SóProvas



Questões de Hidrogeologia


ID
550573
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A migração de hidrocarbonetos ocorre

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    A mais importante rocha-fonte de óleo e gás é formada por sedimentos finos, ricos em matéria orgânica, soterrados a uma profundidade mínima de 500m, onde a rocha se comprime, diminuindo sua porosidade e, com a alta temperatura, induz os hidrocarbonetos a migrarem para cima, para um ambiente de menor pressão e maior porosidade. Esse movimento é chamado de MIGRAÇÃO PRIMÁRIA.

    PS: quase marco a alternativa D, feita para confundir! 


ID
699580
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O conceito de ciclo hidrológico está relacionado ao movimento da água nos seus diferentes estados físicos que ocorrem na hidrosfera. Acerca do ciclo hidrológico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (a) A água eliminada pelas plantas pelo processo de evapotranspiração geralmente se dá na forma líquida e depois passa para o estado de vapor com o aumento da temperatura proveniente da irradiação solar.

    (b) O fluxo da água subterrânea geralmente é menor, o que torna a água confinada em aquíferos/aquitardos e aquicludes passível de ser explotada.

    (c) A quantidade de palhada na superfície do terreno não é considerada no cálculo de escoamento superficial.

    (d) A precipitação é maior em regiões tropicais do que nas regiões polares.

    (e) O método do Tanque Classe A é utilizado para medir a evapotranspiração de referência.

  • Erro da alternativa A. Ela descreve a Transpiração e não a Evapotranspiração, que é a soma Evaporação + transpiração

  • - A água presente nas folhas vira vapor sim, só vira vapor depois de estar no estado líquido. Imagina assim... do mesmo jeito que você sua, fica todo molhada e o seu suor é vaporado, o mesmo acontece com as plantas, mesmo que você não consiga ver.

    - A água pode escorrer de duas formas: horizontal e vertical. Na horizontal o volume é maior, tanto é que vemos muita água na superfície da terra. Já o escoamento vertical é aquele que abastece os lençóis freáticos, e o escoamento é menos, pelo mesmo motivo que já falamos... tem muito mais água na superfície do que no subterrâneo.

    - O solo absorve bastante água, porém a intensidade do escoamento superficial é beeem maior. Se não fosse assim, nós não iriamos ver os rios, lagos e oceanos pois toda água estaria nos lençóis freáticos.

    - Onde é mais comum ver muita chuva? Em local tropicais ou regiões polares? Nas regiões tropicais, pois a temperatura é maior, tem mais humidade e mais água para evaporar, condensar e precipitar. Nas regiões polares a temperatura é baixa (negativas, abaixo de zero grau celsos) e para “chover” a temperatura tem que ser mais alta. Nas regiões polares há neve, água no estado sólido.

    - O método Tanque Classe A é usado para medir a evapotranspiração.

    A única que está correta é letra B

  • Gabarito B


ID
699583
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Entendem-se por aquíferos as formações geológicas subterrâneas que funcionam como reservatório de águas das chuvas que se infiltram no subsolo. Os aquíferos podem ser subdivididos em porosos, fissurais e cársticos. Assinale a alternativa que melhor caracteriza, respectivamente, os aquíferos porosos, fissurais e cársticos, em termos de rocha hospedeira.

Alternativas
Comentários
  • Na natureza um aquífero pode se comportar como a combinação dessas características, ou seja, pode haver um aquífero que se desenvolveu em rochas carbonáticas cortadas por falhas, fraturas e que estejam brechadas, fazendo com que o  aquífero se comporte como fissural, sendo mais adequado a classificação de aquífero-fissural-cárstico

  • GABARITO: E

    Quanto ao tipo de rocha armazenadora, os aquíferos podem ser:

    Aquíferos Porosos:

    - Esses tipos de aquíferos apresentam espaços vazios de pequenas dimensões (poros), por onde a água circula.

    - Associados com rochas do tipo sedimentares consolidadas, solos arenosos e sedimentos inconsolidados. Representam o grupo de aquíferos mais importantes, devido ao grande volume de água que armazenam e também por serem encontrados em muitas áreas.

    Aquíferos Fraturados ou Fissurados:

    - São caracterizados por possuírem fraturas abertas que acumulam água. Estas fraturas representam o resultado de alguma deformação sofrida por uma rocha quando esta é submetida a esforços tensionais de natureza diversa.

    - Estão associados com rochas do tipo  igneas e metamórficas .

    Aquíferos Cársticos:

    - São formados em rochas carbonáticas. As fraturas presentes neste tipo de aquífero podem atingir dimensões maiores, devido à dissolução do carbono pela água. Assim, podem formar grandes rios subterrâneos.


ID
699586
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Quanto às características espaciais, os aquíferos porosos, fissurais e cársticos são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Aqüífero poroso ou sedimentar - Uma particularidade desse tipo de aqüífero é sua porosidade quase sempre homogeneamente distribuída, permitindo que a água flua para qualquer direção, em função tão somente dos diferenciais de pressão hidrostática ali existente. Essa propriedade é conhecida como isotropia.

    Aqüífero fraturado ou fissural -  Nesses aqüíferos, a água só pode fluir onde houverem fraturas, que, quase sempre, tendem a ter orientações preferenciais. São ditos, portanto, aqüíferos anisotrópicos. Um caso particular de aqüífero fraturado é representado pelos derrames de rochas vulcânicas basálticas, das grandes bacias sedimentares brasileiras.

    Aqüífero cárstico (Karst) - São aqüíferos heterogêneos, descontínuos, com águas duras, com fluxo em canais. As rochas são os calcários, dolomitos e mármores.

     

    Fonte: http://www.abas.org/educacao.php#ind21


ID
699589
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Considere que um determinado aquífero foi contaminado com água salina. Assinale a alternativa que apresenta o método mais confiável de medição indireta dessa contaminação.

Alternativas

ID
699646
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A amostragem correta de um material para uma análise laboratorial é uma etapa indispensável do levantamento geoquímico em estudos com diversas finalidades. Com relação à amostragem de água subterrânea, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Fonte não encontrada.

    B) Depende do objetivo.

    A amostra de água subterrânea deve ser filtrada quando o objetivo da amostragem é a determinação de metais dissolvidos ou quando os contaminantes podem ser adsorvidos pelo material sólido em suspensão, como ocorre com: o PCB, Dioxinas e Furanos. Amostras coletadas para determinação de voláteis, semivoláteis e outros analitos que normalmente devem ser identificados em estudos de passivos ambientais não necessitam da filtragem em campo.

    C) Os regulamentos geralmente recomendam a purga de um volume entre três e cinco vezes o volume da água contida no interior do revestimento do poço. 

    D) O bailer é utilizado tanto para amostragem (nenhuma restrição quanto ao uso) quanto para purga (regra geral: não recomendado, exceto para meios com baixa condutividade). Acredito que a sua interferência na representatividade não é analisada isoladamente, depende da sua associação com os métodos com ou sem purga adequado para cada poço.

    E) GABARITO. PS: valores usuais entre 0,1L/min e 0,5L/min.

    Limites: entre 0,05 L/min e 1,0 L/min (NBR 15874/2010)

    Fontes:

    https://cetesb.sp.gov.br/escolasuperior/wp-content/uploads/sites/30/2020/11/Paulo-Sergio-Goncalves-Rocha-TCC-T2.pdf

    Curso AESA - AMOSTRAGEM DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM POÇOS DE MONITORAMENTO


ID
699649
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Isótopos estáveis têm sido bastante utilizados em estudos ambientais que envolvem água subterrânea, sendo 18 O e 2 H exemplos desses elementos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O Viena Standard Mean Ocean Water (VSMOW) não foi o primeiro padrão a ser utilizado. Antes da definição do VSMOW, a média dos oceanos e a neve derretida eram usadas como referência. Essas convenções foram refinadas na década de 1960 pelo Standard Mean Ocean Water (SMOW) por Harmon Craig (1961). O uso do padrão SMOW foi descontinuado.

    b)Correta. δ‰ = (RaRp)/Rp x 10³

    Onde, Ra é a razão isotópica da amostra (por exemplo: 18O/16O ou D/1H), e Rp seu valor para uma água padrão “VSMOW”. O valor de δ mede, portanto, o enriquecimento (ou o empobrecimento, quando < 0) no isótopo pesado na amostra em relação ao padrão

    c) A evaporação provoca enriquecimento nos isótopos mais pesados na água residual.

    d) Não tenho certeza, mas nos poucos trabalhos que vi as linhas meteóricas local e global sempre são plotadas juntas. Entao, aparentemente, a linha local é sempre determinada, não importando a escala do estudo. A linha global corresponde a uma média de diversas linhas de água meteórica local ou regional os quais se diferenciam por variações climáticas e parâmetros geográficos.

    e) Conforme explicação da letra B:

    quando δ<0 (depletado em relação ao padrão). quando δ>0 (enriquecido em relação ao padrão)

    fontes:

    <http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/TED/article/view/13230/pdf>

    <http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/bitstream/doc/10453/8/Iso_amb_lavras.pdf>

    <https://www.ldeo.columbia.edu/~martins/isohydro/stab_iso1.html>


ID
699652
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em relação aos isótopos radioativos empregados em estudos hidrogeológicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A vida média do trício é de 12,3 anos.


