SóProvas


ID
70021
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São características da radiação do laser terapêutico:

Alternativas
Comentários
  • * A monocromaticidade indica que a radiação é constituída por fótons com um único comprimento de onda e, portanto uma só cor, esta característica determina quais biomoléculas absorverão a radiação incidente.
    * A colimação significa que os raios são todos paralelos, o que mantém a potência agrupada numa área pequena e percorre grandes distâncias.
    * As depressões e picos das ondas de luz emitidas combinam-se perfeitamente no tempo e
    no espaço, isto determina a coerência do laser
     (Kitchen S, ed. Eletroterapia: prática baseada em evidências. 11ª ed. Barueri: Manole;2003. )
  • Resposta: letra E

    Referência: Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.

    A radiação gerada pelos aparelhos a laser terapêutico difere daquela produzida por outras fontes similares nos três aspectos a seguir:

    Monocromaticidade
    A luz produzida por um laser é de "cor única", sendo a maior parte da radiação emitida pelo dispositivo de tratamento agrupado em torno de um único comprimento de onda com uma largura de banda muito estreita.

    Colimação

    Na luz laser, os raio de luz ou fótons produzidos pelo aparelhos laser são para todos os propósitos práticos paralelos, quase sem divergência da radiação emitida com a distância. Essa propriedade mantém a potência óptica do aparelho "agrupada" em uma área relativamente pequena durante distâncias consideráveis e, em certo grau, mesmo quando passando através dos tecidos.

    Coerência
    A luz emitida pelos aparelhos laser também apresenta a mesma fase, de modo que junto com as duas propriedades únicas já descritas, as depressões e picos das ondas de luz emitidas se combinam perfeitamente no tempo (coerência temporal) e no espaço (coerência espacial).