SóProvas


ID
701812
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

De acordo com a Lei nº 4.595/1964, as Cooperativas de Crédito são equiparadas às demais instituições financeiras, e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil.

O principal objetivo de uma Cooperativa de Crédito é a

Alternativas
Comentários
  • Cooperativas de Crédito
    - Atuam tanto no setor rural quanto no urbano;
    - Podem se originar da associação de funcionários de uma mesma empresa ou grupo de empresas, ou mesmo adotar a livre admissão de associados;
    - Os eventuais lucros auferidos com suas operações são repartidos entre os associados;
    - Devem adotar, obrigatoriamente, a expressão "Cooperativa", sendo vedada a utilização da palavra "Banco" em sua denominação social;
    - Mínimo de 20 cooperados;
    - Devem participar do FGC (Fundo Garantidor de Crédito);
    - Autorizadas a realizar operações de captação por meio de depósitos à vista e a prazo somente de associados;
    - Podem conceder crédito somente a associados e realizar aplicações no mercado financeiro;
  • Alguem se habilita pra explicar por que a "d" e a "e" não podemos considerar tambem!? Valeu!
  • A letra "D" não pode ser pois as cooperativas de crédito não atuam como um Fundo Garantidor de Crédito e sim, estão garantidas por ele.
    E a letra "E" está correta sobre a "prestação de serviço de concessão de crédito", mas não são realizados por pessoas físicas associadas em prol de uma instituição financeira e sim, em prol dos próprios associados. 

    Espero ter contribuído!
  • o fundo garantidor de crédito n cobre as cooperativas de créditos
  • Os depósitos captados são recolhidos junto ao FGcoop e não FGC
  • CORRETA C

    Pois as cooperativas dão crédito em condições mais facilitadas e favoráveis a pessoas fisícas associadas (microempreendedores)..
  • Boa noite pessoal, de acordo com minhas pesquisas e estudos até agora, em momento algum verifiquei que as Cooperativas de Credito sejam garantidas pelo FGC, encontrei respostas totalmente opostas(que as cooperativas não sao cobertas pelo FGC de forma alguma).
    Se eu estiver errado gostaria de ser corrigido por favor com argumentações plausiveis.

    Obg. Aguardando respostas...

     
  • Denis, tb, pelas minhas pesquisas e pelo o que meu professor de conhecimentos bancários falou em sala de aula, as Cooperativas de crédito não participam do fundo de garantidor de crédito.
  • Olá pessoal

    Atualmente elas estäo cobertas pelo FGCCOOP (FGC das cooperativas de créditos e bancos cooperativos).


    Fonte: Edgar Abreu (A Casa do Concurseiro)

  • Fonte: http://www.bcb.gov.br/?FAQFGC

    Quais instituições financeiras são associadas ao FGC?

    São instituições associadas ao FGC a Caixa Econômica Federal, os bancos múltiplos, os bancos comerciais, os bancos de investimento, os bancos de desenvolvimento, as sociedades de crédito, financiamento e investimento, as sociedades de crédito imobiliário, as companhias hipotecárias e as associações de poupança e empréstimo, em funcionamento no País, que:

  • recebam depósitos à vista, em contas de poupança ou depósitos a prazo;
  • realizem aceite em letras de câmbio;
  • captem recursos mediante a emissão e a colocação de letras imobiliárias, de letras hipotecárias, de letras de crédito imobiliário ou de letras de crédito do agronegócio; e
  • captem recursos por meio de operações compromissadas tendo como objeto títulos emitidos, após 08.03.2012, por empresa ligada.
  • As instituições associadas contribuem mensalmente para a manutenção do FGC, com uma porcentagem sobre os saldos das contas correspondentes às obrigações objeto de garantia.


  • ALTERNATIVA: C

    1. O que é uma cooperativa de crédito?

    A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados.

    O objetivo da constituição de uma cooperativa de crédito é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros (aplicações, investimentos, empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, seguros, etc.).

    FONTE: http://www.bcb.gov.br/?COOPERATIVASFAQ

  • O FGCCoop  garante as cooperativas de Crédito, cobrindo o mesmo valor limite do FGC atualmente 250.000,00

  •  

    Cooperativas de Crédito:

     

    Captam depósito à vista

     

    É uma sociedade de pessoas constituídas não apenas para a prestação de serviços, como para o exercício de qualquer outra atividade de interesse comum de seus associados.

     

    Têm por objetivo principal proporcionar a seus associados crédito e moeda, por meio da mutualidade e da economia,mediante uma taxa módica de juros.

     

  • As cooperativas e os bancos cooperativos de crédito não fazem parte do rol dos associados ao FGC. Mesmo que elas queiram não será permitido. Assim como o FGC não garante aplicações financeiras em fundos de investimentos em redes variáveis( resolução 4222/ 2013 art 11 + complementação do material da alfacon).

  • Regulamentação, Fiscalização, concessão são feitos somente pelo BACEN e CMN, daí já eliminamos 3 alternativas. Se a questão fosse sobre bolsa de valores, S.A, Capital aberto seria para a CVM essas competências.

     

  • A) NADA A VER! JUNÇÃO DE COOPERADOS, PESSOAS QUE SE JUNTAM EM BUSCA DE CRÉDITO C/ TAXAS MAIS ATRATIVAS.

    B) ELA  QUE É FISCALIZADA

    C) SEU PRINCIPAL OBJETIVO SE JUNTAR PARA BUSCAR TAXAS MELHORES DO QUE O MERCADO

    D) FGC

    E) NÃO REGULAMENTE NADA

  • LETRA C CORRETA

    Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Os associados têm poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.

    Por meio da cooperativa de crédito, o cidadão tem a oportunidade de obter atendimento personalizado para suas necessidades. O resultado positivo da cooperativa é conhecido como sobra e é repartido entre os cooperados em proporção com as operações que cada associado realiza com a cooperativa. Assim, os ganhos voltam para a comunidade dos cooperados.

    No entanto, assim como partilha das sobras, o cooperado está sujeito a participar do rateio de eventuais perdas, em ambos os casos na proporção dos serviços usufruídos.

    As cooperativas de crédito são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central, ao contrário dos outros ramos do cooperativismo, tais como transporte, educação e agropecuária


    Proteção

    Os depósitos em cooperativas de crédito têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos. 

  • FGCoop criado para "se assemelhar" aos bancos comerciais.o valor é o MSM do FGC

  • Atenção: uma sociedade cooperativa surge da celebração de um contrato entre pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro.

    De acordo com a Lei Complementar nº 130/2009, as cooperativas de crédito destinam-se, precipuamente, a prover, por meio da mutualidade, a prestação de serviços financeiros a seus associados, sendo-lhes assegurado o acesso aos instrumentos do mercado financeiro.

    A mutualidade é uma característica fundamental do cooperativismo. E seu conceito envolve exatamente a noção de que a contribuição de todos gerará benefícios individuais para cada um dos que contribuam. Essa é a ideia por trás do cooperativismo: a união dos cooperados em busca do acesso a benefícios que, sozinhos, não conseguiriam alcançar.

    Gabarito: C

  • O objetivo da constituição de uma cooperativa de crédito é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros.

    Resposta: C