ID
699655
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em mecânica dos solos, o estudo das pressões e de outros fenômenos associados à presença de água no solo tem grande importância na previsão do comportamento do solo que será submetido a uma obra de engenharia. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Pressão neutra é o mesmo que poro pressão. É a pressão que a água exerce nos interstícios dos grãos, mas não ocasiona modificações no arcabouço sólido.

    b) Pressão efetiva, obtida pela diferença entre os valores de pressão total e o valor da pressão neutra, refere-se à pressão exercida nos pontos de contato das partículas de solo. A variação da pressão efetiva afeta o arcabouço sólido.

    c) CORRETA

    d) As forças de percolação são diretamente proporcionais ao gradiente hidráulico.

    e) É a mesma da pressão atmosférica.


ID
847807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação às interferências humanas causadoras de alterações nos processos intempéricos da natureza, julgue o   próximo  item.


As possíveis consequências do processo de urbanização incluem o aumento do escoamento superficial das águas das chuvas, a diminuição da recarga dos aquíferos e o aumento da temperatura da superfície terrestre.

Alternativas

ID
847846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


A classe de solo com risco geoambiental elevado é verificada em terrenos colinosos, com infiltração superior a 0,50 cm/min e submetidos a chuvas concentradas nos primeiros dois meses do ano.

Alternativas

ID
847849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


A classe de solo com risco geoambiental moderado é verificada em terrenos de relevo suave-ondulado, com infiltração entre 0,015 e 0,50 cm/min e precipitação distribuída equitativamente ao longo dos doze meses do ano.

Alternativas

ID
847852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


Terrenos com infiltração inferior a 0,015 cm/min, em forma de chapadas e com chuvas distribuídas ao longo de seis meses do ano apresentam risco geoambiental baixo.

Alternativas

ID
847855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


A classe de solo com risco geoambiental extremamente elevado é verificada em terrenos colinosos, com infiltração inferior a 0,015 cm/min e submetidos a chuva concentrada nos primeiros dois meses do ano.

Alternativas

ID
847858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O meio físico pode ser dividido nas seguintes classes:


a      infiltração: < 0,015 cm/min, 0,015-0,50 cm/min e > 0,50 cm/min;


b      geomorfologia: colina, chapada e relevo suave-ondulado;


c      precipitação: média anual de 1.200 mm, distribuída  equitativamente ao longo dos doze meses do ano; concentrada  nos primeiros seis meses; e concentrada nos primeiros dois  meses.


     Com base nesses dados, convencionou-se que as classes de infiltração, geomorfologia e precipitação com maiores riscos geoambientais correspondem à letra A; com riscos médios, à letra M; e com menores riscos, à letra B. A partir desses dados, foi gerada uma carta de risco geoambiental, na qual foram definidas as seguintes classes:


a risco extremamente elevado: três indicações com letra A;


b risco elevado: duas indicações com letra A;


c risco moderado: duas indicações com letra M ou uma indicaçãode cada letra;


d risco baixo: duas indicações com letra B;


e risco extremamente baixo: três indicações com letra B


Considerando a situação acima, julgue o  item  seguinte.


A classe de solo com risco geoambiental extremamente baixo é verificada em terrenos de relevo suave-ondulado, com infiltração inferior a 0,015 cm/min e submetidos a chuvas distribuídas equitativamente ao longo dos doze meses do ano.

Alternativas
Comentários
  • Para ser extremamente baixo a característica geomorfológica deveria ser chapada.

    Assertiva incorreta.

  • Chapada também não é risco baixo!


ID
847867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Acerca da geologia de engenharia, julgue o  item  a seguir.


A avaliação do comportamento mecânico e hidrológico dos solos e maciços rochosos é tratada pela geologia de engenharia.

Alternativas

ID
847927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No tratamento geológico-geotécnico de controle de erosão, várias são as técnicas adotadas e grande é a variação de custo para a correção e recuperação da área afetada. As técnicas mais usuais para o controle de erosões incluem


desviar as águas pluviais de montante da erosão e promover o reequilíbrio original da paisagem e do fluxo subsuperficial da água, que deve ser diferente do original, com rebaixamento do lençol freático por bombeamento.

Alternativas

ID
878191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Geologia de subsuperfície é uma expressão que as companhias de
petróleo usam para salientar que os dados usados para os estudos
referem-se somente àquelas posições, isto é, não incluem dados
da superfície das bacias, tais como afloramentos, geoquímica
terrestre, entre outros. Acerca desse assunto, julgue os itens de
50 a 58.

Os perfis de resistividades corridos nos poços abertos são excelentes para a obtenção dos dados de saturação de água, que entram na equação para calcular o volume de óleo ou gás in place.

Alternativas

ID
886108
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A erosão hídrica deflagrada pela ação das chuvas pode ser classificada em laminar e linear. A erosão linear é decorrente da ação do escoamento hídrico superficial concentrado e é classificada em sulcos, voçorocas e ravinas. Assinale a assertiva que possui maior relação com ravinas.

Alternativas
Comentários
  • a) As voçorocas possuem poder erosivo maior que as ravinas.

    b) Possuem perfil transversal em "V".

    c) Possuem poder erosivo maior que os sulcos.

    d) Em geral são retilíneas e não apresentam ramificações.

    e) Não atingem o lençol freático. A voçoroca que costuma atingir o lençol freático e tende a formar o perfil em padrão de U.

  • raVinas


ID
886132
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em uma determinada bacia hidrográfica, verificou-se um aumento de 20% na vazão. Assinale a opção que possui pouca relação direta com esse aumento.

Alternativas

ID
886135
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os aquíferos podem ser classificados de acordo com a pressão da água (artesianos e freáticos) ou de acordo com o material geológico (porosos, fissurais e cársticos). A respeito dos diferentes tipos de aquíferos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) correta
    b) incorreta - Forma correta: Nos aquíferos freáticos a pressão da água no topo da zona saturada é igual a pressão da atmosférica.
    c) incorreta - Pois, os aquíferos poroso são encontrados tipicamente em rochas sedimentares como conglomerados, arenitos, siltitos, argilitos, pelitos, folhelhos, sedimentos calcários, lentes, entre outras.
    d) incorreta - Pois, os aquíferos fissurais são encontrados em rochas ígneas resultante de fraturamentos como basaltos.
    e) incorreta - Fico devendo a vocês.

  • Complementando a resposta da colega Samara Lima:

    A) correta
    b) incorreta - Forma correta: Nos aquíferos freáticos a pressão da água no topo da zona saturada é igual a pressão da atmosférica.
    c) incorreta - Pois, os aquíferos poroso são encontrados tipicamente em rochas sedimentares como conglomerados, arenitos, siltitos, argilitos, pelitos, folhelhos, sedimentos calcários, lentes, entre outras.
    d) incorreta - Pois, os aquíferos fissurais são encontrados em rochas ígneas resultante de fraturamentos como basaltos.
    e) incorreta - Aquíferos cársticos são encontrados em rochas ricas em silicatos como granodiorito (é uma rocha ígnea semelhante ao granito) o correto seria alguma rocha carbonática do tio "Cre ou Greda" ou "Tufo"

     


ID
886138
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Quando a retirada da água subterrânea de um aquífero é maior que a sua recarga vertical, ocorre um(a)

Alternativas
Comentários
  • Famoso cone de depressão causado pelo rebaixamento do nível freático ao redor da captação.


ID
886141
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Atualmente, existem vários equipamentos que estimam diferentes parâmetros biológicos (exemplo: biomassa) e físicos (exemplo: umidade de solos) no campo. Cinco desses equipamentos são listados a seguir:

I. Sonda de nêutron

II. TDR (Reflctometria no Domínio do Tempo, do inglês Time Domain Reflectometry)

III. Piezômetro

IV. Tanque Classe A

V. Radiômetro

Assinale a opção em que são listados apenas os aparelhos que medem a umidade de solos.

Alternativas
Comentários
  • Piezômetros são instrumentos para medir a poro-pressão e a condutividade hidráulica do solo.

    Tanque Classe A é utilizado na medição direta da evaporação (evapotranspiração).

    Radiômetro é um instrumento para medir a radiação.


ID
961804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue os próximo item, referente à prospecção mineral.


A prospecção geoquímica de água subterrânea é usada no reconhecimento de corpos mineralizados não aflorantes, especialmente em distritos mineiros associados a terrenos sedimentares e com grande densidade de poços tubulares.

