SóProvas


ID
699181
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A conexão entre computadores por meio de internet ou intranet é feita pela utilização de endereços conhecidos como endereços IP. Para que os usuários não precisem utilizar números e sim nomes, como por exemplo www.seuendereco.com.br, servidores especiais são estrategicamente distribuídos e convertem os nomes nos respectivos endereços IP cadastrados. Tais servidores são chamados de servidores

Alternativas
Comentários
  • DNS = converte IP de NÚMEROS PARA TEXTOS ou DE TEXTO PARA NÚMEROS
    O DNS (domain name system) é um protocolo de aplicação que faz a conversão de um nome em um endereço IP
    Um recurso da internet que atualmente, por exemplo um site da Web, pode ser identificado de duas maneiras: pelo seu nome de domínio, por exemplo, “www.wikipedia.org” ou pelo endereço de IP dos equipamento que o hospedam ,por exemplo, 208.80.152.130 é o IP associado ao domínio www.wikipedia.org    .
    Endereços de IP são usados pela camada de rede para determinar a localização física e virtual do equipamento. Nomes de domínio, porém, são mais mnemônicos para o usuário e empresas. É então necessário um mecanismo para traduzir um nome de domínio em um endereço IP. Esta é a principal função do DNS.
  • Primeira vez que vejo esse tal de DDOS cair em prova.... :/

    O que são ataques DoS?

    Os ataques DoS (sigla para Denial of Service), que podem ser interpretados como "Ataques de Negação de Serviços", consistem em tentativas de fazer com que computadores - servidores Web, por exemplo - tenham dificuldade ou mesmo sejam impedidos de executar suas tarefas. Para isso, em vez de "invadir" o computador ou mesmo infectá-lo com malwares, o autor do ataque faz com que a máquina receba tantas requisições que esta chega ao ponto de não conseguir dar conta delas. Em outras palavras, o computador fica tão sobrecarregado que nega serviço.
    Exemplos: ataques aos sites da Receita Federal, da Presidência da República, do Portal Brasil e da Petrobrás. 

  • A) FTP -> File Transfer Protocol, protocolo de transferência de arquivos (nome auto explicativo).
    B) DDOS -> Distributed Denial of Service, ataque distribuido de negação de serviço, vários computadores podem ser recrutados (previamente infectados - chamados de zumbis) para efetuar as tarefas de negação de serviço (geralmente um grande número de requisições ao servidor de hospedagem, podendo causar desde lentidão até queda do domínio atacado).
    C) TCP/IP -> (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controlo de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão), conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede.
    D) HTTP -> Hypertext Transfer Protocol, Protocolo de Transferência de Hipertexto é o protocolo de comunicação que permite textos (hipertextos - links para outras páginas) e imagens nas páginas web.
    A letra "E" já foi bem explicada pelo colega acima.
  • A letra C é o protocolo de controle de transmissões, usados em todas as redes. O http é o protocolo de transferência de páginas html. O FTP é o protocolo de transferência de arquivos. A letra B é um ataque de negação de serviço, que pode ser impetrado por códigos maliciosos e worms, como o ocorrido no começo de fevereiro aos bancos brasileiros (dia 02/02 foi o HSBC, por exemplo).
    O DNS é o Domain Name System, que converte URL para número IP e vice-versa (Reverse DNS). 
  • DNS. Domain Name system. Traduz Ip address para binary count system, interpretados por servers
  • Fiquem atentos nas questões repetidas da FCC.. caiu uma questão quase idêntica a essa no TRT/SP cargo TJAA

  • Mais fácil impossivel.

  • DNS - Sistema de Nome de Dominio

    LETRA ''e''

  • humildade sempre. Nao se deve subestimar uma questao.


  • A alternativa correta é a letra E, pois, o endereço IP é uma identidade ÚNICA do host na rede e é representado por um conjunto de números. Contudo, para a navegação na internet seria muito complicado decorar todos os endereços IP’s dos servidores das páginas WEB que fossem necessárias. Com isso, surgiu o DNS que é um sistema de nomes que tem a função de converter os endereços IP’s em nomes de domínios (como por exemplo, www.globo.com). Portanto, letra E.

  • Por que não pode ser o HTTP?

     

  • Não pode ser Http, pois é protocolo e não servidor.

  • A letra C é o protocolo de controle de transmissões, usados em todas as redes

    . O http é o protocolo de transferência de páginas html.

    O FTP é o protocolo de transferência de arquivos

    A letra B é um ataque de negação de serviço, que pode ser impetrado por códigos maliciosos e worms, como o ocorrido no começo de fevereiro aos bancos brasileiros (dia 02/02 foi o HSBC, por exemplo).

    O DNS é o Domain Name System, que converte URL para número IP e vice-versa (Reverse DNS). 

  • DNS >>> Dar Nome ao Site

  • DNS [domain name system]: protocolo que CONVERTE números de IP para textos (nomes).

    Por exemplo, o que seria mais fácil?

    Digitar o número do IP ---> 208.80.152.130

    Ou digitar o nome ---> www.wikipedia.org

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    É impressionante como isso despenca em prova e sempre perguntando a mesma coisa. A questão trata do DNS. Ele traduz, transforma, resolve um Nome/Domínio (URL) em um Endereço IP e um Endereço IP em um Nome/Domínio (URL).

    Gabarito: Letra E