de como receber esse pacote.

     

    E concordo com o colega acima quando ele disse que :

    Quando se fala em Monopólio no Serviço Publico não há como ter 'competição entre organizações do setor público'. É um MONOPOLIO = UNICO FORNECEDOR.

     

    E eu chego na mesma conclusão que ele. Se eu tenho um setor que é problemático e não tenho como melhorar ele, o melhor que posso fazer é quebrar o monopólio desse serviço.