Alternativas

ID
1271485
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em um aquífero granular confinado não fraturado, a permeabilidade e a transmissividade são propriedades que estão diretamente relacionadas com

Alternativas

ID
1290289
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em Hidrogeologia, o conjunto de operações ou estudos que permite a localização e a caracterização do aquífero constitui a fase de

Alternativas

ID
1360171
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em estudos hidrogeológicos, dentre os parâmetros hidrodinâmicos utilizados para se determinar as propriedades hidráulicas de um aquífero estão:

Alternativas
Comentários
  • Os aquíferos desempenham duas diferentes funções: a de reservação e a de condução da água.

    As propriedades associadas à função de condução de água são a condutividade hidráulica (ou permeabilidade) e a transmissividade.


ID
1360177
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Um grande volume de um aquífero contaminado por hidrocarbonetos caracteriza um(a)

Alternativas

ID
1368682
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A elevada presença de Mg e Ca dissolvidos nas águas subterrâneas extraídas a partir de um poço tubular profundo indica que a litologia que o poço atravessa e por onde tais fluxos percolam tem ocorrência de:

Alternativas

ID
1368685
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Muitas vezes a estabilidade de uma encosta está relacionada com o teor de umidade do solo, em especial quando este se encontra acima da zona de saturação. Desse modo, é sabido que a água presente nos solos não saturados encontra-se submetida a condições de pressão:

Alternativas

ID
1368688
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os modos de ocorrência, movimentação e distribuição das águas no interior das unidades litológicas denominadas aquíferos estão relacionados com elevados valores de condutividade hidráulica e armazenamento. Nesse sentido, é possível caracterizar os aquíferos como:

Alternativas
Comentários
  • classificação  baseada no tipo de rocha armazenadora: (1) Aquíferos Porosos; (2) Aquíferos Fraturados ou Fissurados e (3) Aquíferos Cársticos, resposta E.


ID
1368694
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A percolação da água no interior dos solos homogêneos, isotrópicos e saturados é definida pela condutividade hidráulica, como estabelecido pela Lei de Darcy. Conforme apontado pela equação de Darcy, a velocidade de percolação da água nesse caso é influenciada pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • V = K* i 

    letra A

  • Lei de Darcy

    Q= K*A*ah/L

     

    Q= vazão

    K= coeficiente de permeabilidade

    A= área da seção transversal

    ah /L = gradiente hidráulico

    ah= variação da carga hidráulica

    L = comprimento do meio permeável

  • Lei de Darcy diz que:

    Q = K . A . (h1-h2)/L

    Como

    (h1-h2)/L = G (gradiente hidráulico) e;

    Q=V.A

    Temos

    V. A = K . A . G

    Simplificando temos que:

    V = K. G

    K= coeficiente de permeabilidade

    G = Gradiente Hidráulico

    V = velocidade


    Letra A


ID
1368697
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A determinação da profundidade da zona saturada dos solos em campo pode ser feita por meio de diferentes procedimentos, sendo um dos mais práticos a utilização de prospecção geofísica. No caso da determinação da posição do nível freático, o método geofísico mais recomendável é:

Alternativas
Comentários
  • eletrorresistividade; Letra E

  • Método da Eletrorresistividade

    Esse método geofísico emprega uma corrente elétrica artificial que é introduzida no terreno através de dois eletrodos com o objetivo de medir o potencial gerado em outros dois eletrodos nas proximidades do fluxo de corrente. As relações entre corrente elétrica, potencial elétrico e disposição geométrica dos eletrodos no terreno permitem calcular a resistividade real ou aparente em subsuperfície.

    O parâmetro resistividade é o inverso da condutividade elétrica, e pode ser considerado como a resistência dos materiais em conduzir a corrente elétrica. A resistividade de  solos e rochas é  afetada principalmente por quatro fatores:

    composição mineralógica;

    porosidade;

    teor em água;

    quantidade e natureza dos sais dissolvidos.

    Dentre esses fatores, os mais importantes são, sem dúvida, a quantidade de água contida e a salinidade dessa água. O aumento do valor desses fatores, teor de umidade e quantidade de sais dissolvidos, leva a uma diminuição dos valores de resistividade. Essa condição é que permite a imensa possibilidade de aplicação do método em estudos ambientais e hidrogeólogicos, pois normalmente as substâncias contaminantes geram líquidos com alta concentração em sais.

    O método da eletrorresistividade, através das técnicas de sondagem elétrica e caminhamento elétrico, é um dos mais utilizados em estudos ambientais,  podendo fornecer informações sobre o perfil natural do solo, profundidade do substrato rochosos e zona saturada, detecção e mapeamento de contaminação.


ID
1420129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O conhecimento acerca das águas superficiais e subterrâneas é de fundamental importância na integração das ações gerenciais relativas aos recursos hídricos, o que reflete positivamente no aproveitamento múltiplo desses recursos e minimiza os efeitos negativos ao ambiente decorrentes de atividades antrópicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

As águas subterrâneas de origem juvenil originam-se da infiltração de uma fração das chuvas, neves e neblinas, ao passo que as águas de origem meteórica integram-se ao gigantesco mecanismo de circulação das águas da Terra.

Alternativas
Comentários
  • Conceitos invertidos.

  • ÁGUA METEÓRICA: Água derivada da atmosfera. (Sins.: água pluvial, água da chuva).

  • As águas subterrâneas utilizadas pelo homem tem 3 origens distintas:

    a) Origem meteórica, formada pelas infiltrações no subsolo de águas precipitadas da atmosfera sob a forma de chuva, gêlo, neve, neblina, etc.

    b) Águas cognatas (congênitas), isto é, águas aprisionadas nas rochas sedimentares desde a época da formação dos depósitos; e

    c) Origem juvenil, ou seja, produzida pelas emanações gasosas liberadas pelo magma terrestre.

    fonte: revista águas subterrâneas, V.3, n.1 (1981). DOI: https://doi.org/10.14295/ras.v3i1.11127

    disponível em <https://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas/article/view/11127>


ID
1420132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O conhecimento acerca das águas superficiais e subterrâneas é de fundamental importância na integração das ações gerenciais relativas aos recursos hídricos, o que reflete positivamente no aproveitamento múltiplo desses recursos e minimiza os efeitos negativos ao ambiente decorrentes de atividades antrópicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Aproximadamente 90% da área do aquífero Guarani, cuja espessura é superior a 1.800 metros, estão confinados. As principais zonas de recarga direta desse aquífero estão localizadas em território brasileiro, nos estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Alternativas
Comentários
  • Aproximadamente 90% da área do aquífero Guarani, cuja espessura (A PROFUNDIDADE PODE CHEGAR A 1800m, NÃO A ESPESSURA) é superior a 1.800 metros, estão confinados. As principais zonas de recarga direta desse aquífero estão localizadas em território brasileiro, nos estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.


ID
1420135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O conhecimento acerca das águas superficiais e subterrâneas é de fundamental importância na integração das ações gerenciais relativas aos recursos hídricos, o que reflete positivamente no aproveitamento múltiplo desses recursos e minimiza os efeitos negativos ao ambiente decorrentes de atividades antrópicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Para a definição das condições hidrogeológicas de uma região, é indispensável integrar dados como a distribuição das precipitações e considerar a história paleogeográfica do seu quadro geológico, tratando-se as bacias hidrográficas como unidades básicas de planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos.

Alternativas

ID
1420138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O conhecimento acerca das águas superficiais e subterrâneas é de fundamental importância na integração das ações gerenciais relativas aos recursos hídricos, o que reflete positivamente no aproveitamento múltiplo desses recursos e minimiza os efeitos negativos ao ambiente decorrentes de atividades antrópicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

As maiores retiradas totais de água ocorrem nas regiões hidrográficas do Paraná e do Atlântico Sul, ao passo que as menores retiradas ocorrem nas regiões do Paraguai e do Atlântico Nordeste Ocidental, estando a região do Atlântico Nordeste Oriental em situação crítica, com a vazão com permanência 95% próxima de zero.

Alternativas

ID
1420141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O conhecimento acerca das águas superficiais e subterrâneas é de fundamental importância na integração das ações gerenciais relativas aos recursos hídricos, o que reflete positivamente no aproveitamento múltiplo desses recursos e minimiza os efeitos negativos ao ambiente decorrentes de atividades antrópicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Na zona vadosa, a água subterrânea é dividida em zona capilar — nessa zona, parte mais superior, somente os poros menores então preenchidos com água e o limite superior tem forma irregular —, zona intermediária — nessa zona, a umidade existente origina-se de água capilar isolada, fora do alcance das raízes das plantas, e de água de retenção por forças não capilares – e zona de água do solo — situada entre os extremos radiculares da vegetação e cuja espessura pode variar de poucos centímetros a vários metros.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão deveria ser errada? Para mim, a zona capilar não é a parte mais superior e sim parte mais inferior da zona vadosa. Errei por causa disso.

    Ou será que ele tá falando da parte mais superior DA zona capilar? Achei que a escrita deixou meio confuso. Usou um aposto explicativo, então pra mim acabou explicando que aquela zona é a zona mais superior, o que não é.


ID
1420144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O conhecimento acerca das águas superficiais e subterrâneas é de fundamental importância na integração das ações gerenciais relativas aos recursos hídricos, o que reflete positivamente no aproveitamento múltiplo desses recursos e minimiza os efeitos negativos ao ambiente decorrentes de atividades antrópicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

No aquífero do tipo sedimentar, aquele que armazena o maior volume de água, a porosidade distribui-se homogeneamente, o que permite que a água flua em qualquer direção; no aquífero cárstico, a circulação da água ocorre nas fraturas e outras diáclases, o que pode resultar em verdadeiros rios subterrâneos.

Alternativas
Comentários
  • o porosidade de rochas sedimentares não é homogênea. Em termo práticos, só no laboratório temos controle tecnológico. Na natureza, uma rocha quase nunca vai ter porosidade homogênea

     

     

    quanto ao que versa sobre aquíferos cársticos, ela está certa; há sim casos em que tem rios subterrâneos, mas esses casos são raros não são muito frequentes

     

    questão errada

  • A capacidade da rocha de permitir que um fluido circule através da mesma está relacionada ao conceito de permeabilidade, não de porosidade.

    E nos aquíferos cársticos ocorre através da dissolução da rocha

  • Segundo a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas:

    • Aquífero poroso: Uma particularidade desse tipo de aquífero é sua porosidade quase sempre homogeneamente distribuída, permitindo que a água flua para qualquer direção, em função tão somente dos diferenciais de pressão hidrostática ali existente. Essa propriedade é conhecida como isotropia.
    • Aquífero cárstico: formado em rochas calcárias ou carbonáticas, onde a circulação da água se faz nas fraturas e outras descontinuidades (diáclases) que resultaram da dissolução do carbonato pela água. Essas aberturas podem atingir grandes dimensões, criando, nesse caso, verdadeiros rios subterrâneos. 

    Fonte: https://www.abas.org/aguas-subterraneas-o-que-sao/


ID
1420150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No que se refere ao ciclo hidrológico, julgue o seguinte item.

Parte do ciclo hidrológico ocorre na superfície terrestre, incluídos o interior dos solos e das rochas e os oceanos, e parte na atmosfera, composta, entre outras camadas, pela troposfera, região onde ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos e onde se localiza a camada de ozônio.

Alternativas
Comentários
  • Camada de ozônio esta na estratosfera 1º camada acima da troposfera.

  • Errado.

    Certo dizer que troposfera é parte da atmosfera, porém errado dizer que camada de ozônio está na troposfera (está na estratosfera, com disse Elessandro Silva, abaixo).

  • troposfera, que geralmente se estende a 12 km (entre 20 km no equador e 8 km nos pólos). É nesta camada que acontecem praticamente todos os fenômenos que influenciam o tempo.

    estratosfera, estende-se até aproximadamente 50 km com temperaturas parecidas com as da troposfera até o limite de 20km. Esta camada é mais quente por causa do ozônio que se acumula e que absorve os raios ultravioletas.

    Camads da Atmosfera: Troposfera --> Estratosfera --> Mesosfera --> Termosfera --> Exosfera

  • ET MET, é o mnemônico que eu uso para saber as camadas da atmosfera:

    E xosfera
    T ermosfera
    M esosfera
    E stratosfera
    T roposfera

     

  • ESCLARECEDOR.


ID
1420153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No que se refere ao ciclo hidrológico, julgue o seguinte item.

O efeito estufa natural, provocado pelo vapor de água e de CO2 natural absorvido no processo de fotossíntese das algas nos oceanos e pela radiação solar responsável por manter a atmosfera aquecida, não interfere no clima, mas é relevante para a estabilidade do ciclo hidrológico.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta até a parte que afirma que não interfere no clima, logo questão ERRADA. 

  • Resposta: errado

     

    Se o efeito estufa aquece o globo, vai favorecer a evaporação da água dos rios e oceanos, logo, interfere sim no clima.


ID
1420156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No que concerne às bacias hidrográficas brasileiras, julgue o item subsequente.

No que se refere ao volume armazenado de água per capita, a região hidrográfica do Tocantins-Araguaia é maior do Brasil, seguida das regiões hidrográficas do Atlântico Sul e Amazônica.

Alternativas
Comentários
  • erradooo! é a terceira maior

    Região hidrográfica    Área total
    Amazônica    3.800.000 km²
    Paraguai    1.100.000 km²
    Tocantins-Araguaia    967.059 km²
    Paraná     879.860 km²
    São Francisco    640.000 km²
    Atlântico Leste    374.677 km²
    Parnaíba    344.112 km²
    Atlântico Nordeste Oriental    287.348 km²
    Atlântico Nordeste Ocidental    254.100 km²
    Atlântico Sudeste    229.972 km²
    Atlântico Sul    185.856 km²
    Uruguai    174.612 km²
     

     

  • Bacias hidrográficas/ Disponibilidade hídrica per capita (considerando população em 1996)

    1-Amazônica/ 629

    2-Tocantins/ 106

    3-Uruguai/ 34

     

    fonte: SIH/ANEEL 1999

    em: http://www.comiteguandu.org.br/downloads/ARTIGOS%20E%20OUTROS/Disponibilidade%20hidrica%20%20da%20visao%20global%20as%20pequenas%20bacias%20hidrograficas%20o%20caso%20de.pdf

  • Além do mais, além de maior, a amazônica tem menos cabeça de pessoas por por metro cubico de água.


ID
1420159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No que concerne às bacias hidrográficas brasileiras, julgue o item subsequente.

A região hidrográfica Tocantins-Araguaia, maior bacia hidrográfica totalmente localizada em território brasileiro, se estende pelos estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão e pelo Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Bacia Hidrográfica dos Rios Tocantins-Araguaia - É a maior bacia localizada inteiramente em território brasileiro, com 813.674,1 km². Seus principais rios são o Tocantins e o Araguaia. O rio Tocantins, com 2.640 km de extensão, nasce em Goiás e desemboca na foz do Amazonas.
    http://www.portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm



ID
1420162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No que concerne às bacias hidrográficas brasileiras, julgue o item subsequente.

As três menores regiões hidrográficas brasileiras são a do Atlântico Sul, a do Uruguai e a do Atlântico Sudeste.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Região hidrográfica    Área total
    Amazônica    3.800.000 km²
    Paraguai    1.100.000 km²
    Tocantins-Araguaia    967.059 km²
    Paraná     879.860 km²
    São Francisco    640.000 km²
    Atlântico Leste    374.677 km²
    Parnaíba    344.112 km²
    Atlântico Nordeste Oriental    287.348 km²
    Atlântico Nordeste Ocidental    254.100 km²
    Atlântico Sudeste    229.972 km²
    Atlântico Sul    185.856 km²
    Uruguai    174.612 km²
     


ID
1420165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No que concerne às bacias hidrográficas brasileiras, julgue o item subsequente.

Em seus altos e médios cursos, o rio São Francisco, principal rio da bacia do São Francisco, que se situa totalmente em áreas de planalto, corre no sentido geral sul-norte e, em seu baixo curso, no sentido leste-oeste.

Alternativas
Comentários
  • Sua parte inicial, tomando como referência a área montanhosa onde o rio nasce, na Serra da Canastra, a 1.280 km de altitude, ganhou a denominação de Alto São Francisco. Estendendo-se até a cidade de Pirapora, no centro-norte de Minas Gerais, a região perfaz uma área de 111.804 km². Escoando no sentido sul-norte, no trecho seguinte o rio atravessa todo o oeste da Bahia, até o ponto onde se formou o lago represado de Sobradinho, no município de Remanso. Nessa região, a bacia é denominada Médio São Francisco. É a maior da quatro divisões, alcançando 339.763 km2. Depois de Remanso, o rio inflexiona o seu curso para o leste, constituindo-se na divisa natural entre os estados da Bahia e de Pernambuco, até alcançar o limite com Alagoas. É o SubMédio São Francisco, a segunda maior região, com 155.637 km2. Daí o rio segue na direção leste, formando a segunda divisa natural, dessa vez entre os estados de Alagoas e Sergipe. É o Baixo São Francisco, uma área de 32.013 km2, onde o rio São Francisco deságua no Oceano Atlântico.

     

    Acho que o erro da questão é afirmar que o Rio situa-se TOTALMENTE EM ÁREAS DE Planalto. Acredito que só o alto curso seja assim.

  • Muito bom Nayara B. Atente-se também para o erro de que ele corre no sentido oeste-leste e não Leste-Oeste no baixo curso.


ID
1420168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

No que concerne às bacias hidrográficas brasileiras, julgue o item subsequente.

A região hidrográfica do Paraná, situada na parte central do planalto meridiano brasileiro, é a região com maior população e maior produção econômica do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Planalto Meridianal não é o mesmo que Planalto Central


ID
1420171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A respeito do planejamento, da fiscalização e da gestão de recursos hídricos, julgue o item subsecutivo.

