SóProvas


ID
70063
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os pacientes com Síndrome de Parkinson apresentam rigidez, também descrita como hipertonia plástica. Neste tipo de hipertonia, tanto a musculatura agonista como a antagonista são comprometidas. Para pacientes com essa sintomatologia NÃO é indicado alongamento

Alternativas
Comentários
  • alguém pode me explicar pq não podemos fazer alongamento passivo em pcts com parkinson??
  • Galera, perguntei sobre a questão ao professor Aurélio, superinteligente, da UEG. Ele me respondeu o seguinte: 
    Renata,

    O grande problema de questões de concursos é que são tiradas de trechos de livros. Geralmente o profissional que elabora as questões, seja ele um fisioterapeuta ou um médico, vai nos livros que são indicados na bibliografia do edital do concurso, e pega trechos dos livros e elabora questões.
    O ideal para te responder essa dúvida seria consultar a bibliografia indicada por esse concurso com essa questão e achar o trecho que trata desse assunto, o tratamento. Provavelmente a questão foi tirada do Sullivan ou do Reabilitação Neurológica da Umphread.

    Mas posso lhe adiantar o que penso. Assim, sobre exercícios de alongamento em pacientes parkinsonianos, a princípio que eu saiba não existe nenhuma contra-indicação de qualquer um desses alongamentos que são referidos nessa questão, muito menos o alongamento passivo. O alongamento balístico não deve ser feito jamais em pacientes com hipertonia elástica (espasticidade), pois deixa o músculo mais tenso, mais hipertônico, e vc não consegue alongar o músculo. Mas o alongamento lento ou balístico em hipertonia plástica não aumenta o tônus, pois a velocidade não interfere na tensão muscular. Entretanto o alongamento balístico não é muito utilizado pois pode promover lesão muscular. Sempre se usa alongamento lento, seja ativo ou passivo. o problema é que o exercício de alongamento serve para aumentar ADM. Se o paciente tem ADM normal, não se indica alongamentos. Mas é comum os fisioterapeutas utilizarem alongamentos em pacientes neurológicos, pois eles promovem relaxamento do tônus, com diminuição da hipertonia.
    Dessa maneira, concordo com vc, seria a opção E a contra-indicada. Mas concursos são assim sempre há questões mal-feitas, cuja resposta causam opiniões paradoxais. Cabe a quem presta o concurso fazer um recurso e apelar pela questão, para que esta seja anulada ou modificado o gabarito. Mas sempre deve haver bibliografia respaldando.
    Adorei o comentário dele. Espero que tenha ajudado a vocês como ajudou a mim :)
  • Alongamento balístico não é contraindicado em todas as situações?
    Achei que já havia caído em desuso...
  • Ultrapassei meu limite de questões diárias. E pelos comentários vi que a resposta não é balístico (seria minha resposta).
    Qual é a alternativa então? Alguém pode me ajudar, fazendo favor?

  • Achei que a questão tinha erro, fui checar nas alterações da banca e não tem. Ainda não consegui entender essa resposta. Se alguém souber coloca aqui! Agradecida!