SóProvas


ID
702595
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Existem duas abordagens aplicadas aos estudos de usuários, os

Alternativas
Comentários
  • abordagem tradicional e alternativa respectivamente. 

  • Abordagem Tradicional: ou paradigma clássico – estudos direcionados sob a ótica do SISTEMA de informação.

    Estudos de Usuários Abordagem Alternativa: Também conhecida como “abordagem centrada no USUÁRIO”,é vista como novos estudos de comportamento de usuários.

  • GABARITO: D

     

    "A abordagem tradicional tem como foco principal o sistema de informação, os quais estão inserios no acervo, os bibliotecários, as bases de dados, bem como os problemas, as barreiras, a satisfação ou insatisfação que envolve a relação usuário e sistema de informação/biblioteca" (ALVES; FAQUETI, 2001, P. 2). 

    A abordagem alternativa "se preocupa em analisar os usuários levando em consideração seus sentimentos, o modo de aprendizaem, a percepção, enfim, aspectos que segundo os teóricos da corrente cognitivista interferem no comportamento da busca de informação" (CAVALCANTI, 2008).

  • Podemos ver que, nessa prova de 2012, ainda não se considerava que existia uma terceira abordagem dos estudos de usuários – a sociocultural, centrada na produção de conhecimento. Considerou-se somente as duas mais conhecidas: tradicional e alternativa, e como vimos na teoria, uma é centrada no sistema e outra é centrada nas pessoas, sendo essas pessoas os usuários da informação (alternativa d). A alternativa c) também desperta interesse especial: fala de uma abordagem centrada no acervo e outra centrada na experiência dos usuários. Sabemos que a área de estudos de usuários surgiu no paradigma pós-custodial, então não é diretamente relacionada à preocupação com acervo, embora, na sua abordagem tradicional, seja voltada para o sistema. Com relação à experiência dos usuários, poderíamos, sim, dizer que a abordagem alternativa estaria mais focada nessas experiências, mas ela é centrada nas necessidades de informação e no comportamento informacional. Com relação às alternativas b) e e), não existem abordagens de estudos de usuários centrados na leitura, nem nas experiências de leitura, nem no aprendizado, pois não é a intenção educar o usuário: na verdade, educar o usuário é da área de educação de usuários e competência em informação. Com relação à alternativa a), a abordagem alternativa é caracterizada pela sua aproximação cognitivista, mas não existe abordagem que fale de ‘sensação’, ou sensorial. Esta estava fácil!

    Gabarito: D