Nos planos de recursos hídricos, devem-se considerar as ações conjugadas de estados e municípios relativas a aproveitamento múltiplo, a controle, conservação, proteção e recuperação dos recursos hídricos, e ao zoneamento das disponibilidades hídricas efetivas e usos prioritários, sendo desnecessário o monitoramento climático.

Alternativas
Comentários
  • no plano de RH, é preciso saber a oferta hídrica da bacia. A oferta hídrica é predita por todos as variáveis do ciclo hidrológico da bacia, e a metereologia é uma delas. A questão erra ao dizer que é desnecessário o monitoramento climático


ID
1420174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A respeito do planejamento, da fiscalização e da gestão de recursos hídricos, julgue o item subsecutivo.

Na delegação de outorgas em rios de domínio da União para os estados ou o Distrito Federal, a fiscalização pelo cumprimento das mesmas passa a ser atribuição destes entes federados, permanecendo à Agência Nacional de Águas a competência para a implantação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos.

Alternativas
Comentários
  • via de regra, a ANA é um orgão normativo. Quem cuida da gestão é a agência executora da bacia, essa agência executa tudo o que o comitê decide

     

    A lei permite à ANA emitir outorgas para RHs federais, mas também permite, por meio de norma específica, delegar outorgação de RHs federais para os estados-membros. Quando um ente delega a outro, significa que está dando o exercício (e não a titularidade) das funções a ele; logo também assiste ao delegado assumir as responsabilidade decorrentes deste exercício

     

    Uma vez delegada essa competência de fiscalização, a ANA também delega a responsabilidade sua de editar normas para efetivar fiscalização. A questão está errada porque passará a ser também dos estados-membros a competência da implantação desses instrumentos


ID
1420177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A respeito do planejamento, da fiscalização e da gestão de recursos hídricos, julgue o item subsecutivo.

No processo de discussão e aprovação da proposta de enquadramento dos corpos d’água, de competência dos conselhos de recursos hídricos, é dispensável o levantamento dos custos relativos ao alcance dos padrões de qualidade estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • as normas foram muito felizes em estabelecer esse parâmetro

     

    para enquandrar um RH, a norma diz que "quanto mais grana for preciso para recuperar ao estado natural, mais poluído estará, portanto, menor será seu enquandramento". É indispensável a mensuração dos custos do tratamento do MA, custo este necessário para aplicar um manejo para tornar a água disponível para uso (qual o uso, vai dependeder)

     

    questão errada


ID
1420180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A respeito do planejamento, da fiscalização e da gestão de recursos hídricos, julgue o item subsecutivo.

Dado o princípio poluidor-pagador, os agentes econômicos das deseconomias externas são obrigados a incorporar aos seus custos de produção os custos de controle das externalidades geradas para corrigir ou adequar suas atividades. Adotado o princípio beneficiário-pagador, a tributação ocorre em função dos benefícios sociais gerados, de modo que os subsídios oneram as comunidades beneficiadas.

Alternativas

ID
1420183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A respeito do planejamento, da fiscalização e da gestão de recursos hídricos, julgue o item subsecutivo.

Conforme o princípio conhecido como usos múltiplos da água, a avaliação das demandas dos distintos usuários deve ser feita em um plano de igualdade de observação, para, somente então, definir-se a vocação socioeconômica da bacia, o que pode ser feito utilizando-se técnicas como a análise de custos e benefícios sociais e privados ou a teoria dos jogos.

Alternativas

ID
1420186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A respeito do planejamento, da fiscalização e da gestão de recursos hídricos, julgue o item subsecutivo.

Adotando-se o modelo sistêmico de integração participativa para o gerenciamento de bacias hidrográficas, utilizam-se os seguintes instrumentos de trabalho: planejamento estratégico por bacia hidrográfica, tomada de decisão por deliberações multilaterais e descentralizadas e estabelecimento de instrumentos legais e financeiros.

Alternativas

ID
1420192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação ao regime jurídico das águas, julgue o próximo item.

O relatório denominado Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, cujo conteúdo mínimo deve ser definido em resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, deverá ser elaborado anualmente pela Agência Nacional de Águas.

Alternativas
Comentários
  • O Gabarito está errado. Pois o relatório deve ser elaborado com periodicidade quadrienal. Apenas os Informes e Atualizações são de periodicidade anual.

    fonte: <http://www.snirh.gov.br/portal/snirh/centrais-de-conteudos/conjuntura-dos-recursos-hidricos>

  • existem dois relatórios de mesmo nome, então está correto

    A primeira versão do Relatório de Conjuntura foi publicada em 2009 e, desde então, a publicação vem sendo apresentada por meio de dois documentos: o Relatório de Conjuntura, que traz um balanço da situação e da gestão dos recursos hídricos com periodicidade quadrienal, e os Relatórios de Conjuntura – Informes, atualizações de periodicidade anual.

    retirado do mesmo site


ID
1420195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação ao regime jurídico das águas, julgue o próximo item.

No cálculo da vazão de diluição de efluentes em água superficial, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, determina que deve-se utilizar uma equação derivada da equação de balanço de massa.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: RESOLUÇÃO CNRH No 140, DE 21 DE MARÇO 2012


ID
1420201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação ao regime jurídico das águas, julgue o próximo item.

A transferência total ou parcial da outorga a terceiros depende de edição de novo ato administrativo, no qual deverá ser indicado o(s) titular(es), sendo, ainda, necessário que se mantenham as características e condições da outorga original.

Alternativas
Comentários
  • GAB CERTO

    Art. 11 No caso de transferência da outorga preventiva ou daoutorga de direito de uso de recursos hídricos, o usuário interessadoem receber a transferência deverá registrar-se no sistema Regla eindicar que se trata de cadastro visando a transferência de outorga eenviar à ANA os formulários de solicitação de transferência que serãodisponibilizados no sistema no momento do registro.

    §1º O formulário de transferência deverá ser assinado pelaspartes envolvidas e encaminhado à ANA.

    § 2º A transferência de outorga deverá conservar as mesmas características e condições da outorga original, caso contrário será tratadocomo um novo pedido de outorga de direito de uso de recursos hídricos.

    fonte> RESOLUÇÃO Nº 1.941, DE 30 DE OUTUBRO DE 2017 ANA


ID
1640329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos às rochas sedimentares.

Rochas calcárias abastecem a maior parte das águas subterrâneas, além de ser a principal fonte de matéria-prima na produção de cimento.

Alternativas
Comentários
  • Rochas calcárias abastecem a maior parte das águas subterrâneas (ERRADO), além de ser a principal fonte de matéria-prima na produção de cimento (CERTO - calcário (94%), a argila (4%) e quantidades menores de óxidos de ferro e alumínio (2%)​).

     

    Em geral, as águas subterrâneas são armazenadas ou em rochas sedimentares porosas e permeáveis, ou em rochas não-porosas, mas fraturadas. Neste último caso, as fraturas geram um efeito físico similar ao da permeabilidade.​

  • a rocha calcária é sim uma rocha sedimentar, mas dizer que ela abastece a maior parte dos aquíferos é mentira. Nem todo lugar tem uma rocha calcária


ID
1640422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na região metropolitana de uma cidade do estado de Minas Gerais, ocorre uma espessa sucessão carbonática, caracterizada por calcários com interdigitações métricas a decamétricas de margas. Com base nessas informações e considerando, ainda, aspectos relativos à hidrogeologia, julgue o próximo item.

Aquíferos cársticos apresentam baixo risco de contaminação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Por estarem associados às rochas carbonáticas, os aquíferos cársticos estão sensíveis à dissolução, o que aumentará as fraturas e com isso aumentará o risco de contaminação. 


ID
1640425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na região metropolitana de uma cidade do estado de Minas Gerais, ocorre uma espessa sucessão carbonática, caracterizada por calcários com interdigitações métricas a decamétricas de margas. Com base nessas informações e considerando, ainda, aspectos relativos à hidrogeologia, julgue o próximo item.

O dimensionamento incorreto de parâmetros dimensionais do aquífero poderá acelerar o processo de carstificação.

Alternativas
Comentários
  • sim, pode

    uma vez calculado uma vazão menor de captação, o excesso de água pode vir a abrir mais caminhos na rocha calcária - fenômeno chamado de carstificação


ID
1640428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na região metropolitana de uma cidade do estado de Minas Gerais, ocorre uma espessa sucessão carbonática, caracterizada por calcários com interdigitações métricas a decamétricas de margas. Com base nessas informações e considerando, ainda, aspectos relativos à hidrogeologia, julgue o próximo item.

Considere que a região ainda não tenha apresentado ocupação humana. Nesse caso, a elaboração de uma carta de risco geológico deverá classificar a área de ocorrência das rochas carbonáticas como zona de risco atual.

