SóProvas


ID
700228
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A segurança em redes de computadores é um tema de grande debate atualmente, principalmente em redes sem fio (wireless). Assinale a alternativa que apresenta somente siglas de protocolos de segurança para redes wireless.

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa
     b) WEP, WPA, WPA-2
  • Letra B. HTTPS é o protocolo para transmissão segura de hipertexto, logo a letra A não é...  RSA é um algoritmo de criptografia com sistemas de chaves assimétricas, um dos mais eficazes, logo a letra C não é... CLP é um Controlador Lógico Programável, logo não é a letra D... E ACK é a resposta para uma transação bem sucedida na rede, descartando a letra E... Mas uma forma mais fácil de identificar a resposta é procurando por protocolos. Normalmente,e na maioria dos casos, possuem a letra P na sigla, sendo a letra B a opção com 3 protocolos, descartando a letra A errada.
  • Gabarito B

    Com fio Privacidade Equivalente (WEP)
     

    O WEP foi desenvolvido para redes sem fio e aprovado como padrão de segurança Wi-Fi em setembro de 1999. O WEP era destinado a oferecer o mesmo nível de segurança das redes cabeadas, no entanto, existem diversos problemas de segurança conhecidos no WEP e, além disso, ele é fácil de ser quebrado e difícil de ser configurado.

    Apesar de todo o trabalho que tem sido feito para melhorar o sistema WEP, ele ainda é uma solução altamente vulnerável. Os sistemas que dependem deste protocolo devem ser ou atualizados ou substituídos por dispositivos caso a atualização da segurança não esteja disponível. O WEP foi oficialmente abandonado pela Wi-Fi Alliance em 2004.

     

    Wi-Fi Acesso protegido (WPA)
     

    No momento em que o padrão 802.11i de segurança sem fio estava sendo desenvolvido, o WPA foi usado como uma melhoria temporária de segurança para o WEP. Um ano antes do WEP ser abandonado oficialmente, o WPA foi formalmente adotado. A maioria dos aplicativos WPA modernos usam uma chave pré-compartilhada (PSK), na maioria das vezes, referida como WPA Personal, e para a criptografia usam o Temporal Key Integrity Protocol ou TKIP (/tiːˈkɪp/). O WPA Enterprise usa um servidor de autenticação para gerar chaves e certificados.

     

    O WPA foi uma melhoria significativa sobre o WEP, mas como os principais componentes foram feitos para que eles pudessem ser implementados através de atualizações de firmware em dispositivos habilitados para WEP, ele ainda se baseava em elementos vulneráveis.

    O WPA, assim como WEP, depois de sido submetido a uma prova de conceito e aplicado a demonstrações públicas acabou, por sua vez, sendo muito vulnerável a invasões. Os ataques que representavam a maior ameaça para o protocolo, não eram feitos diretamente, mas sim através do sistema Wi-Fi Protected Setup (WPS) - sistema auxiliar desenvolvido para simplificar a conexão dos dispositivos aos pontos de acesso modernos.

     

    Wi-Fi Protected Access versão 2 (WPA2)

    O protocolo de segurança baseado no padrão sem fio 802.11i foi introduzido em 2004. A melhoria mais importante do WPA2 em relação ao WPA foi o uso do Advanced Encryption Standard (AES) para criptografia. O AES foi aprovado pelo governo dos EUA para ser usado como padrão para a criptografia de informações classificadas como secretas, portanto, deve ser bom o suficiente para proteger redes domésticas.

    Neste momento, a principal vulnerabilidade de um sistema WPA2 é quando o atacante já tem acesso a rede Wi-Fi segura e consegue obter acesso a certas chaves para executar um ataque a outros dispositivos na rede. Dito isto, as sugestões de segurança para as vulnerabilidades conhecidas do WPA2 são, em sua maioria, significativas apenas para as redes de nível empresarial e não são realmente relevantes para as pequenas redes domésticas.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !