SóProvas


ID
698458
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão abaixo baseia-se nos
Textos I e II, a seguir.

Texto I

No Pão de Açúcar
De cada dia
Dai-nos Senhor
A Poesia
De cada dia

(Andrade, Oswald. Pau-Brasil. Obras completas de Oswald de Andrade.
São Paulo, Globo, Secretaria de Estado da Cultura, 1990, p. 63)

Texto II

O texto abaixo reproduz algumas afirmativas do Manifes-
to Pau-Brasil
, que Oswald de Andrade, um dos mentores
do movimento modernista brasileiro de 1922, lançou no
Correio da Manhã em 18 de março de 1924.

A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de
ocre nos verdes da Favela, sob o sol cabralino, são fatos esté-
ticos. O carnaval do Rio é o acontecimento religioso da raça.
Pau-Brasil. Wagner submerge ante os cordões de Botafogo.
Bárbaro e nosso. A formação étnica rica.
A poesia Pau-Brasil. Ágil e cândida. Como uma criança.
A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neoló-
gica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos.
Como somos.
Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do
mundo. Ver com olhos livres.
Temos a base dupla e presente - a floresta e a escola. A
raça crédula e dualista e a geometria, a álgebra e a química
logo depois da mamadeira e do chá de erva-doce. Um misto de
"dorme nenê que o bicho vem pegá" e de equações.
Obuses de elevadores, cubos de arranha-céus e a sábia
preguiça solar. A reza. O Carnaval. A energia íntima. O sabiá. A
hospitalidade um pouco sensual, amorosa.


(http://www.lumiarte.com/luardeoutono/oswald/manifpaubr.html
acesso em 11/02/2012)

A afirmativa transcrita do Texto II, cujo sentido se relaciona com os versos do Texto I, é:

Alternativas
Comentários
  • Junto com o gabarito da prova deveria vir a lógica de quem formulou esta questão. Não entendi e também não interpretei dessa maneira.
    se alguém entendeu por favor me explique.
  • No texto I

    No Pão de Açúcar
    De cada dia
    Dai-nos Senhor
    A Poesia
    De cada dia

    O autor pede iluminação para escrever as poesias, ou seja, não há uma formula definida, já que ele está orando para ser iluminado.


    Portanto, a frase do texto II que esta de acordo com o texto I é o da letra B.


  • nao entedi  bulhufas de nada... acertei no chute... questão de louco !!!
  • to tentando entender a resposta dessa questao ate hj!
     

  • No Brasil, os principais artíficios do movimento modernista se colocava contra tudo aquilo que impedisse a criação livre. Oswald defende uma poesia que seja ingênua, mas ingênua no sentido de não ser contaminada por regras preestabelecidas para pensar e fazer arte. Nesse sentido, o texto I traduz o anseio de uma poesia livre, sem "nenhuma fórmula (preestabelecida) para a contemporânea expressão do mundo".
  • Gente, não resta dúvida. O comentário do Diogo foi brilhante, ele descobriu a lógica da questão. E o comentário do Renan complementa, pq o contexto em que os textos estão inseridos ajuda na compreensão da relação que se estabelece entre eles.

  • Fui pelo que pareceia ser mais correto. Quase um chute!!
  • MUITO BOM O COMENTÁRIO DO RENAN.
    OS VERSOS DO PRIMEIRO TEXTO SÃO REALMENTE UMA INOVAÇÃO, PORQUE SÃO FEITOS DENTRO DO PAI NOSSO.
    ISSO É UMA CARACTERÍSTICA DO MODERNISMO BRASILEIRO, TEMA EXPLORADO EM TODAS AS PROVAS DO TRF2.
    EU FIZ UMA ASSOCIAÇÃO MAIS LITERAL E ERREI. ASSOCIEI O "PÃO DE ACUÇAR" (NATUREZA) À "FLORESTA" (NATUREZA) E "POESIA" (LITERATURA) À "ESCOLA" E MARQUEI LETRA C).
    QUANDO A FCC EXPLORA UM TEMA, GERALMENTE ELA BUSCA SEMPRE A MESMA CONCLUSÃO.
    SALVO ENGANO, NA PROVA DE ANALISTA EXECUÇÃO DE MANDADO TB CAIU UMA QUESTÃO CUJA RESPOSTA TINHA RELAÇÃO COM O QUE FALA A ALTERNATIVA B) DESSA QUESTÃO.
  • A alternativa b é a resposta.

    Acredito que isso se deve ao fato de o mundo não se expressar senão em sentido figurado, poético.
    A alternativa diz que não há fórmula para a comtemporânea expressão do mundo, fazendo alusão a cultura dos povos.
    Dessa forma, utilizando a palavra expressão em seu sentido denotativo temos que ela pode ter alguma ligação com a poesia; não de sentido, mas de artifício.
  • Quando ele fala em pão, significa o dia-a-dia, o cotidiano. Simboliza algo que ele possui diariamente, nunca falta. Já com a poesia é diferente, ele não tem no seu dia-a-dia, portanto, ele pede inspiração ao "senhor" para fazer uma poesia, já que não é certeza de ele ter.

