SóProvas


ID
698779
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A estrutura latente dos grupos, na concepção de Moreno, não é apenas uma distribuição de afetos dentro do grupo. É uma realidade afetiva e cognoscitiva, pois representa para cada membro do grupo as formas como: vivem o grupo e seus membros; vive sua própria situação dentro do grupo; percebe os outros e a distância social que experimenta em relação a eles e como é

Alternativas
Comentários
  • Jacob L. Moreno foi um dos iniciadores do trabalho de grupo. A estrutura latente dos grupos, na concepção de Moreno, representa para cada membro do grupo:
    A forma como vivem o grupo e seus membros; A forma como vive sua própria situação dentro do grupo; A forma como percebe os outros e a distância social que experimenta em relação a eles; A forma como é percebido pelos outros. A organização das relações vividas é uma expressão de afetividade de suas formas e de colocação no grupo e das representações (percepção e conhecimento) que cada participante tem do grupo e dos outros. A atividade global do grupo – seus objetivos, seus programas e suas esperanças – influi na forma com que os membros do grupo se apercebem entre si, se aliam ou se excluem. Em relação aos horizontes reais do grupo e às necessidades, devem estar compreendidas a confiança ou a desconfiança, a solidariedade, a estima, a indiferença e o desprezo. Cada um pensa, sente e age em função de múltiplos papéis, no desempenho dos quais a pessoa sente-se congruente ou incongruente.

    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/48193928/5/NOCOES-DE-PSICOLOGIA-SOCIAL6