SóProvas


ID
700189
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A qualidade de serviço na Internet (QoS) é um tema muito discutido e ainda longe de ser encerrado. Dois modelos propostos por pesquisadores apresentam solução de QoS para redes como a Internet: o IntServ, ou serviços integrados, e o DiffServ, ou serviços diferenciados. Assinale a alternativa correta a respeito desses modelos.

Alternativas
Comentários
    •  a) O DiffServ utiliza um protocolo chamado RSVP para reserva de recursos na rede, que é acionado no início da transmissão para testar a capacidade da rede.
    • ERRADA, É O IntServ
    •  
    •  b) No IntServ, há reserva de recursos pelos nós da rede, exigindo que cada roteador do caminho implemente o modelo de QoS.
    • CORRETA
    •  
    •  c) O ponto fraco do DiffServ é a necessidade de armazenamento de múltiplos estados das conexões em cada nó da rede.
    • Quem exige isso é o IntServ, inclusive exige que todos roteadores saibam implementar QoS
    •  
    •  d) O IntServ agrupa cada tráfego em classes de prioridade, possibilitando a integração das conexões em caminhos de melhor qualidade.
    • Quem faz a classificação por prioridades é o DiffServ, que é baseado em classe. Já o IntServ é baseado em fluxo
    •  
    •  e) Uma vantagem do DiffServ é que o cabeçalho dos pacotes não precisa ser alterado, diminuindo o processamento nos nós da rede.
    • É alterado sim
    • http://pt.wikipedia.org/wiki/DiffServ
    • Uma "nuvem DiffServ" é um grupo de routers DiffServ. Para os pacotes entrarem numa nuvem DiffServ terão que ser previamente classificados pelo emissor. O emissor preenche o campo de "tipo de serviço" (TOS, de Type of Service, posteriormente designado de DiffServ Code Point ou DSCP) no cabeçalho IP consoante a classe dos dados; as melhores classes são identificadas com os números menores (a escala varia de 0 a 15, contudo deve-se evitar o uso do 0).

      Assim que o pacote entra na nuvem DiffServ, as políticas são aplicadas pelo receptor. Se o tráfego ultrapassar o estabelecido no service level agreement, podem ser cobradas taxas ao emissor, consoante os detalhes do contrato. Dentro da nuvem, basta a cada um dos routers dar prioridade máxima aos pacotes com o menor valor no campo Type Of Service, o que é simples de implementar. Pode estabelecer-se também uma política que descarte (drop) os pacotes com base na frequência de drop caso o router se encontre sem espaço no buffer.

  •  MODELO DE QoS INTSERV
    1.1. Conceito

    O IntServ ou Serviços Integrados é um modelo de implementação do QoS desenvolvido para garantir a qualidade do serviço para fluxos individuais de trafego utilizando para tanto a sinalização fim-a-fim e a reserva de recursos por toda a rede, dos roteadores intermediários até o roteador de destino.
    Figura 01 – Exemplo de rede com QoS IntServ

    1.2. Características
    a) Reserva de recursos: o roteador deve saber a quantidade de recursos (buffers, largura de banda) que já está reservada para as sessões em andamento;
    b) Estabelecimento de chamadas: uma sessão que exige garantias de QoS deve, primeiramente, estar habilitada a reservar recursos suficientes em cada roteador da rede no trajeto fonte-destino (processo de aceitação de chamada) 
    c) Alta granulariadade;
    d) 04 elementos componentes: escalonador de pacotes, controlador de admissão, classificador e protocolo de reserva de recursos.
    Como características principais do IntServ temos:
    a) Reserva de recursos: o roteador deve saber a quantidade de recursos (buffers, largura de banda) que já está reservada para as sessões em andamento;
    b) Estabelecimento de chamada: uma sessão que exige garantias de QoS deve, primeiramente, estar habilitada a reservar recursos suficientes em cada roteador da rede no trajeto fonte-destino
    c) Alta granularidade no controle do fluxos;
    d) Composto por 4 itens: escalonador de pacotes, controlador de admissão, classificador e protocolo de reserva de recursos.

    CAPÍTULO 02 – MODELO DE QoS DIFFSERV
    2.1. Conceito

    O DiffServ ou Serviços Diferenciados trabalha o QoS em relação aos grandes fluxos de dados em oposição as reservas individuais de recursos do IntServ. Desta forma o DiffServ requer a negociação dos recursos para todos os pacotes de uma rede.

    2.2. Características
    a) Menor granularidade na alocação de recursos;
    b) Simplicidade no processamento dos roteadores de núcleo;
    c) Apenas funções simples no núcleo da rede e funções relativamente complexas nos rotedores que se encontram nas extremidades (ou hosts);
    d) Fluxos são agregados em classes de serviço Diffserv (não existe controle individual sobre cada fluxo);
    e) Não é necessária sinalização entre cada roteador da rede;
    f) Tráfego é dividido em um número limitado de diferentes classes, com diferentes requisitos de QoS;
     

     

    artigo: http://tecnochibe.blogspot.com.br/2009/03/comparativo-entre-os-modelos-de-qos.html