Alternativas
Comentários
  • Risco Atual: em áreas já ocupadas, nas quais existe o risco de conseqüências sócio-econômicas.

    Risco Potencial: em áreas ainda não ocupadas, nas quais há a possibilidade de ocorrência de processos geológicos que possam causar danos sócio-econômicos.


ID
1640431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na região metropolitana de uma cidade do estado de Minas Gerais, ocorre uma espessa sucessão carbonática, caracterizada por calcários com interdigitações métricas a decamétricas de margas. Com base nessas informações e considerando, ainda, aspectos relativos à hidrogeologia, julgue o próximo item.

Trata-se de aquífero anisotrópico e heterogêneo, com variação lateral de transmissividade. Nesse caso, o cálculo da condutividade hidráulica pela Lei de Darcy é válido.

Alternativas
Comentários
  • Hipóteses da lei de Darcy

    1. escoamento laminar

    2. meio homogêneo

    3. isotrópico


ID
1647226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao controle de percolação em barragens.

O fluxo de água nas fundações em solo deve ser desprezado quando aplicado em barragens com núcleo argiloso.

Alternativas
Comentários
  • Aí que deve ser considerado, a percolaçao da agua a jusante pode ocasionar mecanismos de ruptura como pipping alem de aumentar a chance da ocorrencia de liquefaçao.

  • ERRADO

    Deve ser levado em consideração o fluxo da água em praticamente todos os casos, justamente para prevenir erosões internas, pontos de surgência etc...


ID
1647229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao controle de percolação em barragens.

O controle da percolação visa minimizar ou controlar os gradientes de saída à jusante, rebaixar a linha freática no espaldar de jusante e reduzir as subpressões na fundação.

Alternativas

ID
1675510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação à hidrogeologia, julgue o item a seguir.

Os maiores volumes de água subterrânea do Brasil encontram-se nas províncias hidrogeológicas do Paraná, do Amazonas e do Parnaíba.


Alternativas
Comentários
  •  

    Certo

  • As províncias hidrogeológicas do Paraná, Amazonas e Parnaíba posicionam-se como a primeira, segunda e terceira do Brasil, respectivamente, em volume de água armazenado.

  • Item correto.

    A província hidrológica do Paraná é a maior, com 50.400 km² de volume de água. Em segundo lugar, a província do Amazonas, com 32.500 km² e em terceiro a província do Parnaíba com 17.500 km².


ID
1675546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Um dos objetivos do bom uso e da gestão adequada de recursos hídricos é assegurar que a água de boa qualidade seja disponibilizada para a geração atual e para as próximas gerações. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A extração de água subterrânea para consumo doméstico ou processo produtivo está sujeita à outorga pelo poder público.


Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997.

    Art. 12. Estão sujeitos a outorga pelo Poder Público os direitos dos seguintes usos de recursos hídricos:

    I - derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final, inclusive abastecimento público, ou insumo de processo produtivo;

    II - extração de água de aqüífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo;

    III - lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final;

    IV - aproveitamento dos potenciais hidrelétricos;

    V - outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água.

  • permitam-me acrescentar

     

    sim, em via de regra precisam de outorga. Exceto os produtores familiares à nível familiar. A PNRH - Política Nacional de Recursos Hídricos - entendeu que, além de baixo poder financeiro, a não cobrança de outorgas desses produtores rurais é um incentivo a eles cuidarem e investirem na preservação de seus recursos hídricos e consequentemente do ciclo hidrológico como um todo


ID
1675549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Um dos objetivos do bom uso e da gestão adequada de recursos hídricos é assegurar que a água de boa qualidade seja disponibilizada para a geração atual e para as próximas gerações. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A utilização de água subterrânea para consumo doméstico apresenta, em relação à água superficial, vantagens que incluem custo mais baixo de exploração, isenção de contaminação e potabilidade mais alta.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Isenção de contaminação? kkkkkkkk

    - Atividades de remediação de aquíferos são extremamente caras e podem levar décadas ou mesmo séculos para a recuperação da qualidade original.

     

  • Custo de exploração é mais alto para água subterrânea, não é isento de contaminação e “PODE” possuir uma potabilidade maior sim.


ID
1996660
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

       A porosidade é uma grandeza muito importante para estudos hidrogeológicos. A porosidade de um pacote de solo ou de rocha é definida como a fração de vazios contidos em um volume representativo do meio poroso.

TUCCI, C. E. M. Hidrologia: ciência e aplicação. 3. ed. Porto Alegre: ABRH, 2004, 943 p.


A respeito do tema do texto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Erros:

    A) A porosidade efetiva ou produção específica é um parâmetro dimensional e consiste na relação entre o volume drenável e o volume total de um pacote de solo ou de rocha. (Não são sinônimos)

    produção específica: é o volume de água liberado por um volume unitário de um aqüífero livre em função da queda unitária da superfície potenciométrica; unidade: número [0-1]; símbolo: Sy.

    Porosidade efetiva: (Volume de água drenável / volume total). É o espaço poroso onde dá-se o movimento da água subterrânea.

    B) A pressão da água, nos poros abaixo da linha de saturação, é negativa em relação à pressão atmosférica. (é igual ou maior)

    C) O grau de compactação ou de cimentação influi diretamente no valor da porosidade, ou seja, quanto mais compactada estiver uma formação, maior será o valor da porosidade. (Menor)

    D) No processo de dessaturação, a água desocupa primeiramente os grandes poros, pois o raio de curvatura da interface água-ar diminui quando há um aumento da pressão capilar. (Correta)

    E) Formas irregulares de partículas minerais resultam em porosidades menores em relação a formas arredondadas. (Forma da partícula não influencia na porosidade)

    fonte: <http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Termos-Hidrogeologicos-Basicos-631.html>


ID
1996663
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O ciclo hidrológico é um sistema fechado com armazenamento de água na superfície do terreno, nos rios e lagos, nos oceanos, na atmosfera e no subsolo. A lei empírica de Henry Darcy é utilizada para o estudo do escoamento subterrâneo em aquíferos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A equação que descreve o fluxo de águas subterrâneas em um meio poroso homogêneo e isotrópico é denominada equação de Laplace.

    Equação de LAPLACE = Equação da Continuidade + Lei de Darcy

    fonte: QC


ID
1996666
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A água subterrânea apresenta, geralmente, excelentes qualidades químicas e físicas, entretanto, a contaminação de aquíferos ocorre quando alguma alteração na água coloca em risco a saúde e o bem-estar da população que a consome. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1996672
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na prospecção de água subterrânea e de petróleo, o interesse principal recai na localização da rocha que contém um aquífero ou uma reserva de petróleo e gás natural. Para tal, o uso dos métodos geofísicos consiste em ferramenta importante para essa etapa. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2385100
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em uma área com superfície horizontal foram instalados dois poços de monitoramento idênticos e distanciados de 10-1 km um do outro. Os poços penetram um substrato isotrópico e homogêneo de porosidade intergranular e igual a 20%. A condutividade hidráulica do meio aquífero é igual a 20 mm s-1 . A elevação do nível da água, em relação a um datum arbitrário, medida simultaneamente nos dois poços em um determinado dia, foi de 88,1 m e 88,0 m, nos poços PM1 e PM2, respectivamente.

Nessas condições, a velocidade aproximada de fluxo subterrâneo da água entre esses dois poços é:

Alternativas
Comentários
  • Equação da velocidade (Darcy)

    q=(K/Ne)x(Ah/L)

    Onde,

    q=velocidade linear média (m/s-1)

    K=condutividade hidráulica (m/s-1)

    Ne=porosidade efetiva (adimensional - deixar na forma decimal)

    Ah=variação do nível de água entre os poços (m)

    L=distância entre os dois poços (m)

    q= ( 0,02 m s-1 / 0,2 )x(0,10m/100m):

    q= 0,0001 m s-1:

    R: 1,0 ^-4  m s-1

    Gabarito letra A.

     

     

     

     


ID
2385115
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os aquíferos podem se formar em rochas sedimentares, ígneas, metamórficas ou em material inconsolidado. O entendimento da hidrogeologia de uma região depende do conhecimento da litoestratigrafia, das estruturas das formações geológicas e das características hidráulicas do material geológico que constitui o aquífero. Com relação à ocorrência de águas subterrâneas nesses diferentes substratos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • c) GABARITO. Nos aquíferos cársticos, a formação dos canais de dissolução NÃO é consequência da saturação da água percolante em relação aos minerais carbonáticos. E sim devido aos processos químicos que ocorrem devido a presença do dióxido de carbono dissolvido na água mais oxigênio, e diversos ácidos e produtos orgânicos que provém do solo, esta água ao percolar fraturas nas rochas aumentam estas estruturas através da dissolução.


ID
2385121
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em regiões onde ocorrem rochas carbonáticas, tais como os mármores dolomíticos da Formação Capiru (Grupo Açungui), formam-se importantes reservatórios de águas subterrâneas que são extraídas para abastecimento público, agrícola, industrial e, também, explotadas como bem mineral e comercializadas na forma de “água mineral”. Com relação aos aquíferos formados em rochas carbonáticas, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2420473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos às rochas sedimentares.

