-
Teoria do Reforço
A teoria do reforço descreve como recompensas ou reforços podem afetar o comportamento. A teoria não lida com estados internos como a motivação. Então, de certa forma, essa é uma teoria não motivacional. Ela explica o comportamento como função de experiências recompensadoras anteriores ou histórico de reforço. O comportamento é visto como uma resposta ao ambiente.
O princípio mais importante da teoria do reforço é a lei do efeito (Thorndike, 1913).
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeiJIAB/artigo-motivacao
-
Corrigindo Wilson, a teoria do reforço é sim uma teoria motivacional. O que toca é que a teoria comportamental possui uma posição contrária ao mentalismo, entrementes continua sendo uma teoria motivacional de fatores intrisicos, e não externos. Apenas muda sua forma de observar o fenômeno.
-
Corrigindo Wilhiano, rs, a teoria do reforço não é propriamente dita uma teoria da motivação. Segundo Robbins "a teoria do reforço ignora as condições internas do indivíduo e concentra-se apenas no que lhe acontece quando realiza uma ação qualquer. Como não leva em conta aquilo que dá origem ao comportamento, ela não é, rigorosamente falando, uma teoria sobre motivação. Mas fornece poderosos meios para analisar aquilo que controla o comportamento e, por isso, é sempre considerada nas discussões sobre motivação". (Robbins, p. 211. 2011)
-
Teoria do Reforço
--> descreve como recompensas ou reforços podem afetar o comportamento
--> não lida com estados internos como a motivação
--> explica o comportamento como função de experiências recompensadoras anteriores ou histórico de reforço
--> o comportamento é visto como uma resposta ao ambiente.
--> o princípio mais importante da teoria do reforço é a lei do efeito