SóProvas


ID
699583
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Entendem-se por aquíferos as formações geológicas subterrâneas que funcionam como reservatório de águas das chuvas que se infiltram no subsolo. Os aquíferos podem ser subdivididos em porosos, fissurais e cársticos. Assinale a alternativa que melhor caracteriza, respectivamente, os aquíferos porosos, fissurais e cársticos, em termos de rocha hospedeira.

Alternativas
Comentários
  • Na natureza um aquífero pode se comportar como a combinação dessas características, ou seja, pode haver um aquífero que se desenvolveu em rochas carbonáticas cortadas por falhas, fraturas e que estejam brechadas, fazendo com que o  aquífero se comporte como fissural, sendo mais adequado a classificação de aquífero-fissural-cárstico

  • GABARITO: E

    Quanto ao tipo de rocha armazenadora, os aquíferos podem ser:

    Aquíferos Porosos:

    - Esses tipos de aquíferos apresentam espaços vazios de pequenas dimensões (poros), por onde a água circula.

    - Associados com rochas do tipo sedimentares consolidadas, solos arenosos e sedimentos inconsolidados. Representam o grupo de aquíferos mais importantes, devido ao grande volume de água que armazenam e também por serem encontrados em muitas áreas.

    Aquíferos Fraturados ou Fissurados:

    - São caracterizados por possuírem fraturas abertas que acumulam água. Estas fraturas representam o resultado de alguma deformação sofrida por uma rocha quando esta é submetida a esforços tensionais de natureza diversa.

    - Estão associados com rochas do tipo  igneas e metamórficas .

    Aquíferos Cársticos:

    - São formados em rochas carbonáticas. As fraturas presentes neste tipo de aquífero podem atingir dimensões maiores, devido à dissolução do carbono pela água. Assim, podem formar grandes rios subterrâneos.