    "B"
  • As questões de interpretação da FCC são muito consistentes ! Daqui a pouco, vão exigir que agarremos fumaça com a mão.
  • O manifesto Pau-Brasil publicado em 1924 por Oswald de Andrade caracterizava-se
    exatamente como um movimento de vanguarda que objetivava a quebra dos padrões de arte
    vindos da Europa. Clamava por uma poezia original e espontânea repleta de segmentos 
    nacionais que beiravam o carater primitivista da cultura brasileira. Utilizando-se da descrição
    do cenários brasileiros, buscava a criação de uma arte diferenciada que poderia ganhar o mundo,
    assim como o fez o Pau-brasil. Acredito que  a relação do Texto I com o fragmento do Texto II é a que
    consta na LETRA B exatemtente pelo princípio da originalidade e liberdade de criação nacional.
    No "Pão de Açucar" (Brasil) "Dai-nos senhor a poesias de cada dia" (originalidade). "Nenhuma fórmula
    para a contemporânea expressão do mundo. Ver com olhos livres." (quebra dos padrões europeus).

    Bons estudos!!
  • Linda questão

    O autor estava querendo dizer que sua inspiração vinha de coisas naturais, fatos do cotidiano; a sua inspiração viria sobretudo pela "ativação" dos sentidos: visão, audição, tato..., Não há nenhuma fórmula especial ou secreta, apenas a sua forma poética de interpretar e descrever o mundo e a vida.

    Quem nunca escreveu algo em uma rede social logo depois de ouvir uma música ou assistir a um filme? 


    Rumo à aprovação!

    Atualizando....
    Refiz a questão após alguns meses:

    Reafirmo a perfeição dessa questão, pois o texto I expressa um desejo: Que a inspiração seja dada a cada dia, de forma natural, de acordo com as vivências e as experiências naturais do poeta. Realmente não há nenhum fórmula secreta para a contemporanea expressão do mundo.
  • Alguém mais teve a impressão de que era preciso conhecer o fundamento do movimento artístico em que se baseava a obra de Oswald de Andrade?
    AI FICA DIFÍCIL!
  • Essa questão é igual a questão Q232817. Coloco aqui os comentários mais interessantes, na minha opinião.

    "No Brasil, os principais artíficios do movimento modernista se colocava contra tudo aquilo que impedisse a criação livre. Oswald defende uma poesia que seja ingênua, mas ingênua no sentido de não ser contaminada por regras preestabelecidas para pensar e fazer arte. Nesse sentido, o texto I traduz o anseio de uma poesia livre, sem "nenhuma fórmula (preestabelecida) para a contemporânea expressão do mundo". "


    No texto I:

    " Quando ele fala em pão, significa o dia-a-dia, o cotidiano. Simboliza algo que ele possui diariamente, nunca falta. Já com a poesia é diferente, ele não tem no seu dia-a-dia, portanto, ele pede inspiração ao "senhor" para fazer uma poesia, já que não é certeza de ele ter. "

    " O autor estava querendo dizer que sua inspiração vinha de coisas naturais, fatos do cotidiano; a sua inspiração viria sobretudo pela "ativação" dos sentidos: visão, audição, tato..., Não há nenhuma fórmula especial ou secreta, apenas a sua forma poética de interpretar e descrever o mundo e a vida. "

    " O texto I expressa um desejo: Que a inspiração seja dada a cada dia, de forma natural, de acordo com as vivências e as experiências naturais do poeta. Realmente não há nenhum fórmula secreta para a contemporanea expressão do mundo. "
  • Estou a 3 anos estudando para concurso . Após 20 minutos, não consegui resolver... No chute por eliminação, fui na A.... KKKK . (acho que preciso de mais 5 anos para resolver uma questão desta)

  • Só viajaaando muito pra acertar essa questão.

  • Tem que ter fumado muita maconha para acertar essa questao...MEU DEUS!


  • Que maluquice esta questão kkkkkk

  • "Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo."  Em seguida, o autor completa com "Ver com olhos livres.".

     

    Ou seja, ele preza por uma poesia limpa, sem regras, sem fórmula, que pode ser vista em "qualquer canto". Pode-se ver poesia nos casebres, na favela, etc.; no caso do texto I, o autor se refere ao Pão de Açucar como uma dessas inspirações para a poesia livre. Você pode olhar para cima, ver o Pão de Açucar e tcharãã... Poesia.

     

    Não sei se consegui explicar direito, mas tentei kkkk

    Bons estudos!!!

  • Pode isso Arnaldo!?

  • Estudando aqui para o TRF4 2019. Essa foi uma das piores questões de interpretação que já vi da FCC. Só por Deus!

  • tipo de questão que você grita: misericórdia senhor!!

  • Desculpa gente, mas não tem malabarismo hermenêutico POSSÍVEL pra entender essa questão kkkkkkkkkk

    A alternativa menos errada (na minha humilde opinião) seria a D: ''... a álgebra e a química logo depois da mamadeira e do chá de erva-doce.'', já que o autor faz associação entre algo acadêmico depois de uma comida, que é um fato cotidiano. Ele faz o mesmo no texto 1:

    No Pão de Açúcar

    De cada dia (fato cotidiano)

    Dai-nos Senhor

    A Poesia (elemento acadêmico)

    De cada dia

    Enfim... Esse gabarito é inaceitável

  • Quando se usa o "nenhuma" esta limitando o sentido da interpretação assim como em " de cada dia".

  • A poesia clássica apresenta rigidez de estrutura ao passo que a " Geração de 30" rompeu essa tradição e privilegiou liberdade formal e a experimentação estética. É o que se verifica no texto I. Porém, não é preciso saber das características do modernismo para acertar a questão; basta "bater o olho" na estrutura da poesia e notar que os versos estão fragmentados. A única assertiva que vai ao encontro disso é a assertiva "B".

    Gabarito, letra B.