Rochas calcárias abastecem a maior parte das águas subterrâneas, além de ser a principal fonte de matéria-prima na produção de cimento.

Alternativas
Comentários
  • Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio),sendo de 80% a 95% de calcário, 5% a 20% de argila e pequenas quantidades de minério de ferro.

  • Na verdade, o erro da questão não esta na afirmação sobre a matéria prima que compoe o cimento, que, de fato, é de composição majoritariamente calcária. O erro esta na afirmação de que as rochas calcarias abastecem a maior parte das aguas subterraneas, que, no caso, são os arenitos os maiores abastecedores, a exemplo o quifero Guarani, que é composto por alguns tipos de arenitos e é o maior aquifero da america do sul.

  • Rochas calcárias abastecem a maior parte das águas subterrâneas (ERRADO), além de ser a principal fonte de matéria-prima na produção de cimento (CERTO - calcário (94%), a argila (4%) e quantidades menores de óxidos de ferro e alumínio (2%)​).

     

    Em geral, as águas subterrâneas são armazenadas ou em rochas sedimentares porosas e permeáveis, ou em rochas não-porosas, mas fraturadas. Neste último caso, as fraturas geram um efeito físico similar ao da permeabilidade.​

  • Falando em hidrogeologia, mas rochas não abastecem mas sim armazenam água subterrânea nos poros e fraturas.


ID
2420509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relacionado a geofísica forense, geofísica de águas subterrâneas, perfilagem geofísica e análise de sinais.


Em hidrogeologia, perfis elétricos são úteis para delinear os aquíferos, determinar sua porosidade e estimar a qualidade da água.

Alternativas

ID
2420566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na região metropolitana de uma cidade do estado de Minas Gerais, ocorre uma espessa sucessão carbonática, caracterizada por calcários com interdigitações métricas a decamétricas de margas. Com base nessas informações e considerando, ainda, aspectos relativos à hidrogeologia, julgue o próximo item.

Aquíferos cársticos apresentam baixo risco de contaminação.

Alternativas
Comentários
  • Os aquíferos cársticos são os mais vulneráveis a poluição.


ID
2420569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na região metropolitana de uma cidade do estado de Minas Gerais, ocorre uma espessa sucessão carbonática, caracterizada por calcários com interdigitações métricas a decamétricas de margas. Com base nessas informações e considerando, ainda, aspectos relativos à hidrogeologia, julgue o próximo item.

O dimensionamento incorreto de parâmetros dimensionais do aquífero poderá acelerar o processo de carstificação.

Alternativas

ID
2420572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na região metropolitana de uma cidade do estado de Minas Gerais, ocorre uma espessa sucessão carbonática, caracterizada por calcários com interdigitações métricas a decamétricas de margas. Com base nessas informações e considerando, ainda, aspectos relativos à hidrogeologia, julgue o próximo item.

Considere que a região ainda não tenha apresentado ocupação humana. Nesse caso, a elaboração de uma carta de risco geológico deverá classificar a área de ocorrência das rochas carbonáticas como zona de risco atual.

Alternativas
Comentários
  • Quando não há ocupação humana o risco é classificado como "potencial" e não "atual"


ID
2420575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Na região metropolitana de uma cidade do estado de Minas Gerais, ocorre uma espessa sucessão carbonática, caracterizada por calcários com interdigitações métricas a decamétricas de margas. Com base nessas informações e considerando, ainda, aspectos relativos à hidrogeologia, julgue o próximo item.

Trata-se de aquífero anisotrópico e heterogêneo, com variação lateral de transmissividade. Nesse caso, o cálculo da condutividade hidráulica pela Lei de Darcy é válido.

Alternativas
Comentários
  • Lei de Darcy somente para aquiferos homogêneos.

  • "Lei de Darcy somente para aquiferos homogêneos" e a variação não é lateral e sim vertical dada alternância de camadas associadas com o princípio da horizontalidade na sedimentação.


ID
2446684
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O equipamento muito usado para determinar a umidade do solo em campo, constituído por um reservatório metálico fechado que se comunica com um manômetro, o qual mede a pressão interna produzida pela reação do carbureto de cálcio com a água existente em determinada quantidade de solo, é conhecido como

Alternativas

ID
2446690
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O teor de umidade (h) de um solo é definido pela seguinte fórmula h% = Pa/Ps x 100, , expressa em porcentagem, onde Pa é o peso da água contida num certo volume de solo e Ps é o peso da parte sólida existente neste mesmo volume. Sabendo-se que Pa = 1000 g e Ps = 3000 g, qual o teor de umidade, com aproximação de uma casa decimal, deste solo?

Alternativas

ID
2446693
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Marque a opção que completa corretamente a lacuna da frase: “__________ é aquela película de água que envolve e adere fortemente a partícula sólida”.

Alternativas

ID
2446696
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Preencha o espaço em branco com a alternativa que melhor representa o enunciado. “______________ é a que ainda se encontra em um solo seco ao ar livre”.

Alternativas

ID
2446699
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O solo é um material constituído por um conjunto de partículas sólidas, deixando entre si vazios que poderão estar parcial ou totalmente preenchidos pela água. É, pois, no caso mais geral, um sistema disperso formado por três fases. Quais são essas fases?

Alternativas

ID
2446711
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em relação ao Limite de Liquidez (LL), qual é o aparelho usado para sua determinação?

Alternativas

ID
2446717
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Quanto a permeabilidade dos solos é correto afirmar que

Alternativas

ID
2446720
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A determinação do coeficiente de permeabilidade é feita tendo em vista a lei experimental de Darcy. Analise as opções abaixo e marque a opção que indica a sequência correta, sendo (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A lei de Darcy é válida para um escoamento “laminar”, tal como é possível, considerado o escoamento da maioria dos solos naturais.
( ) A velocidade real de percolação da água é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico.
( ) Coeficiente de permeabilidade de um solo não expressa o grau de permeabilidade deste e nem possui relação com a lei de Darcy.

Alternativas

ID
2802955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Tendo em vista que o termo hidrogeologia envolve o entendimento das características, da ocorrência e do movimento das águas subterrâneas no subsolo e das suas interações com as águas superficiais, e que a água subterrânea preenche os vazios (poros e fraturas) presentes no subsolo em função das propriedades hidráulicas do meio e das condições climáticas locais, julgue o item que se segue, pertinentes a hidrogeologia.

Na perfuração de poços tubulares profundos, a instalação de filtros ao longo do perfil construtivo do poço tem como finalidade impossibilitar a passagem de poluentes líquidos, tais como chorume, organoclorados, óleos combustíveis e vinhotos.

Alternativas
Comentários
  • A instalação de filtros evita que areias e outros materias entres no poço, causando problemas na perfuração e durante a explotação.


ID
2802958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Tendo em vista que o termo hidrogeologia envolve o entendimento das características, da ocorrência e do movimento das águas subterrâneas no subsolo e das suas interações com as águas superficiais, e que a água subterrânea preenche os vazios (poros e fraturas) presentes no subsolo em função das propriedades hidráulicas do meio e das condições climáticas locais, julgue o item que se segue, pertinentes a hidrogeologia.


Substância mais comumente usada na desinfecção de água no Brasil, o cloro destrói e altera a permeabilidade das paredes celulares dos microrganismos, modifica o protoplasma celular e inibe a produção de células dos microrganismos, além de reduzir a atividade enzimática e a capacidade de produção de energia das células.

Alternativas
Comentários
  • Como halogênio, o cloro é um desinfetante altamente eficiente e é adicionado à água de abastecimento público para eliminar agentes patogênicos causadores de doenças, tais como bactérias, vírus e protozoários.

    Por ser um forte agente oxidante, o cloro funciona através da oxidação de moléculas orgânicas. O cloro e seu produto de hidrólise, o ácido hipocloroso, têm carga neutra e por conseguinte, penetram facilmente a superfície de carga negativa de agentes patogénicos sendo capaz de desintegrar os lipídios que compõem a parede celular reagindo com enzimas e proteínas intracelulares, tornando-os não-funcionais. Os microorganismos então morrem ou são impossibilitados de se multiplicar.

  • Essa pergunta não tem nada a ver com hidrogeologia

  • Roman, alguns manaciais subterrâneos podem ter microbiota. Águas de origem hidrogeológica podem precisar de desinfecção


ID
2802961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Tendo em vista que o termo hidrogeologia envolve o entendimento das características, da ocorrência e do movimento das águas subterrâneas no subsolo e das suas interações com as águas superficiais, e que a água subterrânea preenche os vazios (poros e fraturas) presentes no subsolo em função das propriedades hidráulicas do meio e das condições climáticas locais, julgue o item que se segue, pertinentes a hidrogeologia.


