a) Liga-se a receptores canabinoides, do tipo ionotrópicos. ERRADO. Liga-se a receptores metabotróbicos e ativam a Gi/G0 diminuindo a atividade da AMPc
b) Aumenta a acuidade mental em doses baixas. ERRADO. É o contrário, diminui as funções intelectuais e cognitivas, tanto em doses baixas quanto em doses altas, no entanto, a intensidade desses efeitos é dose-dependente e tende a aumentar com o uso a longo prazo.
c) Um sinal característico de intoxicação é a dilatação das pupilas. ERRADO Aqui, na verdade o que ocorre é a dilatação dos VASOS SANGUÍNEOS da conjuntiva gerando a hiperemia conjutival bem característicos de usuários de maconha.
d) Após o pico de ação da droga, que geralmente ocorre algumas horas após a ingestão, segue-se sonolência. ERRADO .
Por via pulmonar o ínicio de ação ocorre em alguns minutos eo efeito subjetivo máximo em 8-15 minutos com uma duração de 1-3 horas.
Já pela via oral o início ocorre entre 30 a 60 minutos, efeitos subjetivos entre 2,5 a 3,5 horas e duração de 4 a 6 horas. Após o pico para ambas as vias de adminitração ocorre sonolência.
e) Seu uso terapêutico foi legalizado em alguns países como antiemético. CORRETO, além dos efeitos antiémeticos a maconha também produz efeitos miorrelaxantes, anticonvulsivante, e pode reduzir a pressão intraocular elevada nos pacientes com glaucoma.