SóProvas


ID
699682
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No contexto da tanatologia forense, existe uma tríade amplamente citada que define, clinicamente, o estado de morte aparente levando-se em consideração os seguintes parâmetros: imobilidade, ausência aparente de respiração e ausência de circulação. Assim, na morte aparente, esses três elementos, em conjunto, têm a denominação de tríade de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A:

    Na morte aparente o indivíduo se mantém vivo por tênues sinais vitais. A tríade de Thoinot é caracterizada pela imobilidade, batimentos cardíacos imperceptíveis e movimentos respiratórios também imperceptíveis. Logo, o indíviduo entra em um estado patológico que simula a morte.

  • Resposta correta Letra A:

    TRÍADE DE THOINOT: imobolilidade + ausência de batimentos cardíacos + ausência de movimentos respiratórios. Pode ocorrer em situações de intoxicação exógena por agentes depressores do Sistema Nervoso Central, como opioides e benzodiazepínicos, e situações de hipotermia (PRINCIPALMENTE HIPOTERMIA!!!)

  • Thoinot: Tríade de sintomas de morte aparente (ausência de movimentação, circulação e respiração imperceptíveis)

    Nysten: Progressão cranio-caudal da reigidez cadavérica

    Docimasias: "demonstração" ou prova

    Etiene Rollet: Tabela para estimativa de altura a partir do comprimento dos ossos longos

    Sommer e Larcher: Sinal abiótico imediato de desidratação cadavérica (faixa escura no globo ocular)

  • Corrigindo o comentário do colega Fábio, desidratação cadavérica é um sinal abiótico consecutivo, não imediato.

  • Na morte aparente não ocorre cessação da respiração e dos batimentos cardíacos; eles apenas permanecem imperceptíveis.

    O quadro de morte aparente que leva em conta imobilidade + ausência aparente de respiração + ausência de circulação é denominado Tríade de Thoinot.

    Há depressão do sistema nervoso central, há o abatimento das funções cardíacas e respiratórias. Formas de morte aparente:

    SINCOPAL- mais frequente, advém de perturbações cardiovasculares central e/ou periférica, e encefálicas e/ou metabólicas.
    HISTÉRICA (letárgica catalepsia)- segunda mais recorrente. Evidenciada pela perda de movimentos, sensibilidade e consciência.
    TÓXICA- se dá pela anestesia e uso de morfina ou outras formas de alcaloides do ópio.
    ASFÍXICA- mecânica, com via aérea livre ou obstruída e não mecânica (proveniente da absorção de CO2, cianuretos e venenos meta-homoglobinizantes.
    APOPLÉCTICA- ocorre pela ingurgitação e hemorragia na artéria encefálica. Geralmente ocorre em hipertensos.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A