No Brasil, as licenças e os cadastramentos necessários para a perfuração de poços tubulares profundos para a extração e o uso de água para o abastecimento domiciliar, condominial, agrícola e industrial são regulamentadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral.

Alternativas
Comentários
  • Essas licenças são regulamentadas pelos órgãos gestores dos recursos hídricos de cada estado.

  • Esse que marcou a letra A é ninja!!


ID
2826241
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Um topógrafo, contratado para determinar o desnível entre um terreno e uma mina d’água, posicionou uma mira sobre o cano de escoamento de água da mina e realizou leitura igual a 0,219. Posicionou outra mira na entrada do terreno e realizou leitura igual a 2,011. Assinale a alternativa que representa o desnível entre a mina (ré) e o terreno (vante).

Alternativas

ID
2911369
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos, a esfera da gestão dos recursos hídricos que cabe aprovar o Plano de Recursos Hídricos e acompanhar sua execução, assim como, sugerir providências necessárias ao cumprimento de suas metas, sendo essa esfera descentralizada e participativa, considerando que são compostos por representantes do governo, municípios, usuários da água e sociedade civil, é o

Alternativas
Comentários
  • A) Errado! Na verdade, o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos vai coordenar a gestão integrada das águas, julgar administrativamente os conflitos, implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos, planejar, regular e controlar o uso e promover a cobrança pelo uso de recursos hídricos.

    B) Errada! Conselho Nacional do Meio Ambiente nem é um assunto tratado na aula, pois a aula fala sobre RECURSOS HÍDRICOS

    C) Certa!! É o comitê de bacias hidrográficas que aprova o Plano de Recursos Hídricos e acompanha a execução do respectivo plano.

    D) Errada!! A aula não falou sobre Conselho Estadual, falou sobre conselho nacional.

    E) Errada!! Também não tratamos sobre Conselho Municipal. Não é essa a resposta.

    Gabarito: C

  • A) Errado! Na verdade, o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos vai coordenar a gestão integrada das águas, julgar administrativamente os conflitos, implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos, planejar, regular e controlar o uso e promover a cobrança pelo uso de recursos hídricos.

    B) Errada! Conselho Nacional do Meio Ambiente nem é um assunto tratado na aula, pois a aula fala sobre RECURSOS HÍDRICOS

    C) Certa!! É o comitê de bacias hidrográficas que aprova o Plano de Recursos Hídricos e acompanha a execução do respectivo plano.

    D) Errada!! A aula não falou sobre Conselho Estadual, falou sobre conselho nacional.

    E) Errada!! Também não tratamos sobre Conselho Municipal. Não é essa a resposta.

    Gabarito: C


ID
2911372
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

De acordo com o disposto no art. 2° da Resolução Conjunta ANA ANEEL n° 003/2010, as estações de monitoramento pluviométrico em uma bacia hidrográfica deverão ser instaladas na quantidade de

Alternativas
Comentários
  • Item A correto,

    Tem que ter decorado, não tem jeito. Conforme a referida Resolução áreas entre 501km² e 5000km² devem ter 3 pontos de monitoramento pluviométrico.

  • FCC não é pra amadores


ID
2911387
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Um analista de hidrologia necessitou, em um projeto, transformar dados vetorizados do município de Barreirinhas (MA) para valores de pixel. Esta transformação é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Rasterização, é a tarefa de converter uma imagem vetorial (curvas funcionais) em uma imagem raster (pixels ou pontos) para a possível leitura do documento. O termo Rasterização também é utilizado para converter uma imagem formada por vetores para um arquivo de formato bitmap (SVG para PNG).

    Letra "D"


ID
2911393
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A poluição das águas está intimamente associada ao tipo de uso e ocupação do solo e, pode ser de dois tipos: pontual e difusa. Como exemplo de fonte de poluição difusa, tem-se

Alternativas
Comentários
  • As cargas pontuais são introduzidas através de lançamentos individualizados como o que ocorre no lançamento de esgotos sanitários ou de efluentes industriais. Cargas pontuais são facilmente identificados e, portanto, seu controle é mais eficiente e mais rápido.

    Já as cargas difusas são assim chamadas por não terem um ponto de lançamento específico ou por não advirem de um ponto preciso de geração, tornando-se assim de difícil controle e identificação. Exemplos de cargas difusas: a infiltração de agrotóxicos no solo provenientes de campos agrícolas, o aporte de nutrientes em córregos e rios através da drenagem urbana.

    Poluição difusa é o termo utilizado para descrever a  das  originadas em localidades numerosas e esparsas, propagando-se de maneira generalizada ao ser transportada pelas  ou por águas de  da . É um tipo de poluição comumente encontrado em  e em grandes 

  • Na poluição pontual, a localização, identificação e monitoramento da fonte são simples: lançamento de indústrias e de estações de tratamento de esgoto.

    Já as fontes de poluição difusa apresentam identificação e o tratamento mais complexos, uma vez que dissipam-se ao longo da cidade e diversos fatores estão ligados, como o escoamento superficial urbano ou de áreas agrícola e a poluição atmosférica. 


ID
2911396
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Dispositivo para medição de vazão em condutos livres, com geometria simples e regular, com a relação cota-vazão conhecida por via teórica ou a partir de ensaios em laboratório. É utilizado a pequenas vazões, até 5m3/s ou até menores. Constitui-se por um canal de entrada com convergência das paredes e base; uma garganta com paredes paralelas e base inclinada para baixo; um canal de saída com paredes divergentes e base inclinada para cima.


Esse dispositivo é: 

Alternativas

ID
2911405
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A contaminação de aquíferos pode ser considerada como um dos principais impactos causados pela disposição de resíduos sólidos de forma inadequada sobre o solo. Tendo em vista os processos envolvidos diante da formação de uma eventual pluma de contaminação afetando as águas subterrâneas, alguns exemplos de processos hidrogeológicos e geoquímicos que controlam o comportamento destas substâncias em meio poroso, são

Alternativas

ID
2911411
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A presença de forças capilares pode ser observada em solos úmidos. O fenômeno da capilaridade pode se manifestar de formas variadas conforme a constituição mineralógica predominante dos grãos constituintes, como também por aspectos físicos como o tipo de porosidade. Diante do exposto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Capilaridade é a subida (ou descida) de um líquido através de um tubo fino, que recebe o nome de capilar. Esse fenômeno é resultado da ação da interação das moléculas da água com o vidro (considerando que o tubo é de vidro). Essa interação depende de alguns parâmetros como o diâmetro do tubo (quanto mais fino, maior a aderência), o tipo de líquido e sua viscosidade, que, por sua vez depende da temperatura (mais quente, menos viscoso).... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/capilaridade-a-passagem-natural-do-liquido-por-um-tubo-muito-fino.htm?cmpid=copiaecola


ID
2911414
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os aquíferos podem ser divididos de acordo com o meio geológico em que se encontram. São exemplos de aquíferos:

Alternativas
Comentários
  • Aquífero de conduto = aquífero cárstico

  • GABARITO: D

    Aquíferos Porosos:

    - Esses tipos de aquíferos apresentam espaços vazios de pequenas dimensões (poros), por onde a água circula.

    - Associados com rochas do tipo sedimentares consolidadas, solos arenosos e sedimentos inconsolidados. Representam o grupo de aquíferos mais importantes, devido ao grande volume de água que armazenam e também por serem encontrados em muitas áreas.

    Aquíferos Fraturados ou Fissurados:

    - São caracterizados por possuírem fraturas abertas que acumulam água. Estas fraturas representam o resultado de alguma deformação sofrida por uma rocha quando esta é submetida a esforços tensionais de natureza diversa.

    - Estão associados com rochas do tipo  igneas e metamórficas .

    Aquíferos Cársticos (Conduto):

    - São formados em rochas carbonáticas. As fraturas presentes neste tipo de aquífero podem atingir dimensões maiores, devido à dissolução do carbono pela água. Assim, podem formar grandes rios subterrâneos.


ID
2911417
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Em uma área onde o aquífero poroso encontra-se contaminado pretende-se estimar em quanto tempo esta contaminação atingirá uma creche localizada a jusante. Para que o cálculo dessa velocidade linear média da água subterrânea seja possível, além de assumir um meio homogêneo e isotrópico, são necessários os seguintes parâmetros hidrogeológicos:

Alternativas

ID
2911420
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Os diversos tipos de rochas existentes na crosta terrestre apresentam igualmente uma diversidade de comportamento quanto à capacidade de armazenar e transmitir água. Quando uma unidade litológica se comporta como um aquiclude é correto afirmar que se trata de um meio geológico

Alternativas
Comentários
  • Aquífero - camada permeável (geralmente arenito);

    Aquitardo - corpos rochosos formados por sequência alternada por misturas de argilas, silte / siltito e arenitos finos.

    Aquicludes - rochas submetidas a intenso processo de compactação/cimentação ou processos diagenéticos. O volume de água de flui sob ação do gradiente hidráulico é nulo.